O vinho é uma bebida bastante apreciada no mundo inteiro, especialmente quando o clima está mais frio devido ao seu efeito vasodilatador que, por sua vez, acarreta a sensação de calor no corpo. Os tintos, por exemplo, são oferecidos preferencialmente em temperaturas que vão de 14º a 22º.
No entanto, é possível apreciar um vinho mais gelado, com temperaturas entre 6º e 14º. Para tanto, você pode optar pelo uso de um cooler térmico (caso deseje levar a garrafa para algum lugar) ou colocar a bebida em uma adega climatizada.
O que vai diferenciar aqui é exatamente o tipo de vinho, já que as opções servidas geladas devem ser mais leves e com menor teor alcoólico. Sendo assim, hoje você vai conhecer um pouco mais sobre os principais tipos de vinho, bem como quais ficam ainda mais saborosos quando estão frios.
Conhecendo os tipos de vinho
Para diferenciar cada tipo de vinho, é necessário considerar alguns aspectos principais: presença de borbulhas, cor e doçura. Essas características são fundamentais, pois vão determinar a singularidade de cada variedade dessa bebida à base de uva.
A presença de borbulhas (perlage), por exemplo, fica restrita aos espumantes e frisantes, ao passo que naqueles sem borbulhas são chamados de vinhos tranquilos. Se a bebida tiver borbulhas bem fininhas, sentidas apenas através do paladar, estamos falando de vinhos com efeito agulha.
Já em relação à cor, temos a classificação tinto, branco e rosé. O tinto é feito com uvas roxas e/ou avermelhadas e é mais encorpado; enquanto o branco é feito com uvas brancas ou de tintas sem a presença da casca e é mais leve. O rosé é um meio-termo feito com uvas que soltam pouca tinta ou da mistura de uvas escuras e claras.
Outro critério diferenciador de um vinho é a sua doçura, obtida a partir da fermentação alcoólica. Quanto mais madura e doce for a uva, maior será o potencial alcoólico do vinho. Sendo assim, do menos doce ao mais doce teremos os vinhos secos, semissecos, suaves e licorosos.
Melhores vinhos gelados
Agora que você já conhece um pouco mais sobre vinho, fica mais fácil escolher aquele mais adequado para quando se deseja apreciar a bebida mais geladinha. Os espumantes, por exemplo, devem ficar em temperaturas de 4º a 8º, ao passo que os brancos devem ser servidos entre 6º e 8º.
Espumante
Trocar uma caipirinha por um bom espumante pode ser uma ótima pedida na hora de investir numa bebida mais gelada. Esse tipo de vinho ainda pode ser usado em coquetéis, como mimosa (que leva espumante com suco de laranja), bellini (espumante com suco de pêssego) e rossini (espumante com suco de morango).
Branco
Os vinhos brancos são ótimos para quem quer uma bebida gelada. Caso queira investir em um drink mais elaborado, você pode optar por um clericot ou por um stargazer. O primeiro é feito com licor de laranja, suco de limão e frutas, o segundo leva vinho tipo chardonnay com suco de abacaxi, xarope de baunilha e rum.
Rosé
Por conta da sua refrescância própria, o vinho rosé também cai muito bem quando servido a baixas temperaturas, podendo ser muito bem harmonizado com carnes típicas de churrasco, como a picanha, e molhos agridoces. A dica é tirar do cooler ou geladeira por cinco minutos antes de servi-lo.
Tinto de verão
Há quem não abra mão de tomar um bom vinho tinto, mesmo quando o tempo está mais quente. Nesse caso, é preferível investir em um pinot noir que, por ser feito com uvas de casca mais fina, acaba sendo menos tânico, isto é, menos seco; bem como tintos jovens e leves.