Qual o melhor tipo de papel-toalha?

Saiba como escolher o melhor material para finalizar a higiene das mãos nos banheiros

Quando falamos de higiene e limpeza das mãos, o papel-toalha é uma das formas mais práticas para enxugar as mãos. Especialmente em banheiros de empresas, onde o uso do espaço é coletivo, ter materiais de qualidade para oferecer aos funcionários e visitantes é essencial e mostra cuidado com as pessoas.

Mas não basta só comprar e deixá-lo disponível. É muito importante pensar na qualidade do material que você vai oferecer. Se você já esteve em um banheiro onde o papel-toalha disponível não secava bem, sabe do que estamos falando. 

O ideal é oferecer um produto que seca usando menos folhas. É um pensamento não apenas ecológico como econômico. Daí a importância de saber qual o produto ideal para usar na secagem das mãos.  Vamos descobrir?

A importância do papel-toalha

A higiene pessoal nunca foi tão valorizada quanto de 2020 até agora. Os brasileiros já tinham bons hábitos em relação a banhos e cuidados pessoais, mas muita coisa mudou desde então.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Qualibest, cerca de 94% da população do Brasil mudou os hábitos de higiene e passou a ser mais cuidadosa, principalmente com as mãos. Uso de álcool em gel e demais produtos foram incorporados ao dia-a-dia dos brasileiros.

Mas sabemos que o mais indicado para fazer a assepsia completa das mãos é o uso de água e sabão, acompanhados de um bom papel-toalha para finalizar a higiene. Até porque não combina ter produtos de qualidade e oferecer toalha de pano para secar as mãos, não é?

Então, a escolha dos produtos do banheiro da empresa precisa ser muito mais criteriosa também, para acompanhar esse ritmo de novos hábitos de higiene dos brasileiros. Afinal, a preocupação com a saúde passou a ser coletiva.

Por isso, papel que não seca bem, que se desfaz nas mãos ou que deixa cheiro ruim após o uso passou a ser visto com maus olhos pelos usuários. Sabendo da importância que o papel-toalha tem na higiene, saiba agora dicas de como escolher o melhor:

Escolha boas marcas

O primeiro ponto é saber que o mais barato às vezes sai caro. Não adianta tentar comprar a marca mais barata, porque o papel-toalha pode ter uma qualidade muito ruim e algumas das características que te contamos ali em cima.

Pesquise no mercado quais as marcas mais conhecidas e que tem mais qualidade quando o assunto é papel-toalha para banheiro. Optar por empresas que estão há mais tempo no mercado funciona muito bem.

Observe a gramatura

Esse valor se refere ao peso dele em 1 metro quadrado do papel. Ou seja, quanto mais pesado, mais grosso o papel-toalha é.

Esse é um fator importante pensando na economia: produtos mais grossos apresentam uma qualidade melhor e ajudam a secar com menos folhas. Perfeito para economizar e trabalhar a conscientização ecológica no banheiro com cartazes indicando uso de uma folha por pessoa, por exemplo.

Atenção à quantidade de folhas

Esse número diz respeito a quantas folhas são coladas umas sobre as outras na hora da fabricação do papel. Então é outro fator importante que deve ser considerado para a secagem das mãos, assim como a gramatura. 

Nos pacotes, as folhas podem ser simples, duplas, triplas e assim por diante. Na hora de escolher, prefira, no mínimo, as duplas e com construção laminada, que é quando o processo de colagem impede que uma folha se solte da outra.

Analise a gofragem

Já viu algumas decorações no papel-toalha, como alto relevo e estampa? Essa decoração recebe o nome de gofragem e pode tornar o papel personalizado, com destaque para a marca do fabricante.

Contudo, algumas marcas usam esse processo para imprimir umas bolinhas no papel que acabam não sendo só um mero detalhe. Esse tipo de gofragem facilita na hora de pegar o papel-toalha do dispenser e também é importante para ajudar na secagem.

Confira a composição do papel-toalha

É outro aspecto técnico que influencia diretamente na escolha de bons materiais. Na hora de escolher você vai se deparar com três opções: 

  • Papel 100% celulose: vem da célula virgem da celulose e que não foi usado em nenhuma outra fabricação de papel. É ideal para áreas da saúde e setores alimentícios.
  • Papel-toalha misto: mistura de celulose virgem com outros papéis reciclados. Apesar de unir materiais de várias origens, as boas marcas garantem excelente qualidade nesse tipo de produto.
  • Papel-toalha reciclado: mistura de vários tipos de papel, feita a partir de reciclagem. São mais baratos no mercado, mas a qualidade fica prejudicada. 

O tipo não aconselhado para uso em banheiro é o papel-toalha reciclado. A ideia da reciclagem pode parecer interessante do ponto de vista da preservação ao meio ambiente, mas neste caso pode causar danos à saúde.

Contudo, devido ao uso de papéis vindos de todas as origens, se o processo de produção não for muito rigoroso é possível que substâncias perigosas como o Bisfenol possam estar presentes no produto.

Por isso, na hora de escolher seu papel-toalha, siga as dicas que demos aqui para não errar em qualidade e causar riscos à saúde de quem for usar. Mas, claro, conte com parceiros que podem te oferecer os melhores produtos, com a qualidade que você confia!