5 dicas de como aumentar a autoridade de qualquer site [Garantido!]

Hoje em dia qualquer proprietário de sites ou blogs tem o mesmo desejo, que é aumentar a autoridade de um domínio(DA/PA e DR/UR). E isso não é à toa! Se você quer ter um site relevante, que tenha força para colocar qualquer conteúdo na primeira página do Google, então esse site precisa ter uma autoridade alta.

Você já viu sites com autoridade baixa sendo mencionados em conteúdos de outros sites? Você já viu alguém(tirando você, caso faça isso.) usando links externos em suas postagem com sites autoridade baixa?

Quando uma pessoa cria um artigo, ela prefere linkar para um site externo que tenha muita relevância, de preferência que tenha métricas DA e PA altas.

Pergunte a qualquer expert em marketing qual é o objetivo principal dele com o SEO e ele certamente vai responder que é chegar à primeira página nos resultados de busca (SERP).

Esse é o desejo: primeira página, primeira posição. Isso faz todo sentido!

A primeira página do Google é um espaço altamente valorizado, e a 1ª posição é bastante valiosa. Quando você chega à 1ª página, seu CRT(taxa de cliques) será pelo menos 150% mais alto do que a dos sites que aparecem na segunda página; e de 250% mais alto na primeira posição.

E se você quer rankear melhor os seus conteúdos nos índices da SERP, recomendo fortemente aumentar a autoridade do domínio do seu site.

Dicas para aumentar a autoridade do seu site

Agora que você está tendo uma ideia do porque você precisa aumentar a autoridade do seu site, eu lhe pergunto. Por que você ainda não tem um site com uma autoridade alta? O que ti impede de melhorar as métricas do seu domínio? Tempo ou dinheiro?

Se o seu problema é pelo tempo de ter que perder um tempão em conseguir centenas de sites com muita autoridade para você criar seus links, eu recomendo os serviços da 2KLabs para aumentar a autoridade do domínio do seu site em pouquíssimo tempo.

Sabe aqueles 3,4, 5 ou 10 anos tentando chegar no DA40? Isso pode ser resolvido em 20 dias. É isso mesmo, os caras conseguem aumentar o DA/PA e DA/UR em até 20 dias.

No entanto se o seu problema for dinheiro, eu recomendo fazer uma leitura completa deste artigo que certamente você terá uma boa noção de como conseguir sites com métricas altas para projetar sua rede de hyperlinks.

O que é Autoridade do Domínio de um Site?

Essa autoridade nada mais é do que a nota que um domínio recebe por construir uma forte rede de backlinks, e que pode ir de 0 a 10 no moz e rank trust, ou de 0 a 100 nas outras métricas que veremos mais pra frente.

Atualmente a única forma de aumentar a autoridade de um domínio é obtendo backlinks em sites com autoridade alta. O fato de um site ter muito conteúdo relevante, ter milhões de visitas ou mesmo ter anos de existência, não significa que vá ter uma autoridade alta, se ele não tiver links apontado para ele.

Em primeiro lugar há muito tempo os sites na internet tem uma nota interna de classificação implementada anteriormente pelo Google.

Essa nota chamava-se pagerank, que durou por anos, porém já foi extinta. Em virtude de uma série de fragilidade que esse parâmetro teve para classificar os sites e a facilidade que muitos donos de sites tinham para aumentar essa métrica.

Nesse ínterim existem diversas empresas que usam algoritmos para criar novas métricas e com isso definir a autoridade de um domínio. Podemos citar a moz, ahrefs, semrush e majestic.

Sobretudo existe uma indefinição por parte dos gurus do SEO sobre qual é a métrica que o Google usa atualmente para agregar valor na escolha de quais sites se posicionam melhor nas pesquisas. Uns dizem que o DA é melhor, outros dizem que é o DR, em certos momentos tem o CF(Citation Flow) nas discursões.

Tipos de métricas e autoridades

DA/PA da Moz

A mais conhecida e quem sabe a mais vista pelo Google como de confiança para mensurar a autoridade de um site. A moz tem sua própria métrica que o DA(Domain Authority) e o PA(Page Authority).

aumentar o DA domain authority da moz
DA/PA da Moz

Domain Authority – Autoridade do Domínio. O próprio nome já diz, é a autoridade que um domínio tem, Essa métrica vai de 0 a 100.
Page Authority – Autoridade da Página. Cada página de um site tem sua autoridade. Esssa métrica vai de 0 a 100.

Atualmente muito cobiçada, muitas pessoas procuram sites com essa métrica alta. Como mencionei logo acima, o único jeito de ter um DA e um PA alto é tendo centenas e milhares de links vindos de sites com uma autoridade bem alta.

Por exemplo, se você quiser ter um domínio com DA 30, você precisa de vários backlinks em sites com DA acima de 30. A métrica é qualitativa, ou seja, se você ter seu link em sites com métricas baixas, seu site também terá uma métrica baixa.

DR/UR da Ahrefs

A ahrefs hoje é a segunda maior indexadora de backlinks e informações de um site ficando atrás do Google. É de propriedade dela as métricas DR(Domain Rating) e UR(Url Rating).

aumentar o DR e UR da ahrefs
DR/UR da Ahrefs

Domain Rating – Classificação do Domínio. Essa métrica vai de 0 a 100.
Url Rating – Classificação da url. Métricas que vai de 0 a 100.

Está ai uma outra nota que você precisa melhorar no seu site. Ter um DR e um UR altos são fatores importantíssimos para ajudar seu site a rankear o máximo de conteúdo possível.

Quando um site tem o Domain Authority alto basicamente podemos presumir que ele seja bem forte e relevante. Eu particularmente gosto muito de incrementar essa nota nos meus sites.

Segundo sites de grande porte que tratam de SEO, a métrica UR é uma das mais importante para ajudar um site a rankear conteúdos nas pesquisas. Isso porque obter uma nota alta de UR é mais difícil do que aumentar o DR. Ou seja, se quer rankear uma palavra-chave do seu site dê preferência em criar links em páginas com a UR alta.

Observação: um site pode ter várias notas de autoridade como UR e PA em suas páginas. Cada página do site pode ter sua not. Isso porque somente as métricas relacionadas ao domínio raiz que são o DA e o DR são sempre os mesmo.

CF/TF da Majestic

Menos conhecida por muitos. A majestic também tem suas métricas que são o CF(Citation Flow) e o TF(Trust Follow). Basicamente podemos resumir as duas métricas em confiança, ou seja, a confiança que um site oferece.

Citation Flow – Citação de confiança. Se resume na confiança que um site tem na internet. Basicamente um site com conteúdos relevantes, tem bom tráfego.
Trust Follow – Fluxo de confiança. Aumente seus backlinks com links de qualidade e veja seu fluxo aumentar.

Segundo a majestic um site com CT e TF baixos são sites menos confiáveis e deve ser evitados para criar links neles. Mas calma, não podemos generalizar, do mesmo modo existem as outras métricas para qualificar um site.

Há algum tempo atrás essas métricas estava meio defasadas por não terem um sistema de avaliação 100% eficaz. Contudo a empresa já informou que isso não ocorre mais, e que agora suas métricas são valiosa e importantes nas considerações do algoritmo do Google.

DS/PS da Semrush

Assim como as demais acima, a Semrush também tem suas métricas de avaliação de um domínio, que é o Authority Score e o Page Authority Score.

Authority Score – Pontuação da autoridade domínio de um site, que vai de 0 a 100.
Page Authority Score – Pontuação das páginas de um site, que vai de 0 a 100

A pontuação de autoridade é uma estimativa da autoridade de um site, do quanto o Google confia nele e quanto de impacto no SEO seu domínio tem quando envia hiperlinks para outro site.

Em sintase, e em uma breve analise, as métricas da semrush se parecem com as da moz, mas isso não é verdade. Embora se pareça cada empresa tem sua forma de avaliar a autoridade de um site.

Maneiras de como aumentar a autoridade do domínio do seu site

Melhorar a autoridade do domínio de um site não é tarefa fácil, exige tempo e conhecimento.

Temos muitos sites na internet com conteúdos extremamente valiosos, muitos desses sites têm anos de existência, uns com 5 anos outros com 10 anos, mas ao analisar a autoridade desses sites, muitos deles com notas 10, 20, 30.

Então você se pergunta! Como um sites tão antigos têm uma autoridade baixa?

A reposta para essas métricas serem tão baixas se comparando ao tempo de vida desses sites, é que eles não têm ligação de links em sites com autoridade alta. Como mencionei aqui.

Se você quer de fato melhorar a autoridade do seu site, pode começar a seguir nossas dicas.

Separamos 5 maneiras de como você pode obter backlinks para melhorar a autoridade de seu domínio:

1. Guest post

Crie conteúdos épicos e distribua para outros sites e blogs que aceitam artigos de visitantes, ou contrate serviços de guest post. A estratégia de link building em postagem é muito boa, além de gerar um link, você ainda ganhar tráfego dos visitantes do site linkador.

2. Rede sociais

Crie perfis de links em redes sociais para melhorar a classificação das métricas do seu site. Lembrando que os links têm que ser dofollow.

3. Links em forum

Talvez não seja mais uma boa estratégia para rankear palavras chaves, porém para aumentar o número de referências de domínios podemos usar essas técnica e com isso ganhar alguns pontos nas métricas de autoridade.

4. Comentários

Ainda muito usado para criar links extras em forma de tier. Os comentários deve ser usados com sabedoria. Tente ser natural, tente ofertar uma mensagem positiva e construtiva ao dono do site pelo conteúdo criado. Nada de criar spam, nada de criar um monte de comentário sem sentido.

5. Links em homepage

Essa estratégia é muito forte, pois você recebe praticamente 100% do suco de otimização do site que está linkando para você. Logo, exigiria menos links para melhorar a autoridade em relação as outras técnicas.

Mas, existe dois problemas nesse caso:

  • Um dos problemas é de que poucos hoje em dia estão dispostos a criar um link seja no sidebar, rodapé o blogroll do seu site para alguém.
  • Outro é que você deve ter cuidado ao criar links direto na home de um site, isso porque pode haver uma super ligação de links apontado para o seu site.

Considerações

Lembrando que estamos tratando neste artigo de como aumentar a autoridade do domínio de site, portanto a estratégia de obter backlinks para rankear palavras-chaves não tem embasamento aqui, uma vez que para melhorar a classificação uma palavra nas buscas precisamos criar links para ela, ao contrário de melhorar as notas de autoridade que podemos usar qualquer palavra na linkagem.

Certamente se você seguir nossas dicas conseguirá melhorar as métricas de autoridade do seu site em pouco tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *