Como Planejar a Sua Próxima Viagem: Dicas Essenciais

Diego Andrade
7 min de leitura
planejar sua viagem

Para muitas pessoas, a vontade de viajar está enorme, afinal, por conta da pandemia, isso não estava sendo possível. Porém, agora, devido à vacinação, à reabertura de fronteiras e às medidas de flexibilização, já dá para começar a pensar na sua próxima viagem, não é mesmo?

Por isso, no artigo de hoje, nós separamos para você as principais dicas para levar em consideração na hora de planejar a sua próxima viagem.

Até porque, quando viajamos, queremos aproveitar ao máximo o destino e não passar por perrengues, não é verdade? E para isso, claro, é necessário se planejar!

Contagem final para curtir aquela viagem dos sonhos, liguem o timer do relógio, preparem as malas porque o voo vai decolar.

Então, confira a seguir as melhores dicas para você fazer isso!

Dicas essenciais para planejar a sua próxima viagem

Data

Quando você pretende viajar? Semana que vem? Mês que vem? Semestre que vem? Esse deve ser o seu ponto de partida.

O ideal para você conseguir se planejar adequadamente, é ter o tempo a seu favor. 

Então, se puder colocar a data para daqui a alguns meses, melhor – a menos que você queira fazer uma viagem curta e para um destino próximo. Nesse caso, não é necessário ter tanto tempo de antecedência.

Época

Pegando gancho com o que foi dito anteriormente, ao escolher a data da sua viagem, é de suma importância que você considere em qual época irá viajar.

Basicamente, existem duas: a alta temporada e a baixa temporada. A primeira está relacionada a meses de férias e celebrações, como dezembro, janeiro e julho. Já a segunda, está associada a períodos mais tranquilos e menos procurados, como abril, setembro e outubro.

Se você viajar na alta temporada, é provável que a sua viagem tenha mais turistas e que você gaste mais. E se você viajar na baixa temporada, a tendência é que você economize e não tenha que “disputar” lugares, ingressos, passeios, etc. com diversas outras pessoas.

Além disso, ainda no aspecto “época”, não deixe de considerar o clima, afinal, se você gosta de sol e calor, por exemplo, você não vai querer ir para o destino quando estiver no inverno de lá, certo? 

Destino

Para onde você pretende viajar? É para um destino nacional ou internacional?

Procure escolher um destino seguro e que, de fato, corresponda ao seu perfil, gostos e preferências.

Duração

Quantos dias ou semanas você pretende ficar no destino?

Essa definição é de suma importância, pois além de estar relacionada com o tempo que você terá para aproveitar o destino, está ligada também ao próximo item.

Gastos

Quanto dinheiro você precisará para poder viajar? 

Se você for viajar para um destino nacional, a tendência é que você precise de menos dinheiro em comparação com uma viagem para o exterior.

Por isso, pesquise bastante, monte uma planilha ou utilize um aplicativo no celular para organizar os gastos da viagem e, assim, estabelecer um orçamento adequado.

Além disso, lembre-se: quanto mais tempo você ficar no destino, mais gastos você terá.

Companhia

Quem irá com você nessa viagem? Família? Amigos? Ou você pretende viajar sozinho?

Esse é um ponto importante para você também considerar em sua próxima viagem, pois ele impacta diretamente na questão financeira, no roteiro, entre outros aspectos.

Documentação

Para poder viajar, especialmente para outro país, você precisa de documentos como: passaporte, certificado internacional de vacinação e, talvez, um visto.

Por isso, não deixe de resolver essa parte burocrática antes de viajar.

Agora, se a sua viagem é para um destino nacional, você não terá muitas preocupações em relação a isso. Com um RG ou uma CNH em bom estado, você já poderá fazer o seu passeio.

Hospedagem

Onde você vai ficar em sua próxima viagem? Em um hotel? Em um resort? Em um Airbnb? Ou em outra opção?

Esse é um item que você também precisa pensar em seu planejamento.

E para não errar na escolha, além de avaliar o preço, veja onde fica a acomodação, se é segura e se tem alguma comodidade, como café da manhã incluído.

Roteiro

Quais passeios você pretende fazer no destino? Além disso, quais atrações, pontos turísticos e lugares você deseja visitar? Todas essas informações precisam estar em seu roteiro.

Essa é a melhor forma de se organizar e aproveitar o destino sem ficar perdido.

Reservas

Pegando gancho com o que foi dito acima, é importante que com uma certa antecedência, você faça reservas para a sua viagem, seja em relação à hospedagem, ingressos, passeios ou restaurantes.

Assim, você terá mais tranquilidade em relação a sua viagem.

Além disso, se você for viajar para o exterior e ir até o aeroporto com o seu carro, é importante que você reserve uma vaga em algum estacionamento para deixá-lo.

Então, se você, por exemplo, vai pegar o voo em São Paulo, reserve uma vaga em algum estacionamento no aeroporto de Guarulhos.

Seguro viagem

Por fim, mas não menos importante, outro item que você deve incluir ao planejar a sua próxima viagem, é o seguro viagem.

Isso porque, mesmo fazendo um bom planejamento, imprevistos e problemas podem acontecer, seja no destino ou até mesmo no aeroporto.

Sendo assim, para não passar perrengues e nem ter prejuízos, contrate um bom seguro viagem antes de viajar, ok?

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário