Ganhar um dinheiro extra: Especialista indica dicas para investimento

Isabelle C.
5 min de leitura
Ganhar um dinheiro extra

No momento em que se fala em investimentos, uma boa parcela da população acaba achando que essa atitude só serve para quem tem uma vida financeira totalmente estável ou quem tem bastante dinheiro sobrando. Contudo, essa ideia está completamente errada, já que investir é para todos, sendo necessário somente encontrar a melhor modalidade que caiba no seu orçamento. Para tal, é preciso que você faça um pequeno planejamento das suas finanças, levando em consideração os seus gastos mensais e o quanto você pode poupar para investir posteriormente.

Com isso em mente, separamos algumas dicas, assim como os benefícios em se criar o hábito de investir, seja no curto, médio ou longo prazo.

1 – Finanças é para você: Nunca pense que o mercado financeiro não é para você. No setor existe uma variedade enorme de tipos de investimentos que atendem inúmeros tipos de perfis. Dessa forma, qualquer pessoa pode encontrar algum tipo de investimento que possa fazer, independente da sua renda, classe ou perfil de investidor.

Hoje em dia, existem modalidades que aceitam aportes de qualquer valor, sendo que investir não é nada complicado. E é um hábito que deve ser fomentado, para a realização de objetivos futuros. E para se ter sucesso nesse mercado, é preciso adquirir conhecimento – então não tenha medo de aprender e começar agora.

2 – A modalidade que combina com seu perfil: Como dito no tópico anterior, há uma variedade enorme de modalidades de investimentos. Então a dica aqui é simples, pesquise bastante. Você deve procurar a modalidade com que você mais se identifica, e coloque em pauta se os seus objetivos são a curto, médio ou longo prazo. E no mercado financeiro se fala sobre três pilares fundamentais;

  1. Pilar do risco: corresponde à incerteza em relação ao retorno do dinheiro aportado. No momento em que você for investir o dinheiro que poupou, deve-se ter noção dos riscos que está assumindo, para assim escolher um produto melhor;
  2. Pilar da liquidez: equivale à disponibilidade do dinheiro quando requeremos ele;
  3. Pilar da rentabilidade: é o retorno financeiro que teremos por deixar o dinheiro investido por um determinado período.

Esses três pilares sempre devem ser levados em consideração no momento de escolher em qual opção você quer investir. Há pessoas que escolhem colocar seu dinheiro no Tesouro Direto, por exemplo, que rende pouco ao mês, mas é bastante seguro. Enquanto outros preferem estudar o setor dos palpites esportivos e aproveitar os sites de apostas confiáveis para dar seus pitacos, mesmo que isso represente um investimento de alto risco, mas também de alta recompensa.

3 – Determine um valor fixo a ser investido por mês: Para controlar o orçamento doméstico, é essencial que investidor em potencial tenha educação financeira. Por conta disso, determine um valor mensal a ser investido, e o considere com uma despesa fixa, como uma conta de energia. Com isso, esse valor será integrado às suas contas mensais, tornando- se um compromisso assumido. Caso seu orçamento encurte, persevere se possível, mantendo esse compromisso que no futuro poderá gerar ótimos resultados. Assim que você definir o valor mensal e começar a pagar seus boletos, separe a quantia e invista logo, para prevenir que você se esqueça ou até mesmo acabe gastando o dinheiro.

4 – O retorno sempre é relativo ao tipo de modalidade escolhida: No mercado financeiro existem investimentos que podem oferecer rentabilidade desde o primeiro dia, porém, há também aqueles que só lhe darão algum retorno após o final do prazo estipulado. Dessa forma, sempre fique atento à modalidade que irá selecionar. 5 – Investir ajudar a realizar sonhos: Todo mundo tem aquele sonho que deseja tirar do papel, mas que não tem tempo ou dinheiro suficiente para realizá-lo. Encontrar o equilíbrio entre o que recebemos e quanto gastamos é um dos principais fatores para transformar o sonho em realidade. E os investimentos podem nos ajudar a guiar os nossos esforços, para assim então alcançarmos os objetivos traçados.

Compartilhe este artigo
Jornalista, redatora e copywrite. Gosto de escrever, publicar artigos sobre os diversos assuntos.
2 Comentários