7 maneiras simples de aumentar o engajamento com os clientes através de uma comunidade

Como as empresas produzem uma comunidade forte e ativa para o engajamento com os clientes? Um lugar onde os usuários voltam com assiduidade e contribuem com discussões e avaliações. Dessa forma eles obtêm respostas às perguntas, assistem outras pessoas e dividem ideias e interesses coletivos. Em outras palavras eles sentem uma liga significativa com a empresa e com outros clientes.

Ademais uma comunidade pode ser criadas de várias formas. Pode ser através de blog, forum, redes socais, e diversas outras formas. Com efeito seus clientes possam ter um canal para buscar ajuda de forma simples e descomplicada, contribuir com avaliações sobre compras e aquisição de serviços ou produtos, fazer perguntas e buscar experiência de outros clientes para que eles possam ter convicção de que estão se envolvendo com a empresa certa.

Relacionado: engajamento nas redes sociais

Em resumo uma comunidade pode ser muito mais do que um canal de entretenimento ou conversas com diversas pessoas. O serviço de engajamento dos clientes através de uma comunidade pode ser fator decisivo para você ter sempre clientes assíduos e novos adquirindo os produtos ou serviços da sua empresa.

O desenvolvimento de uma comunidade online é um desafio no mundo digital de hoje. Dessa forma são as empresas que produzem uma comunidade de clientes vocais, entusiastas e interessados que mostram o verdadeiro valor da comunidade. Abaixo estão 10 maneiras infalíveis de promover esse tipo de engajamento da comunidade.

#1: comece com conteúdo relevante e atraente

Com o intuito de aumentar a leitura propague conteúdo de alta qualidade na sua comunidade. Coloque-se no lugar de seus clientes e analise as informações de que eles precisam. Quais temas frequentes você pode ceder? Como você pode elaborar melhor as participações em categorias fáceis de navegar? Onde um vídeo pode informar melhor os usuários?

Em suma poucas empresas entendem sobre o conteúdo em todo o fase de vida do cliente, desde notas sobre como começar até o conteúdo que ajuda os consumidores a se tornarem clientes avançados e obter o máximo valor com o tempo.

#2: Torne a comunidade fácil de ser encontrada

Por fim não interessa o quão grande seja sua comunidade, se ninguém conseguir encontrá-la. Uma comunidade forte tem diversos pontos de entrada. O local óbvio está unido ao seu site institucional.

Por exemplo, sua comunidade pode ser integrada à suas redes sociais como a página do Facebook ou twitter da sua instituição, onde os clientes costumam ir com conversas ou observações.

Uma vez que cada vez mais empresas também compõem a comunidade ao portal do cliente, tornando-o parte do sistema de acesso a página de usuário, desta forma o cliente pode obter respostas imediatas.

#3: Adicione a comunidade como parte da experiência do cliente

Revele a comunidade em ferramentas de marketing e comunicações com o cliente e tenha brio do que isso diz sobre você como uma empresa com visão de futuro, clara e orientada para atividades. Dessa forma quanto mais valor você atribui à sua comunidade, mais clientes o seguirão.

#4: Tenha sempre o conteúdo atualizado e interessante

A fim de dispor de um processo para gerar e manter uma comunidade viva. Veja em sua comunidade como um local em regular mudança, onde você está sempre removendo conteúdo antigo e adicionando novo. Efetue a análise do que os clientes buscam e crie proativamente esse conteúdo. Procure tópicos e aspectos que mereçam mais informações.

Nunca deixe um cliente sem resposta. Se o seu objetivo é o engajamento do cliente através de uma comunidade não faz sentido você não manter constantemente seus clientes informados.

#5: Do engajamento com os clientes à membros

Um novo membro na comunidade é objetivo de comemoração. Abra a mão e dê as boas novas ao grupo. Os administradores da comunidade devem iniciar se expondo e compartilhando o destino geral da comunidade. Na comunicação, eles podem explicar como começar, incluindo instruções sobre a melhor forma de pesquisar, navegar, postar e preencher um perfil.

Dedique-se ao tempo de manter seus clientes instruídos e informados de como proceder e usar a comunidade para buscar soluções e apresentar resultados satisfatórios.

#6: Ofereça conteúdos épicos na sua comunidade

Uma ideia de envolver os clientes a voltar é distribuir conteúdo que eles não podem obter em nenhum outro lugar. Você pode proporcionar aviso prévio acerca de vagas de treinamento ou publicar alertas de forma dinâmica, como problemas conhecidos ou interrupções.

#7: Origem da multidão

Explore o poder da multidão para resolver questões, fornecer insights e partilhar ideias. Os clientes muitas vezes compartilham por conta própria, mas se uma comunidade tiver um modo para convidar proativamente a base de clientes a sugerir, os benefícios serão muito mais poderosos.

Publique uma questão com a qual sua empresa tem empenhado e veja o que a comunidade tem a pensar. As empresas costumam exigir ideias para novas aplicações criativas de um produto real.

4 thoughts on “7 maneiras simples de aumentar o engajamento com os clientes através de uma comunidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *