Benefícios de comprar em e-commerces x lojas físicas

Rikel Tanati
Rikel Tanati

Hoje em dia, a facilidade do universo digital permite que as pessoas não fiquem restritas às lojas físicas para comprar um determinado produto. Isso é possível graças ao chamado e-commerce, isto é, uma espécie de comércio virtual.

É preciso salientar que cada modalidade tem seus prós e contras. Por exemplo, você pode comprar medicamentos em uma farmácia com desconto maior no site que na loja física. Em contrapartida, pode preferir comprar uma roupa na loja física pelo simples fato de poder experimentá-la.

Sendo assim, na hora de realizar uma compra, é necessário perceber que cada tipo de venda, seja ela presencial ou online, tem seu lado positivo e negativo. Para facilitar a sua compreensão, selecionamos os tópicos mais importantes que ditam as vantagens e desvantagens dos e-commerces e das lojas físicas.

Loja física

O ato de olhar vitrines e dar aquela espiada dentro de uma loja é algo muito comum na nossa cultura, sendo muito difícil imaginar que um dia esses espaços físicos deixem de existir por completo.

- Publicidade -
guest postguest post

Vantagens

Em se tratando do lado positivo, não há nada mais vantajoso nas lojas físicas do que a possibilidade de ver pessoalmente o objeto que se pretende comprar, seja ele um aparelho eletrônico, uma peça de roupa ou mesmo um medicamento. Isso sem falar na possibilidade de levar aquele produto para casa imediatamente após a compra.

Também devemos considerar a maior variedade quanto às formas de pagamento, podendo usar diferentes modalidades em uma mesma compra ou, ainda, conseguir descontos, caso o pagamento seja feito à vista. Outro diferencial é o atendimento ao cliente, que também deve ser feito com funcionários bem treinados e gentis.

Desvantagens

Para que uma loja física venda bem, ela precisa estar localizada em um bom local, algo que pode impactar significativamente no valor do produto ou no aluguel do imóvel, e, consequentemente, no valor final repassado ao cliente. Ao mesmo tempo, a loja deve estar sempre organizada e limpa, independentemente do horário de funcionamento.

Aliás, esse é outro ponto que pode dificultar a compra, já que há um horário definido de funcionamento de lojistas, de acordo com as regras do comércio local. Para quem tem uma loja, há ainda gastos com energia, água, manutenção, taxas e, é claro, com os funcionários.

E-commerce

Nos últimos anos, especialmente com a pandemia do novo coronavírus, houve um verdadeiro boom das lojas virtuais, possibilitando uma nova relação entre lojistas e clientes.

Vantagens

Por conta da elevada redução de custos, já que não é preciso pagar taxas, contas e, em alguns casos, salário de funcionários, os valores dos produtos vendidos pelos e-commerces tendem a ser bem menores que os de lojas físicas. Em alguns casos, ainda é possível usar cupons de desconto para reduzir ainda mais o valor final.

Isso sem falar da possibilidade de realizar a compra em qualquer dia da semana e em qualquer horário, o que inclui feriados e finais de semana. A praticidade também deve ser considerada, na medida em que a pessoa conseguirá adquirir o que deseja no conforto de sua casa, sem precisar se desgastar com deslocamento e trânsito.

Desvantagens

A impossibilidade de receber o produto imediatamente após o pagamento, como geralmente acontece em lojas físicas, é um dos aspectos negativos das lojas virtuais. E mais, em alguns casos, é preciso pagar uma taxa, chamada de frete, para que o produto seja enviado, encarecendo o valor final da compra.

Geralmente, as formas de pagamento de uma compra online são mais limitadas para resguardar a segurança de quem compra e de quem vende. O parcelamento, por exemplo, pode ser limitado ou ter juros, e o uso do débito nem sempre é aceito, tampouco a possibilidade de dar uma entrada e dividir o restante.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *