Quando alguém consegue vender até as coisas mais discretas como sapatos masculinos, isso se chama talento em vendas. Mas a arte de vender não consiste em dizer às pessoas algo de que elas não precisam. É mostrar a eles que sua decisão é a certa. Convicção em vez de manipulação.
1. Seja curioso
Aborde as pessoas Os vendedores devem mostrar mais presença, permanecendo onde as pessoas interessantes estão ou poderiam estar. Não principalmente para vender algo de imediato, mas para expandir sua própria rede de pessoas que podem ser interessantes para você ou para aqueles ao seu redor.
2. Se interesse nas pessoas
As pessoas gostam de falar sobre si mesmas e ficam felizes quando a outra pessoa está realmente interessada nelas. Portanto, cada pessoa pode ser um enriquecimento valioso para todos com base em suas experiências, por exemplo, para aprender algo ou para entender melhor por que alguns pensam e agem da maneira que agem.
3. Questionando o que você não entende
Por falsa vergonha, muitos não ousam admitir honestamente quando não entenderam algo. É por isso que os vendedores devem falar de maneira que possam compreender a pessoa que está à sua frente com pouco esforço. Por respeito natural ao cliente, os vendedores fazem perguntas quando não entendem algo.
4. Pense junto com o cliente
Nem tudo que é bem intencionado é bem recebido. Ninguém pode dizer a sorte. É por isso que nenhum vendedor pode saber o que o cliente realmente deseja e precisa, e por quê. Os vendedores precisam ajudar os clientes a encontrar a melhor solução para o cliente. Isso só é possível se você fizer boas perguntas.
5. Ofereça a melhor solução primeiro
Para evitar negociações de preços ou fechar negócios mais rapidamente, os vendedores nas lojas muitas vezes não oferecem a melhor solução, mas sim aquela com a qual esperam menor resistência. Mas a questão não é que os vendedores tenham o mínimo de estresse possível, mas sim que seus clientes terão que comprar no futuro.
6. Não aborreça seus clientes
Muitas vezes, os clientes não gostam de comprar porque sentem um número anônimo ou um meio para um fim. Por meio de raciocínio, comprometimento e originalidade, os vendedores podem se destacar da multidão de uma forma benéfica.
7. Não fale bem, seja honesto.
Vendedores que se concentram apenas em sua própria comissão e carreira dão uma contribuição decisiva para o fato de que as vendas – apesar de sua relevância econômica – têm um status social ruim. Portanto, se um fornecedor não tiver uma solução adequada para o cliente, ele deve rejeitar o pedido.
8. Entenda as objeções como sinais de interesse
Se os vendedores ouvirem muitas objeções, a estrutura da conversa não está certa. Algumas objeções, entretanto, são perfeitamente normais. Os clientes não dizem isso para aborrecer os vendedores, mas porque querem ter certeza de que estão gastando o dinheiro na coisa certa.
9. Não faça falsas promessas
Aqueles que abordam abertamente possíveis problemas que possam surgir como resultado da cooperação não estão apenas fazendo um favor à sua consciência, mas também aos seus clientes.
Em qualquer caso, quase nenhum cliente acredita que tudo sempre funciona 100 por cento. É exatamente por isso que ele precisa de um parceiro que o acompanhe em todos os momentos.
10. Venda apenas algo que você espera.
Às vezes, há dias em que simplesmente não dá certo. Infelizmente, isso faz parte da vida. Mas se você vende algo que não ama a si mesmo, nunca terá sucesso com o vendedor.