sites confiaveis

Como encontrar sites confiáveis para compras?

A Black Friday e o fim de ano estão chegando, portanto, os consumidores já estão se preparando para comprar on-line. Com o crescimento do e-commerce, em 2020, aderir a essa onda é uma maneira confortável de fazer compras pelo computador ou por meio da versão mobile nos smartphones.

Porém, é preciso se certificar da segurança e da confiabilidade de um site antes de fechar uma compra. No Brasil, o número de golpes em compras on-line ainda é grande. O Mapa da Fraude 2020 da consultoria ClearSale mostra que, em 2019, o e-commerce perdeu R$ 1,9 bilhão por conta dos atos ilegais.

Para lhe ajudar a entender como garantir segurança em compras on-line, separamos diversas dicas abaixo, confira.

Presença de certificado SSL

O certificado SSL garante a criptografia de ponta a ponta, o que protege os seus dados após uma compra. Ele é uma premissa básica para qualquer loja virtual da atualidade.

Para verificar se o site possui o certificado SSL, basta olhar a barra de endereço e confirmar se há um cadeado verde antes da URL. Sites que não possuem isso não garantem a segurança dos seus dados, caso eles sejam invadidos por hackers.

Checagem de reputação do site

Outro ponto importante é checar a reputação do site antes de fazer uma compra. Portais como o Reclame Aqui, por exemplo, contam com informações e avaliações da maioria das empresas. Essa é uma boa forma de descobrir se o site é confiável e presta um bom atendimento.

Também é uma boa ideia olhar o site do Procon da sua cidade para verificar se o estabelecimento consta na lista de lojas não confiáveis. Checar a reputação de um site é fundamental para garantir que não há possibilidade de você sofrer algum tipo de golpe.

Uso de selos de segurança

Outra premissa básica para fazer compras em qualquer e-commerce atual é verificar se o site possui selos de segurança, como o Site Blindado, por exemplo, pois eles aumentam a confiabilidade dos consumidores.

Cheque o rodapé do site da loja para verificar quais são os selos de segurança que o e-commerce possui. Para consegui-los, o estabelecimento precisa passar por verificações que atestam o nível de segurança da página virtual. Assim, você fica mais seguro para comprar na loja.

Informações básicas da empresa

Segundo a Lei do E-commerce (7.962/2013), que define o Código de Defesa do Consumidor nas vendas on-line, todas as lojas virtuais devem apresentar algumas informações básicas sobre a empresa.

Pela lei, a loja precisa informar o CNPJ, a razão social, o endereço da sede da empresa, o telefone e um e-mail, contando com um formulário para contato. De acordo com a regulamentação, estas informações devem estar no topo ou no rodapé do site.

Um site que não conta com nenhuma ou apenas alguma destas informações não está cumprindo a lei e pode ser considerado não confiável para compra. Esses dados são importantes para que o consumidor possa reclamar de um pedido, caso seja preciso.

Política de privacidade, trocas e devoluções

A lei do e-commerce também prevê que uma loja virtual tenha informações claras sobre a política de privacidade, trocas e devoluções. Como as compras são feitas à distância, esta é uma forma de garantir que os dados estão seguros e não serão repassados.

Entender a política de trocas e devoluções é importante para que, caso o consumidor não goste da qualidade do produto ou perceba que aquele não é o item que ele comprou, possa saber como proceder.

Estas e outras dicas são importantíssimas para que você faça suas compras on-line com segurança. Estamos em um período do ano em que o e-commerce deve bombar, então, é fundamental entender como é possível se prevenir de possíveis fraudes e golpes virtuais.

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *