Seu cachorro passa muito tempo sozinho? Veja como ajudá-lo a se distrair

Saiba o que fazer para entreter seu pet enquanto você estiver fora de casa.

Uma das maiores preocupações de quem tem cachorro e costuma passar muito tempo fora de casa seja em razão de trabalho, estudos ou qualquer outra ocupação é evitar que o pet se sinta solitário. Afinal, os cães são animais que vivem em matilha, por isso precisam ter um convívio social.

Sendo assim, por mais que você disponibilize ração, camas e acessórios para que ele possa se alimentar e ficar em um local confortável durante esse período, passar muito tempo sozinho pode ser bem estressante para o animal se ele não receber os estímulos necessários.

Isso porque cães que passam por essa situação podem desenvolver uma série de problemas comportamentais, como ansiedade de separação e latidos excessivos, assim como destruir objetos da casa, por exemplo.

Portanto, para ajudar você a conciliar a sua rotina agitada com os cuidados que um cachorro precisa, selecionamos uma lista com algumas dicas que ajudarão o seu pet a se distrair durante a sua ausência. Confira!

Primeiramente, faça um passeio com o cachorro antes de sair de casa

Passear com o cachorro deve fazer parte da sua rotina diária. Afinal de contas, os especialistas recomendam que o pet deve se sentir cansado durante boa parte do dia para que a energia, que é típica da espécie, não se transforme em bagunça e destruição.

Além disso, a ausência de atividades físicas na vida do cão também pode desencadear problemas como ansiedade e estresse.

Leia mais sobre ração natural para cachorro

Portanto, uma boa dica é passear com o seu fiel companheiro diariamente antes de sair de casa, pois isso fará com que o animal gaste energia e passe o dia mais cansado, fazendo com que ele não sinta tanto sua falta quando estiver sozinho.

Espalhe petiscos pela casa para o animal associar a sua saída a algo positivo

Já que sua ausência é inevitável, o melhor a ser feito é transformar esse momento em algo positivo para o cão. Para isso, uma boa dica é espalhar aqueles petiscos saborosos pela casa, para que o animal possa fazer uma espécie de caça ao tesouro.

Isso, além de ajudar a estimular os instintos caninos do seu pet, deixará ele distraído por um bom tempo durante sua ausência e também fará com que ele associe a sua saída com um momento mais divertido.

Brinquedos para cachorro

Os brinquedos para cachorro são, sem dúvidas, uma das melhores formas de distrair o seu amigo de quatro patas durante a sua ausência.

Você pode optar por diversos tipos de bolinhas, bichinhos de pelúcia, ou de borracha, ou até mesmo aqueles brinquedos de corda que a maioria dos cachorros adora. O importante é que o cão tenha algo para se distrair enquanto espera você voltar para casa.

Existem, ainda, os brinquedos interativos também conhecidos como brinquedos inteligentes  que, além de divertir o animal, promovem o desenvolvimento de algumas habilidades cognitivas, visto que a maioria faz com que o animal se esforce para alcançar seu objetivo, que normalmente é um petisco.

Evite o silêncio excessivo deixando a TV ligada

O silêncio pode ser ótimo para o momento em que o animal quer tirar aquela soneca, mas conforme as horas vão passando ele acaba se tornando entediante e ensurdecedor.

Pior ainda se o seu cão for daqueles que costuma ter medo da própria sombra, pois é provável que ele se altere cada vez que escutar algum tipo de ruído diferente, pensando se tratar de uma ameaça.

Por esse motivo, uma boa dica é deixar a TV ligada em um canal que transmita programação para cachorros, pois assim o seu pet irá se sentir menos solitário e também ficará um bom tempo distraído.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *