Como limpar panela de inox?

As panelas de inox são as queridinhas na cozinha, mas precisam de cuidados especiais na hora de limpar. Confira algumas dicas!

O aço inox é um material que está sendo muito valorizado para panelas e utensílios de cozinha. Porém, a utilização incorreta desses utensílios de inox, principalmente na hora de lavar podem diminuir sua vida útil.

As panelas de inox distribuem o calor de maneira mais uniforme e não liberam nenhum tipo de resíduo no alimento, podendo ser consideradas, assim, mais saudáveis.

Técnicas para manter o inox sempre com a mesma coloração, evitando manchas e escurecimento são utilizadas até em cozinhas profissionais. Continue lendo para conferir algumas dicas para preservar suas panelas de inox.

Truques para a remoção de manchas no interior da panela

Temos certeza que você ficará surpreso ao ver o quão simples e acessíveis são os ingredientes para a remoção de manchas no interior da panela de inox. Não se engane, esses truques não são apenas caseiros, mas também são utilizados nas cozinhas profissionais e em todo o mundo.

O primeiro ingrediente é o limão, ele sozinho já resolve, em bom tamanho, o problema das manchas nas panelas de inox. Esprema um limão, mas saiba que dependendo do tamanho e da intensidade da mancha poderá ser usado mais de um. Passe o suco por toda a parte manchada, o lado macio da esponja é sua aliada nesse momento, e deixe agir por 15 minutos. Depois desse tempo é só lavar a panela normalmente com água em abundância e detergente neutro.

O segundo ingrediente é o vinagre, ele possui as mesmas propriedades, e a mesma facilidade, que o limão possui para retirar manchas do inox. Misture 4 colheres de vinagre, podendo aumentar conforme a intensidade da mancha, com água e leve ao fogo até ferver. Após a fervura, desligue o fogo, espere esfriar e lave normalmente a panela, com água em abundância e detergente neutro.

Tanto o limão quanto o vinagre possuem a acidez necessária para a remoção de manchas, portanto o uso dos dois é indicado e você pode optar por aquele que tiver em casa de maneira mais acessível.

Truques para a remoção de manchas no exterior da panela

Para manchas na parte externa da panela não tem segredo, use limão ou vinagre também.

Ferver o vinagre no interior da panela não adiantará caso o problema seja na parte externa, portanto, nesse caso, despeje o vinagre sobre a mancha e esfregue suavemente a esponja com o lado macio.

O inox é um material muito delicado que risca com facilidade, portanto, caso surja alguma mancha do lado externo da panela nunca esfregue com força ou utilize o lado mais áspero da esponja para limpá-la.

Tirando o amarelado

Um dos problemas mais recorrentes com panelas de inox é o aspecto amarelado que elas podem adquirir com o tempo.
Esse amarelado se dá por conta de partículas de gordura que ficam impregnadas no fundo da panela. Para retirá-las a água quente é sua aliada, após a lavagem derrame água em uma temperatura acima de 80º C sob todas as suas panelas, talheres, e principalmente, sob a esponja que foi usada para lavar esses utensílios, pois as partículas de gordura podem se impregnar na esponja e contaminar uma próxima lavagem.

Cuidados na hora de secar

Você sabia que o cloro presente na água da pia pode manchar sua panela de inox? Pois é, por conta disso você deve deixar a panela no escorredor apenas por tempo suficiente para que o excesso de água saia e depois seque com um pano de pratos ou com um papel-toalha.

Para deixar suas panelas brilhando você pode borrifar álcool 70 nos utensílios de inox e usar um pano de prato seco para lustrar as peças. Além disso, com essa finalização com álcool 70 as manchas por gotículas de água desaparecem totalmente.

One thought on “Como limpar panela de inox?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *