Sala de jantar: como escolher a mesa e cadeiras ideais?

A sala de jantar é um dos ambientes mais tradicionais em uma casa. Lugar para fazer as refeições, e receber familiares e amigos. Esse espaço pede um belo conjunto de mesa e cadeiras para acomodar todo mundo, não é mesmo?

Se você está pretendendo trocar esses móveis ou ainda está comprando um conjunto novo pode estar se perguntando quais os melhores modelos de mesa e cadeira para a sua sala de jantar. A variedade é gigantesca. De cadeira quadrada e redonda, tem de tudo o que se possa imaginar.

O mais importante, porém, é analisar a necessidade das pessoas que moram na casa, seu cotidiano, estilo de vida e o espaço disponível para alocar esses móveis. Com tudo isso em dia, você terá uma sala de jantar dos sonhos.

Conheça as dimensões antes de comprar

Um erro bem comum ao comprar um conjunto de mesa com cadeiras é não conhecer o tamanho exato do cômodo onde elas vão ficar. Não adianta ter as dimensões só na sua cabeça: você precisa ter as medidas exatas do seu espaço antes de fazer um investimento desse gênero.

Saber isso é essencial para não fazer uma compra de algo que, no final das contas, não vai ficar bem e nem vai te oferecer o conforto necessário. Para evitar que isso aconteça, além de saber as dimensões da sala, é preciso ter em mente as proporções adequadas da mesa e das cadeiras.

Por exemplo, na hora de calcular o número de cadeiras, o indicado é que a quantidade seja de pelo menos dois assentos a mais que o número de pessoas que moram na casa. Quem recebe muitos convidados, por sua vez, pode investir em cadeiras extras.

Outra medida que deve ser considerada: cada ocupante deve dispor de um espaço de largura em média de 60 a 70 cm. Esse detalhe será determinante para definir a quantidade de cadeiras de modo confortável para todos que estiverem sentados.

Referente às cadeiras, a escolha vai depender se você vai comprar o conjunto com a mesa ou separadamente. Quanto às medidas, é preciso que haja um tamanho adequado que é de 50 cm de altura (para mesas com 75 cm, que é o tamanho médio).

Escolhendo a mesa de jantar

Modelo quadrado

A mesa de jantar quadrada tende a ser mais usada por quem recebe pouca gente em casa ou mora só porque, geralmente, são menores. Porém, há modelos que abrigam até 10 cadeiras tranquilamente. Para duas pessoas, a medida mínima é de 90 cm x 90 cm; para quatro 100 cm x 100 cm, para seis 140 cm x 140 cm.

Modelo retangular

Os modelos retangulares, tendem a ser mais usados, principalmente por quem adora receber convidados. Para acomodar quatro cadeiras, 130 cm x 75 cm é a medida mínima; já para seis ocupantes é de 160 cm x 75 cm; com oito, 200 cm x 110 cm e com dez assentos, 280 cm x 110 cm.

Modelo redondo

Ideal para lugares menores, apesar de receber cadeiras extras. Porém, não é recomendado que o número seja muito alto porque esse modelo dificulta a passagem das comidas na hora de servir. Para dois lugares, o mínimo é 90 cm de circunferência; para quatro, 110 cm; para seis, 120 cm; e para oito, 150 cm.

Modelo oval

Modelo bem diferente e menos comum, a mesa oval precisa ter uma medida mínima de 137 cm x 91 cm para acomodar tranquilamente quatro pessoas; 198 cm x 122 cm para seis pessoas; e 217 cm x 117 cm para oito. É ideal para quem tem um espaço mais amplo.

Um aspecto que vai fazer toda a diferença no quesito mesa, é o material usado. Madeira, vidro, pedra, a variedade é muito grande e vai depender, principalmente, do seu estilo e o da sua casa, bem como da sua disponibilidade financeira.

Cadeiras

Como mencionado anteriormente, a escolha das cadeiras vai depender se você vai comprar o conjunto com a mesa ou separadamente. O benefício de comprar tudo junto é a segurança maior da combinação e do espaço, enquanto que ao comprar separadamente você tem mais liberdade para criar combinações.

O mais indicado é investir em cadeiras estofadas por conta do conforto extra. Caso seu espaço seja reduzido, prefira cadeiras sem braços. Já quem busca mais assentos, vale misturar cadeiras e bancos.

Por fim, lembre-se que não existe um modelo ideal de mesa e cadeiras, mas sim um modelo ideal para o que você precisa e gosta. Tendo isso em mente e com essas dicas fica muito mais fácil fazer essa escolha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *