Entenda como otimizar o desempenho do seu computador

Isabelle C.
6 min de leitura
otimizar o desempenho do seu computador

Conforme a tecnologia avança, os computadores podem durar muito mais do que antes — às vezes mais de uma década. Mas como todos os artigos de tecnologia, é inevitável que o tempo chegue para essas máquinas também, o que leva os computadores a começarem a perder desempenho.

Os sinais mais clássicos de que um computador está perto do fim de sua vida útil são travamento e lentidão. É aquele programa que não roda liso e demora mais de 30 segundos para abrir, ou até mesmo não abre. E quem usa computador para trabalhos de alta performance, como design gráfico, tende a notar isso mais facilmente.

Além disso, computadores com performance inferior também deixam de receber atualizações, o que pode comprometer a segurança de arquivos e dados. Mas, felizmente, existem várias melhorias que podem ser feitas para aumentar o tempo de vida do computador e fazê-lo durar por muitos anos.

Isso abrange vários aspectos que vão desde apagar arquivos inúteis até fazer melhorias no hardware da máquina. Portanto, veja como dar um upgrade perfeito e deixar seu computador rodando com velocidade por mais tempo.

Apague arquivos antigos

Essa é provavelmente a mudança mais comum e mais fácil para melhorar o desempenho da sua máquina. Se você costuma salvar seus arquivos no HD do computador, isso tende a ocupar espaço e exigir mais desempenho para que ele possa abrir os arquivos.

Portanto, fazer uma “limpa geral” e eliminar arquivos e programas que você não utiliza mais vai colaborar para aliviar o trabalho do computador. Com menos arquivos para processar, ele tende a ficar mais veloz e melhorar o desempenho das funcionalidades que você realmente precisa.

Ao mesmo tempo, apagar programas que somente ocupam espaço vai ajudar a melhorar o desempenho da memória do seu computador. E isso tem tudo a ver com o próximo item da lista.

Adicione mais memória RAM

Memória RAM é a memória de curto prazo do computador, utilizada quando você deseja acessar arquivos. Sempre que o computador executa algum programa (design, editor de texto ou programas avançados de vídeo), ele utiliza a memória RAM para isso. Quanto mais complexo for o programa, mais ele exigirá da memória RAM.

Nesse sentido, um computador com baixa memória RAM terá dificuldade para acessar arquivos mais complexos. Isso pode causar lentidão na abertura do programa ou até o travamento do sistema. Um computador com memória RAM de apenas 2 gigabytes (GB) certamente não conseguirá executar bem um software de edição de vídeos.

Por isso, aumentar a memória do seu computador é uma forma barata de expandir a capacidade e otimizar a máquina gastando pouco. Um upgrade de memória de 4GB para 8GB, por exemplo, pode custar menos de R$ 500 e fazer uma enorme diferença na sua máquina.

Troque HD por SSD

Se a memória de curto prazo pode afetar o desempenho do computador, a memória de longo prazo tem o mesmo impacto. De fato, essa memória é ainda mais importante, já que ela armazena todos os programas e sistemas do computador.

Muitos computadores, sobretudo os mais antigos, ainda utilizam tecnologia de disco rígido (HD) como forma de armazenamento. Mas esses discos podem ser danificados facilmente — se você leva o computador na mochila, por exemplo — e afetar bastante, de forma negativa, o desempenho do computador.

Para essa melhoria, considere trocar o HD por um armazenamento em uma unidade de estado sólido, ou SSD. Além de inicializar o computador mais rapidamente, os SSD são mais resistentes a danos, o que faz deles uma forma duradoura de guardar seus programas no computador. Ter um SSD por si só já pode aumentar a vida útil do seu computador em muitos anos.

Spywares e vírus

Nem sempre o problema de desempenho está no hardware ou nos sistemas do seu computador, mas sim em um fator externo. E o principal inimigo externo do bom funcionamento de um computador são programas maliciosos, como vírus e malwares.

Pegar um vírus é algo extremamente comum — seu computador provavelmente tem vários. Alguns deles são inofensivos, mas outros podem afetar até mesmo componentes físicos e deixar seu computador mais lento, fazê-lo reiniciar sozinho e até causar perdas de dados. Portanto, considere instalar um bom antivírus e fazer uma varredura completa na máquina em busca de programas maliciosos ou arquivos que possam comprometer o desempenho. Uma varredura mensal é suficiente para controlar isso e impedir que seu computador perca desempenho por causa de vírus.

Compartilhe este artigo
Jornalista, redatora e copywrite. Gosto de escrever, publicar artigos sobre os diversos assuntos.
Deixe um comentário