3 exercícios de alongamento para quem fica muito tempo sentado

Ficar muito tempo sentado pode ser nocivo para a sua saúde, principalmente se você não pratica nenhuma atividade física. Aprenda, com esta leitura, três tipos de exercícios de alongamento que você deve fazer se esse for o seu caso!

Os benefícios de uma prática regular de atividade física são inúmeros, e não só quando se trata de musculação ou a prática de uma modalidade esportiva em específico.

O alongamento faz parte do condicionamento físico e melhora a saúde do organismo, além de evitar desgastes e lesões.

As pessoas que passam muito tempo sentadas começam a apresentar fraqueza nos membros inferiores e na musculatura responsável por sustentar a base da coluna, os músculos do core. Isso gera um encurtamento das fibras musculares que podem levar a problemas sérios e dores crônicas.

Trabalha sentado e tem sentido dores musculares? Então confira quais são os exercícios de alongamento que podem te ajudar:

A necessidade e os benefícios do alongamento para quem trabalha sentado

Como mencionamos brevemente, a prática regular de atividade física não produz apenas benefícios para a estética corporal, imunidade e controle de peso. Ela também é importante para a manutenção do nosso corpo e bem-estar nas tarefas do dia a dia.

Para quem trabalha sentado, uma prática de alongamento pode fazer toda a diferença justamente porque passar horas sentado não é uma ação natural, e ela implica em efeitos colaterais a curto, médio e longo prazo que podem acometer:

  • Sua postura e equilíbrio
  • A saúde da sua coluna
  • Sistema vascular – sua circulação sanguínea

Quem começa a praticar exercícios de alongamento com regularidade percebe os benefícios brevemente, e acredite: passa a se apaixonar por esse tipo de autocuidado e conexão com o corpo.

Confira três tipos de exercícios de alongamento simples e ideais para quem passa muito tempo sentado:

3 exercícios de alongamento para realizar de forma descomplicada

Pode ser que a sua rotina seja muito corrida e você realmente não tenha tempo para se deslocar até uma academia.

Não tem problema, você ainda pode realizar alguns exercícios simples no conforto da sua casa ou até mesmo fazendo um pequeno intervalo no seu escritório.

Confira a seguir 3 exercícios de alongamento para quem trabalha muito tempo sentado:

  1. Pegar os próprios pés estendendo e flexionando as pernas. Você pode realizar esse exercício de duas formas: de pé, abaixando-se até o máximo que conseguir ou sentado no chão sobre os ísquios e mantendo a coluna ereta. Esse exercício alonga principalmente posteriores de pernas e glúteos.
  2. “Cat and Cow”. Esse é um exercício no qual você se projeta sobre os quatro apoios e realiza uma curvatura com a sua coluna de forma alternada. Ora projetando o peito para fora e empinando o bumbum, ora fazendo o contrário, imitando uma corcunda. Esse exercício alonga principalmente torácica e core/glúteos.
  3. Alongamento de trapézio. O trapézio é o maior músculo do corpo e ele começa na nuca e termina pouco abaixo do meio das costas, entrelaçando-se aos músculos do core. Para quem passa muito tempo sentado e com ombros tensionados, alongar esse músculo é imprescindível.

Comece pela cabeça, alongando-a para às quatro direções e depois, feche os cotovelos sobre a cabeça, desça o tronco o máximo possível para frente mantendo o umbigo encaixado.

Dica extra: Se puder é claro, invista em uma boa cadeira ergonômica, se você passa muito tempo sentado, suas costas e seu pescoço vão agradecer!

A importância da prática de uma atividade física para a sua saúde

A prática de atividade física é extremamente importante para a sua saúde.

As atividades físicas também ajudam a prevenir doenças crônicas como hipertensão, diabetes e ajudam a controlar o nível de colesterol, além de controlar o peso.

Também ajudam a combater outras doenças como a depressão, além proporcionar sensações de bem estar pela liberação das endorfinas. A qualidade do sono também é notável quando se pratica alguma atividade física regularmente.

Na duvida sempre procure um medico especialista para que ele mesmo possa lhe instruir qual a melhor atividade de acordo com suas características como peso, idade etc.

Com esses três exercícios de alongamento simples, você já será capaz de ver melhoras na sua postura e diminuição das dores e pode realizá-los todos os dias ao acordar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *