Entenda como tirar o cheiro de guardado das roupas e sapatos

Diego Andrade
5 min de leitura

A cada mudança de estação surge o mesmo problema: você vai tirar do armário as roupas que estão guardadas há muito tempo e elas estão com um forte odor de guardado. E agora, o que fazer?

A rotina de limpeza das roupas envolve a escolha de um bom lava roupa líquido e o armazenamento em um ambiente adequado. O guarda-roupa com pouca ventilação e excesso de umidade pode contribuir para que as roupas tenham alteração no odor e até o surgimento de manchas.

E não é só isso, em muitos casos, o ambiente inadequado pode contribuir para o avanço da deterioração da peça, especialmente se ela for composta por algum material mais sensível.

Por que as roupas e sapatos ficam com cheiro de guardado?

Há uma série de fatores que podem contribuir para que as roupas e sapatos fiquem com cheiro de guardado. A seguir, destacamos as principais:

  • a roupa foi guardada sem ter secado completamente, com isso, a umidade armazenada no tecido pode provocar um odor desagradável na peça, além de favorecer o surgimento do mofo;
  • a utilização de produtos ineficientes é outro aspecto associado ao mau odor das roupas; e,
  • o armazenamento incorreto e falta de circulação de ar dentro do guarda-roupa também relacionados ao mau odor, por isso que peças usadas sazonalmente tem mais chances de ficar com cheiro desagradável. Isso acontece porque elas ficam muito tempo armazenadas sem exposição a um ambiente arejado e com isso acumulam micro-organismos que fazem com que o odor ruim surja.

Como tirar o cheiro de guardado das roupas e calçados?

A primeira dica e talvez a mais eficiente para resolver o problema é colocar a peça para arejar. Você pode aproveitar os dias de sol e baixa umidade e colocar as peças de roupa, diretamente do guarda-roupa no sol. De forma geral, isso tende a resolver o problema.

No entanto, se depois de um dia no sol arejando o odor desagradável permanecer, você vai ter que lavar as peças. E aqui, é importante ficar atento a alguns cuidados:

  • se for deixar a peça de molho, evite que ela fique mais de duas horas parada;
  • use ingredientes como vinagre de álcool e produtos específicos que ajudam a tirar o mau-cheiro;
  • coloque a peça para secar em um ambiente arejado; e,
  • se a peça não puder ser colocada ao sol, por orientações da etiqueta, deixe secando à sombra, mas em ambiente que tenha circulação de ar.

Como evitar que o problema volte a acontecer?

Uma dica bacana para evitar que as peças de roupa e calçados fiquem com cheiro de guardado é colocá-las para arejar periodicamente.

Você pode, por exemplo, abrir as portas do guarda-roupa e janela do quarto e deixar o ambiente arejando durante um dia inteiro, uma vez por mês. Faça isso em dias com baixa umidade.

Caso o local onde as peças estão guardadas tenha muita umidade, é bacana colocar produtos desumidificadores dentro destes locais, eles ajudam a remover a umidade e preservar as peças de roupa.

Ainda, se você perceber que o sistema de abrir as portas do guarda-roupa não tem sido eficiente, a melhor alternativa é tirar os casacos e sapatos do armário e deixá-los expostos à circulação de ar por algumas horas. Fazendo isso uma vez por mês ou bimestralmente você vai conseguir reduzir consideravelmente o problema do mau cheiro nas peças.

Não esqueça de investir em produtos de limpeza de qualidade, guarde as suas peças de roupa sempre limpas, higienize a máquina de lavar e o guarda-roupa periodicamente. Com pequenas mudanças, além de resolver o problema, você vai garantir maior durabilidade para as suas peças.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário