Macbook vs. Windows: Quais são as particularidades de cada um

Isabelle C.
5 min de leitura
Macbook

Se você está em busca de adquirir um novo computador, é normal ficar em dúvida sobre qual sistema operacional escolher. Hoje em dia, existem dois que dividem o mercado e opiniões de especialistas: o Windows e o Macbook.

Os dois são considerados os melhores da atualidade, mas quem é fã da Apple costuma comprar Macbook para que ele se conecte com seus demais aparelhos da marca.

Enquanto isso, quem precisa de um computador potente a um custo acessível, pode preferir os modelos do Windows, que são mais fáceis de usar e costumam funcionar bem com qualquer programa.

Mas, a escolha de um sistema operacional deve ser feita com cuidado. Para isso, o melhor a se fazer é conhecer as particularidades de cada um deles para tomar uma decisão coerente.

Visto isso, neste artigo você conhecerá as principais características de cada sistema e no final vai conferir dicas para saber como fazer uma boa escolha!

Quais são as características do Macbook?

Começando pelo gigante da Apple: o Macbook, considerado um dos sistemas mais consistentes do mundo.

Hoje o Macbook faz parte do ecossistema da Apple, o que garante que ele seja interligado com outros aparelhos da marca para assim compartilhar informações de forma rápida.

O Macbook é considerado fácil de usar. Com uma interface superintuitiva, o usuário consegue se localizar facilmente para realizar qualquer tarefa que deseja. Além disso, esse computador dificilmente trava durante o uso, o que mostra que eles são muito estáveis.

A instalação ou atualização de programas também se dá de forma fácil, principalmente porque o sistema já vem com uma série de softwares instalados e prontos para serem utilizados.

Mas, apesar de oferecer ótimas vantagens, o valor de um Macbook hoje é bem elevado quando comparado a outras opções. Além disso, o fato dele vir apenas nos computadores da Apple limita a sua disponibilidade no mercado.

Por fim, o design dos Macbooks é interessante porque eles conseguem adicionar diversos elementos sem afetar a sua usabilidade. No entanto, alguns modelos de notebook podem vir com uma tela muito pequena e sem o teclado numérico.

E as características do Windows?

Já o Windows é um sistema operacional criado pela Microsoft, conhecido por ser o mais utilizado do mundo. Esse sistema contém diversas funcionalidades interessantes que podem ser utilizadas a um preço acessível.

Além disso, é possível encontrar computadores de diversas marcas, como Samsung e Lenovo, usando o sistema operacional do Windows. Dessa forma, o seu leque de opções se torna ainda maior.

Devido a isso, fica fácil escolher notebooks com design diferenciados, como uma tela maior e o teclado numérico, por exemplo.

E não podemos esquecer do fato de que o sistema do Windows é mais compatível em termos de programas e jogos. Afinal de contas, como esse é o sistema mais utilizado, os desenvolvedores sempre criam os programas para se adaptar a ele primeiro.

Isso garante que você consiga acessar praticamente qualquer programa que quiser sem nenhum obstáculo.

Por fim, os computadores com Windows costumam ser acessíveis em termos de preço. Como muitas marcas criam computadores com esse sistema, é mais fácil encontrar opções que realmente se encaixem no seu bolso.

No entanto, o sistema do Windows é conhecido por travar após um bom tempo de uso. Isso pode ser arrumado com a inserção de um SSD, que deixa o computador mais rápido do que o uso de HDs comuns.

Como saber qual dos dois escolher?

O Windows e o Macbook possuem suas vantagens e desvantagens, mas ambos os sistemas são considerados ótimos. Por isso, a escolha entre eles pode se tornar difícil.

Sendo assim, um bom caminho a tomar é considerar qual será o uso do computador e o que você espera dele. Além disso, analisar o valor que tem disponível para investir no item também deve ser considerado na hora de escolher o sistema.

Por fim, é interessante analisar também os demais aparelhos que você tem em casa para verificar qual dos sistemas poderia oferecer um nível de conexão mais apropriado.

Compartilhe este artigo
Jornalista, redatora e copywrite. Gosto de escrever, publicar artigos sobre os diversos assuntos.
Deixe um comentário