link-building

6 dicas eficazes de como conseguir backlinks de qualidade para o seu site

Aprenda de maneira simples como conseguir backlinks para o seu site e deixar seus adversários para trás. Orientações eficazes com atividades de SEO para conseguir bons links e com isso enriquecer sua classificação nas pesquisas orgânica.

Obviamente os backlinks tem tido papel crucial na analise do Google e outros mecanismos de busca para determinar a confiança de um site.

Só para demonstrar os rôbos de busca veem cada link como uma forma de ligação de modo que quanto mais backlinks um site tem maior sua chance de classificação nas pesquisas orgânicas.

Mas, calma ai! Antes de sair por ai criando backlinks em qualquer lugar, leia esse artigo e tenha uma ideia de como você pode tirar proveito dessa técnica.

Backlinks: o que são, para que serve?

Presumindo que você ainda não saiba o que é um backlink, ou que talvez você tenha lido sobre, mas ainda não entendeu. Vamos lá!

Backlink nada mais é do que ter o link do seu site mencionado em outro site

Em resumo, alguém menciona o link do seu site no conteúdo dela, ou você mesmo pode adicionar seu link em outro site. Nesse caso seria uma criação de link build manual, vamos falar sobre isso mais pra frente.

Mas, agora que você já entendeu de forma simples o que é backlink, você pode se perguntar para o que eles servem.

No decorrer deste artigo você irá aprender para o que eles servem e como tirar proveito na criação de links com qualidade.

Formas inteligentes de obter backlinks

Existem diversas maneiras de conseguir backlinks e, você deve se atentar a alguns aspectos importantes na hora de construir sua rede de links.

Podemos definir 4 formas de obter backlinks: gratuita, paga, impulsionada e a troca.

  • Gratuitos
    Aqui você mesmo cria seus links em diversos sites e plataformas. Mais pra frente vamos definir onde você pode obter backlinks grátis.
  • Pago
    Caso você não tenha conhecimento técnico para criar seus próprios links, então você pode pagar por eles. Existem diversas empresas que trabalham na produção de backlinks, mas tome cuidado com aquelas que vendem rios de links por $5.
  • Impulsionado
    Backlinks impulsionados é o mesmo que gratuito, contudo, aqui você solicita ao dono do site para lhe dar um link. Essa forma é muito usada na criação de guest post, onde criamos um conteúdo e enviamos para diversos sites que aceitam essas guest. Dessa forma você disponibiliza um artigo com um link imbutido.
  • Troca
    Como o nome já diz, aqui trocamos links com outros sites. Embora seja uma técnica fácil, muitos desconhecem a informação de que o Google pode penalizar se ele entender que realmente houve troca de links para impulsionar uma palavra chave nas buscas.
    Isso porque não certo que o site A tenha um link do site B, e o site B tenha um link do site A.
    Todo backlink tem que ser de mão única. Logo a troca de links não é uma boa estratégia de link building.

Algumas pessoas costumam criar vários sites e linkar todos eles entre si, saiba que isso não é bom, e você pode ser penalizado.

troca de links

Maneiras grátis de conseguir backlinks de qualidade

Se você chegou até aqui certamente está procurando maneiras de aumentar o números de links apontados para o seu site. Seja qual for o seu objetivo: rankear palavras chaves ou melhorar as métricas do seu site, o foco vai ser o mesmo. Busque por backlinks de qualidade.

Vamos listar algumas maneiras de conseguir backlinks. Lembrando que não é só criar os links, existem algumas técnicas e normas para gerar um link válido para o seu site.

1. Guest Post

Sem dúvidas backlinks vindo de um guest post faz toda diferença. Hoje ela é a principal estratégia de link building entre 8 a cada 10 builder links(pessoas que constrói links).

Além de está dentro das normas do Google, ela é poderosa para impulsionar palavras-chaves nas buscas.
Se você conseguir obter vários links vindo de vários guest post de sites com DA alto a probabilidade de você rankear na primeira página é muito alta.

2. Web2.0

Por muito tempo essa foi uma das principais estratégia de link building, porém hoje em dia menos usada.
Não porque ela não seja eficaz e não traga resultados satisfatório, mas, porque muitas web tem restringindo o suco de otimização nos backlinks.

Muitos sites web2.0 tem usado a rel=”nofollow” nos links externos, sendo assim, quando você cria seu link nesses site ele recebe essa tag. Com isso, o backlink não recebe força e não ajuda principalmente no rankeamento de palavras chaves. Sempre dê preferência por links dofollow!

3. Comentários

Assim com as web, os comentários já foram muito usados para criar links grátis e gerar uma forcinha no rankeamento. Não vou dizer que essa técnica não funcione mais, porém hoje em dia muitos sites estão lotados de comentários e com isso o seu link pode não receber a força que precisa para impulsionar uma palavra no rank de pesquisa.

Caso você não saiba, mas quanto mais OBL(OutBound Link – quantidades de links em um site) um site tiver, menos suco de otimização esses links vão receber. Sempre dê preferência por sites com OBL baixo!

4. Bookmarking(link em perfil social)

Embora não sejá uma técnica boa para rankear palavras, muitos usa-se essa técnica para ajudar a aumentar as métricas do site como o DA/PA, DR/UR e outras métricas.

Basicamente bookmarking compõem algumas redes sociais. Nesse sentindo quanto mais domínios de referência seu site tiver, maior as chances de ter uma métrica alta.

Mas porque a técnica de criar backlinks em bookmarking não é eficaz para rankear palavras-chaves estratégicas? Simples, muitos desses sites não permitem criar um link com um texto âncora(palavra-chave).

5. Fórum

Tão arcaica quanto qualquer outra técnica de link building. Os fóruns de hoje em dia estão cheios de spam e outros tipos de coisas ruins. Embora ainda seja usados por algumas pessoas para gerar uns links extras, não é indicado para uma estratégia profissional.

Nos fóruns você tem dois meios de criar links, um é através de uma assinatura em uma publicação e a outra é através de um link no perfil.

Existem fóruns e fóruns! Se você conseguir uma lista de fóruns relevantes e com autoridade como um stackoverflow da vida, e o seu site for compatível com o assunto abordado, porque não criar um link nesse tipo de fórum?!

6. Perfil

A maioria dos sites aberto a interação do público permitem criar um perfil, e no cadastro tem um campo para deixar um link. É através dai que muitos criam backlinks em perfis.

Embora não seja eficaz de nenhum ponto de vista no SEO especialmente na estratégia de rankeamento, muitos se valem da criação desses links para ter mais um site de referência assim como na utilização do bookmaring.

7. Wiki (dica extra)

Você conhece a estratégia das wikis? Hoje em dia usadas para criar conteúdos extras e gerar alguns links. As wikis basicamente serve como número de domínio de referência e geradores de tiers.

Pelo fato de 100% das wikis usarem a rel=nofollow em seus links externos, a estratégia para otimizar uma palavra-chave está fora de relevância, mas ainda sim servem para gerar tiers para outros links.

Tier: técnica de pirâmide usada para criar uma rede link para outros links.
Por exemplo: temos um link A > vamos gerar um backlink para o link A no site 1 > agora vamos gerar um backlink para o site 1 no site 2 > agora vamos gerar um backlink para o site 2 no site 3; e assim sucessivamente.

tier: o que é

Podemos dizer que essas são maneiras simples de obter backlinks extras. Uma vez que você tem que se atentar a qualidade desses links. Tente foca em sites com DA acima de 40 para suas estratégias de link building.

Sites com baixa autoridade podem não ser a melhor estratégia para o seu site, embora seja a realidade de muitos criadores de links.

Não existem milagres para conseguir backlinks de qualidade, mas você pode seguir nossas dicas e fazer da melhor forma possível, a fim de obter resultados positivos e duradouros.

Lembre-se: construir uma rede de links poderosa para suas palavras-chaves estratégicas vai garantir tráfego organico e qualidade para o seu site.

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *