Sala de jantar: como escolher a mesa e cadeiras ideais?

Isabelle C.
6 min de leitura
sala de jantar

A sala de jantar é um dos ambientes mais tradicionais em uma casa. Lugar para fazer as refeições, e receber familiares e amigos. Esse espaço pede um belo conjunto de mesa e cadeiras para acomodar todo mundo, não é mesmo?

Se você está pretendendo trocar esses móveis ou ainda está comprando um conjunto novo pode estar se perguntando quais os melhores modelos de mesa e cadeira para a sua sala de jantar. A variedade é gigantesca. De cadeira quadrada e redonda, tem de tudo o que se possa imaginar.

O mais importante, porém, é analisar a necessidade das pessoas que moram na casa, seu cotidiano, estilo de vida e o espaço disponível para alocar esses móveis. Com tudo isso em dia, você terá uma sala de jantar dos sonhos.

Conheça as dimensões antes de comprar a Sala de jantar

Um erro bem comum ao comprar um conjunto de mesa com cadeiras é não conhecer o tamanho exato do cômodo onde elas vão ficar. Não adianta ter as dimensões só na sua cabeça: você precisa ter as medidas exatas do seu espaço antes de fazer um investimento desse gênero.

Saber isso é essencial para não fazer uma compra de algo que, no final das contas, não vai ficar bem e nem vai te oferecer o conforto necessário. Para evitar que isso aconteça, além de saber as dimensões da sala, é preciso ter em mente as proporções adequadas da mesa e das cadeiras.

Por exemplo, na hora de calcular o número de cadeiras, o indicado é que a quantidade seja de pelo menos dois assentos a mais que o número de pessoas que moram na casa. Quem recebe muitos convidados, por sua vez, pode investir em cadeiras extras.

Outra medida que deve ser considerada: cada ocupante deve dispor de um espaço de largura em média de 60 a 70 cm. Esse detalhe será determinante para definir a quantidade de cadeiras de modo confortável para todos que estiverem sentados.

Referente às cadeiras, a escolha vai depender se você vai comprar o conjunto com a mesa ou separadamente. Quanto às medidas, é preciso que haja um tamanho adequado que é de 50 cm de altura (para mesas com 75 cm, que é o tamanho médio).

Escolhendo a mesa de jantar

Modelo quadrado

A mesa de jantar quadrada tende a ser mais usada por quem recebe pouca gente em casa ou mora só porque, geralmente, são menores. Porém, há modelos que abrigam até 10 cadeiras tranquilamente. Para duas pessoas, a medida mínima é de 90 cm x 90 cm; para quatro 100 cm x 100 cm, para seis 140 cm x 140 cm.

Modelo retangular

Os modelos retangulares, tendem a ser mais usados, principalmente por quem adora receber convidados. Para acomodar quatro cadeiras, 130 cm x 75 cm é a medida mínima; já para seis ocupantes é de 160 cm x 75 cm; com oito, 200 cm x 110 cm e com dez assentos, 280 cm x 110 cm.

Modelo redondo

Ideal para lugares menores, apesar de receber cadeiras extras. Porém, não é recomendado que o número seja muito alto porque esse modelo dificulta a passagem das comidas na hora de servir. Para dois lugares, o mínimo é 90 cm de circunferência; para quatro, 110 cm; para seis, 120 cm; e para oito, 150 cm.

Modelo oval

Modelo bem diferente e menos comum, a mesa oval precisa ter uma medida mínima de 137 cm x 91 cm para acomodar tranquilamente quatro pessoas; 198 cm x 122 cm para seis pessoas; e 217 cm x 117 cm para oito. É ideal para quem tem um espaço mais amplo.

Um aspecto que vai fazer toda a diferença no quesito mesa, é o material usado. Madeira, vidro, pedra, a variedade é muito grande e vai depender, principalmente, do seu estilo e o da sua casa, bem como da sua disponibilidade financeira.

Cadeiras

Como mencionado anteriormente, a escolha das cadeiras vai depender se você vai comprar o conjunto com a mesa ou separadamente. O benefício de comprar tudo junto é a segurança maior da combinação e do espaço, enquanto que ao comprar separadamente você tem mais liberdade para criar combinações.

O mais indicado é investir em cadeiras estofadas por conta do conforto extra. Caso seu espaço seja reduzido, prefira cadeiras sem braços. Já quem busca mais assentos, vale misturar cadeiras e bancos.

Por fim, lembre-se que não existe um modelo ideal de mesa e cadeiras, mas sim um modelo ideal para o que você precisa e gosta. Tendo isso em mente e com essas dicas fica muito mais fácil fazer essa escolha.

Compartilhe este artigo
Jornalista, redatora e copywrite. Gosto de escrever, publicar artigos sobre os diversos assuntos.
Deixe um comentário