vida-útil-dos-objetos

Qual é a vida útil dos objetos e quando é a hora de trocá-los?

Tudo que é fabricado, em algum momento, deverá ser descartado ou substituído, pois nada dura para sempre. Isso vale para eletrodomésticos, dispositivos digitais, pneus de carro, eletrônicos e até colchões, dependendo do modelo da cama. Com o passar dos anos, o produto vai se desgastando até chegar o momento em que não consegue mais realizar a sua função perfeitamente.

No entanto, o que muita gente não sabe, é que, normalmente, isso é proposital, já que os próprios fabricantes costumam programar o produto para que ele pare de funcionar em um tempo estipulado por eles.

Leia: tudo sobre transferência de dívida

Esse período é chamado de vida útil. Assim, o item acaba se tornando não funcional ou ultrapassado, com o objetivo de forçar o consumidor a comprar novas gerações ou outros modelos.

Como essa situação é inevitável, para ajudar você a saber a hora de trocar um determinado produto, confira a vida útil de alguns itens que costumam ser bastante utilizados a seguir.

Máquina de lavar

A máquina de lavar é um eletrodoméstico que costuma ser um companheiro fiel por um longo período. Tanto que estudos apontam que esse aparelho deverá durar, em média, por cerca de dez anos.

Entretanto, para que isso aconteça, é extremamente importante realizar manutenções preventivas, além de respeitar o manual de instruções. Caso contrário, o tempo de vida útil fatalmente será menor.

Como o tempo de duração da máquina depende de alguns fatores, se ela estiver apresentando defeitos, como gasto excessivo de água ou energia e problemas no painel, pode ser que já tenha chegado o momento de trocá-la.

Pneus de carro

Normalmente, os pneus originais de carros de passeio são fabricados para durar em torno de 40 a 60 mil quilômetros. No entanto, fatores como direção imprudente e falta de manutenção podem reduzir bastante essa expectativa.

Para saber quando realizar a primeira troca, além de ficar atento ao marcador TWI, é preciso averiguar se o pneu apresenta sinais de deformação, bolhas ou está careca.

Colchões

Os colchões são produzidos para durar, em média, dez anos. Porém, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que eles sejam trocados a cada cinco anos. Dentre os sinais que indicam que chegou a hora de substituí-lo, estão: presença de dores lombares, perda de firmeza, crises alérgicas e preenchimento deslocado.

Micro-ondas

Um forno de micro-ondas pode durar até dez anos, mas, assim como todo eletrodoméstico, para isso acontecer, é preciso ter cuidado com a manutenção e a limpeza do aparelho.

No entanto, se ele apresentar defeitos como demora excessiva para esquentar os alimentos, falha nos teclados numéricos, barulho estranho e estiver consumindo muita energia, é recomendado consultar um técnico para saber se a troca é viável.

Computador

Em média, os computadores possuem um tempo de vida útil que varia entre dois e quatro anos. Porém, dependendo da maneira e da frequência que ele é usado, esse período pode ser maior ou menor.

Para saber quando é hora de trocar o seu computador por um novo, basta analisar se ele ainda continua atendendo às suas necessidades ou começou a ficar muito lento, travar com frequência e apresentar defeitos recorrentes.

Impressora

A impressora é um aparelho que dura, em média, três anos. Contudo, se você tomar todos os cuidados em relação à manutenção e à limpeza, ela pode ter uma duração mais longa. Se a máquina continua atendendo às suas necessidades, não há motivo nenhum para fazer a substituição. Por outro lado, se você tem um modelo antigo e precisa de maior comodidade, por exemplo, trocá-lo por outro que possui Wi-Fi ou Bluetooth, certamente, será a melhor opção.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *