Uma roupa de cama limpinha, cheirosa e confortável é o sonho de qualquer pessoa. Mas, para conseguir uma verdadeira cama de hotel em casa, é preciso prestar atenção também nos cuidados com as roupas de cama, cobertor casal, edredons e fronhas.
Algumas dicas podem te ajudar a manter as roupas de cama da sua casa sempre limpinhas e com alta qualidade, principalmente quando falamos da lavagem. Vamos ver alguns macetes para você ter roupas de cama de qualidade no seu dia a dia?
5 dicas para lavar a roupa de cama do jeito certo
Para manter as roupas de cama limpinhas e confortáveis por mais tempo, vale a pena conhecer algumas dicas de lavagem para isso! Acompanhe e aprenda a deixar suas roupas de cama cheirosas e macias.
1. Use a quantidade correta de sabão
Nem sempre a maior quantidade de sabão significa maior limpeza. Por isso, sempre siga a indicação de quantidade da sua máquina de acordo com o espaço ocupado pelas roupas de cama.
Usar sabão em excesso faz com que o produto se acumule nas fibras, deixando a roupa de cama mais endurecida com o tempo, além de atrapalhar a limpeza eficaz, que garante a eliminação de bactérias e ácaros.
2. Lave com água morna ou quente
Outra dica ótima para quem quer roupas de cama superlimpinhas e desinfetadas é lavá-las com água morna ou quente. A temperatura ajuda a eliminar fungos, bactérias e ácaros, ótimo para quem é sensível a isso.
A função do uso da água quente é comum em muitas máquinas de lavar e vale a pena utilizar. Quem não tem opção na máquina pode deixar as peças de molho em água quente antes de colocá-las para lavar na máquina.
Mas, atenção: confira na etiqueta se o fabricante indica o uso. Muitas vezes a água quente pode encolher alguns tecidos, então vale a pena verificar antes.
3. Não exagere no amaciante
Muita gente acha que quanto mais amaciante, mais cheirosa a roupa de cama vai ficar. Mas não é bem assim. Na verdade, usar a quantidade correta é a melhor ideia, pois garante que o cheiro seja devidamente sentido.
Quando você utiliza muito amaciante, o resultado é um tecido mais duro e até com aquele cheiro úmido, resultado do resquício de produto nas fibras. Por isso, sempre use a quantidade indicada na máquina para o volume de peças.
4. Faça a secagem adequadamente
Outro passo muito importante para garantir a qualidade e a maciez da roupa de cama. O melhor tipo de secagem desse tipo de peça é ao ar livre, na sombra. Assim, toda a água evapora bem, deixando o tecido bem macio.
Para quem prefere as secadoras, sempre deixe o tempo indicado para o tipo de peça e tecido. E não deixe a roupa de cama lá dentro por muito tempo, pois você perder aquela sensação de cheiro de roupas limpas, além de ser um local propício para surgimento de fungos.
5. Atenção redobrada com cobertores e edredons
Antes de lavar o edredom ou cobertor, verifique as instruções do fabricante na etiqueta. Como os cobertores têm fibras mais grossas e o edredom, enchimento, é preciso ter cuidado com a lavagem e secagem.
Utilize máquinas de lavar de grande capacidade para acomodar o edredom ou cobertor, para evitar que as peças estraguem e a máquina não consiga lavá-las corretamente.
Além disso, se possível, seque o edredom ou cobertor ao ar livre e à sombra, para evitar que a exposição direta ao sol danifique as fibras. Se usar a secadora, opte por uma temperatura baixa ou média para não prejudicar os fios nem o enchimento.