Backlinks: Porque eles são tão importantes para o seu site

Rikel Tanati
7 min de leitura
estrategia-de-backlink

Backlink é um dos fatores mais importante na otimização de um site, falando especialmente na otimização offpage (otimização fora do site). Se seu site não têm backlinks, seu site pode não está otimizado para entrar na primeira página dos principais motores de buscas, em especial o Google.

Se o seu site ou uma postagem sua não tiver backlinks, eles não terão um bom rank nas buscas. Leia um pouco mais sobre SEO. Isso porque os backlinks são como um divisor de água no SEO e agrega muito valor no rankeamento de palavras-chaves nos motores de buscas.

Ou você têm conteúdos extremamente relevantes, que rankearam por conta própria se seu site tiver autoridade, ou você precisa recorrer a estratégia de link building.

E é sobre a importância dos backlinks que vamos fala hoje. Como eles podem ajudar o seu site rankear nas buscas.

Se você quer ter palavras-chaves estratégicas rankeadas na primeira página do Google, foque seu objetivo em conseguir o máximo de backlinks de qualidade para o seu site.

A importância dos Backlinks: fator decisivo no rankeamento

Claro que existem outros fatores para rankear um site nas buscas como: crt, velocidade do site, layout agradável, experiência do usuário, taxa de rejeíção e outros fatores

o que são backlinks
Estratégia de backlinks para rankear nas buscas

Backlinks são ligações recebidas de um outro site ou página na web. Também conhecidos como link build, inlinks ou links externos.

Em terminologia básica, um backlink é qualquer link recebido de um outro nó na web (páginas, artigos, diretório, citações).

Existe várias formas de se obter backlinks de qualidade, uma das melhores formas é através de guest post, mas existe também a troca de links (esta deve ser feita com cuidado), deixar um comentário com o link do seu site em grandes sites de informação, criar perfis em fórum e muitos outros meios.

A questão crucial em obter backlinks já se torna o tempo, será que muitos administradores de sites têm tempo para ficar procurando sites para obter esses links?

Os backlinks são tão importantes que um dos melhores fatores que eles colaboram é no rankeamento de um site nas buscas. Poderiamos citar aqui diversos benefícios, mas sem dúvidas uma dos motivos mais vantajosos é colocar uma página na primeira página do Google.

rankeamento nas buscas

Você pode se perguntar como podemos rankear uma palavra-chave usando backlinks.
A resposta seria simples, o Google dá valor as citações de links que ocorre entre os sites.
Se tem alguém citando um link seu no site dele, isso mostra ao Google que seu conteúdo é importante e merece reconhecimento.

Relacionado: 6 dicas para conseguir backlinks de qualidade

Esse reconhecimento vem através do rankeamento nas buscas. Quantos mais links de qualidade você obter para o seu site, maior será os benefícios obtidos nas pesquisas.

Você já viu que através de uma boa estratégia de link building você consegue rankear diversas palavras nas buscas, mas você sabia que através dos backlinks você aumenta a autoridade do seu domínio? Não!

Obs: seu site nunca vai ter uma métrica ou autoridade alta sem backlinks. Quando digo “nunca”, não é exagero e nem suposição, é fato!
Seu site(domínio) pode ter 2, 5 ou 10 anos de idade. Se ele não tem backlinks apontados em sites com autoridade alta, ele nunca vai conseguir aumentar a própria autoridade.
Isso porque é através do backlink que um site recebe suco de otimização(link juice) de outro site.

Aumentar o DA/PA e o DR/UR é um ponto importante para autoridade do seu site. Não só aumentar essa autoridade a nível de métricas, mas também a nível de reconhecimento no nicho.

backlinks para aumentar o dr e ur

Sites com uma nota alta nas métricas tendem a ter bons resultados nas pesquisas, isso porque o Google tende a priorizar sites com autoridade alta. Não é atoa que isso acontece!

Um site com um DA50 pode ter muito mais força e ser mais relevante do que um site com DA10. Claro que as métricas não é o único fator no final das contas, mas tem uma grande porcentagem de influência.

métrica DR/UR

Se você está fazendo um trabalho de SEO completo no seu site, não deixa de olhar para as métricas do seu domínio. São diversos os benefícios de ter um site com uma autoridade alta.

Os próprios administradores de outros sites virão até você para ter um conteúdo deles publicado no seu site, algum tipo de matéria ou menção. Isso porque muitas pessoas estão atrás de sites com autoridade alta para criar backlinks. Uma força leva a outra.

Pensa comigo, será que alguém está interessado em ter um conteúdo ou um link publicado em um site com DA5? Tenho certeza de que não! Porém, muitos querem ter seu link em sites com DA50, DA60, etc…

Em resumo podemos dizer que uma métrica alta trás diversos benefícios.

importância dos backlinks

Num breve resumo vimos a importância dos backlinks para sua estratégia de SEO. Ainda identificamos meios de obter links de qualidade para o seu site.

Eu particulamente não tenho tempo para criar uma boa rede de backlinks para meu blog e por isso recorro a empresas de link building . Estas empresas trabalham com criação de backlinks em site com muita autoridade, além de sites gov e edu.

Não adiantaria nada se estas empresas criassem backlinks em sites com baixa autoridade, isso não influenciaria em muita coisa nos meus resultados para obter um rank melhor.

Porém vale salientar de que você deve ficar esperto com promessas milagrosas de 1000 backlinks por $5 ou 50.000 backlinks gsm por $2. Uma coisa podemos afirmar sobre esses serviços, eles não têm qualidade alguma para sua estratégia de link building.

Compartilhe este artigo
Seguir:
Amante de tecnologia, posso me considerar um especialista em SEO, redator, copywrite, músico e desenvolvedor web e mobile.
2 Comentários