Você conhecia a “Avenida Brasil” em Buenos Aires?

Isabelle C.
Isabelle C.

Conheça mais sobre Buenos Aires e a rua de nome peculiar Avenida Brasil.

Curiosidades sobre o Brasil na Argentina, saiba da rua Avenida Brasil que fica em Buenos Aires. Entenda como é relação entre brasileiros e argentinos no que diz respeito às diferenças culturais e a origem de nomes de ruas.

O nome do Brasil está em todo canto do mundo, o país tropical mais belo do planeta está sempre sendo representado em nomes de ruas, avenidas, e até bairros e cidades. Na Argentina existe uma rua bastante peculiar com o nome que muitos consideram uma homenagem ao país, a Avenida Brasil que conta com muito comércio ao seu redor.

Apesar de ser bastante incomum encontrar uma rua de nome Brasil, isso acontece na Espanha e na Argentina. Basicamente qualquer país quem teve contato com o pau Brasil ou com o país Brasil homenageia de alguma forma esse nome, atribuindo ele a casas, ruas, avenidas, etc. Algumas escolas de espanhol na Argentina ficam bem próximas da Avenida Brasil que está repleta de comércios.

- Publicidade -
guest postguest post

Quem procura por lições de espanhol fora do Brasil certamente se interessa por curiosidades que vão remeter ao seu país origem. Na Argentina logo em Buenos Aires, a capital do país você encontra essa avenida de nome peculiar que apesar de parecer uma homenagem ao país só possui a mesma origem de nome que o Brasil país.

Basicamente o nome do Brasil e da Avenida Brasil na Argentina é uma homenagem a uma das madeiras mais nobres do mundo o Pau Brasil. Por muitos anos o mundo inteiro comercializou dessa madeira em larga escala, hoje ela ainda é produzida, mas a venda exacerbada como nos séculos anteriores cessaram um pouco.

De fato a Avenida Brasil fica muito bem localizada, próximo a ela existe um cassino, dois hospitais e muitos hotéis. Essa avenida fica logo no coração de Buenos Aires, algo bem curioso de se pensar é que no coração de Buenos Aires existe um pouco de Brasil por lá.

Curiosidades sobre o Brasil na Argentina

Avenida Brasil

Apesar da avenida ser uma feliz coincidência muita coisa por lá tem influencia brasileira, existem até mesmo ruas inteiras só para brasileiros. Por exemplo, em Buenos Aires a cada ano passa o número de brasileiros por lá aumentam, muita gente viaja para lá para estudar o espanhol e acabam gostando da cidade que já está mais do que acostumada a receber brasileiros de todas as idades.

Estudar espanhol é o atrativo principal da Argentina para brasileiros. Muita gente começa a estudar por lá e domina a língua mais praticidade devido à facilidade em praticar o idioma, afinal de contas a língua oficial do país é o Espanhol. Com a grande chegada de brasileiros muita coisa sofreu impacto direto cultural, hoje em dia é possível encontrar ONGs só para brasileiros nas terras Argentinas.

Nas ONGs de cultura brasileira o folclore, os contos, e as músicas tradicionais do Brasil marcam presença. Esses locais são muito frequentados por brasileiros e argentinos, a grande ideia dessas organizações é promover ainda mais a vida em harmonia entre brasileiros que estão em Buenos Aires e quem é nativo da região.

Além das ONGs a música brasileira também está muito presente na Argentina. Cantoras como Anitta e Pablo Vittar fazem fama em todo o mundo, suas músicas podem ser ouvidas em todos os cantos do mundo, principalmente em boates e casas de show para brasileiros.

Semelhanças e diferenças culturais

Apesar de Brasil e Argentina serem dois países que fazem fronteira o processo de colonização de ambos foi bem diferente o que gerou dois países completamente diferentes. A primeira grande diferença cultural está na língua de oficial, por mais que possa apenas um idioma uma língua representa muito mais do que parece.

Ao falar em português você usa de referência de palavras que foram criadas a partir de um ponto de partida diferente do espanhol, por esse motivo que mesmo as duas línguas sendo muito parecidas eles soam tão diferentes uma da outra. As diferenças culturais começam por ai vão até a forma de pensar e agir.

Algumas características tanto argentinas quanto brasileiras compartilham, por exemplo o Churrasco é um prato muito apreciado em ambos os países e a paixão por futebol é bem semelhante. Essas semelhanças fazem com se adaptar ao morar em Buenos Aires seja mais fácil, pois você não sente problemas com alimentação, com lazer, etc.

De fato, a Argentina é um dos melhores destinos para brasileiros que buscam estudar espanhol. Aprender uma segunda língua sendo exposto a ela diariamente e sendo obrigado a utiliza-la no cotidiano é o que torna mais rápido o processo de aprendizado, dessa forma estudar fora do Brasil acaba sendo uma ótima opção principalmente se você optar por morar na Argentina.

Como é para um brasileiro viver em Buenos Aires?

Como foi dito anteriormente, a cultura brasileira e a cultura Argentina é bem semelhante. O processo de adaptação a um novo país leva tempo independentemente do lugar que viajar, mas é fato que em um lugar repleto de brasileiros, com a cultura brasileira instaurada e com muitos locais de lazer só para brasileiros o processo de adaptação fica bem mais curto.

Quem viaja para lá e decide ficar não sofre problemas com alimentação diferente, nem com falta de lugares para passeio. De fato a única coisa que pode te incomodar é o clima da Argentina, mas dependendo da região em que você mora nem isso se torna um problema, afinal de contas a Argentina é um país bem frio.

O interessante da Argentina é que o processo para visto de entrada no país é bem simples. Pelo fato de ser um país Sul-Americano você só precisa tirar o passaporte para viagens internacionais e pronto tem em mãos toda a documentação necessária para conhecer a Argentina. A cultura brasileira e argentina estão cada vez mais misturadas, quem decide mudar para Buenos Aires tem uma boa experiência ao fazer isso já que vai se sentir em casa mesmo fora do Brasil.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *