10 dicas para adotar um estilo de vida mais sustentável

Henrique
5 min de leitura
malhaçao

Reciclar, adotar um pet e comprar roupas usadas são apenas alguns exemplos que podem ajudar

Mudar hábitos e ter um estilo de vida sustentável não é algo que acontece do dia para a noite. A tarefa é gradual, sempre respeitando o seu corpo e os seus limites; mas, ainda assim, é totalmente possível.

A simples tarefa de apostar em itens de brechó no lugar das roupas novas já é um primeiro passo e uma medida que vai ajudar o planeta, mas existem diversas outras alternativas. Assim, se você está considerando uma vida mais sustentável, veja o que pode fazer.

 1. Deixe o carro em casa

Talvez não seja possível adotar a dica todos os dias, mas sempre que possível deixe o carro em casa. Vá a pé, de patinete, de bicicleta, de patins e até de skate ou longboard. Além de se exercitar, você diminui os poluentes eliminados na atmosfera.

 2. Evite o desperdício

De água, de luz, de alimentos. Cuide para que nada em sua casa seja desperdiçado. Preste atenção ao tempo do banho, não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes e evite as luzes acesas em cômodos vazios. Quanto aos alimentos, compre sempre sem exageros.

 3. Consuma produtos veganos

Você não precisa mudar totalmente a sua dieta e consumir apenas alimentos sem origem animal, mas pode prestar atenção ao que está comprando. As peças de maquiagem e vestuário hoje já vem com o selo “vegano” e “cruelty free”; dê preferência para essas marcas.

 4. Mude seus hábitos alimentares

Um estilo de vida mais sustentável inclui cuidar da saúde e consumir mais alimentos naturais. Evite bebidas alcoólicas e produtos muito industrializados e dê preferência para os itens naturais, como sucos, frutas, verduras e legumes. Se possível, experimente cozinhar suas próprias refeições. Além disso, beba bastante água.

 5. Separe seu lixo

O lixo reciclável pode ser reaproveitado e deve ser separado do lixo orgânico. Em sua casa, mantenha lixeiras diferentes: uma exclusiva para o que será reciclado e outra para o que vai ser descartado definitivamente. Ensine as crianças a fazer a separação e, se houver espaço, considere fazer a compostagem com o resto dos alimentos.

 6. Tenha uma hortinha

Quanto mais caseiros, menos agrotóxicos os temperos, verduras, frutas e legumes contêm. Tem um cantinho livre em casa? Monte uma horta com aqueles produtos que são mais consumidos pela família. Quem mora em apartamento pode apostar em pequenos vasos com temperos, que já vão fazer muita diferença.

 7. Diminua o uso de papel

Apesar de o plástico ser o grande vilão da sustentabilidade, usar muito papel também é prejudicial para o meio ambiente. Hoje não é necessário imprimir tanta coisa, assim, dê preferência pelas versões digitais. Usou um papel? Reaproveite ao máximo. Aquelas folhas que saíram falhadas da impressora podem ser ótimos rascunhos.

 8. Respeite os animais

Este respeito não inclui apenas a alimentação vegana. Você também estará tendo uma atitude sustentável ao preferir adotar em vez de comprar um pet e não incentivando atrações que usam animais, como circos, zoológicos e parques temáticos. Além disso, preste atenção às marcas que consome, para saber se seus produtos são veganos e não testados em animais.

 9. Aposte no design sustentável

A moda também pode ser prejudicial ao meio ambiente, por isso, vale a pena acompanhar marcas que investem em matéria-prima mais sustentável. A qualidade é a mesma, mas há uma preocupação com o planeta. Vale comentar que não são apenas as roupas: óculos, sapatos e até mesmo escovas de dente podem ser sustentáveis. Outra dica é reutilizar as peças ou comprar usadas, direto do brechó.

 10. Pratique um exercício físico

Como você já viu acima, cuidar de si e da saúde também é uma forma de levar uma vida mais sustentável. Por isso, procure incluir uma atividade física em sua rotina. Pode ser algo mais simples, como uma caminhada, mas outros esportes também são muito bem-vindos, ainda mais se forem ao ar livre.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário