Veja 5 locais em São Paulo que todo amante de arte deve conhecer

Capital paulista é um caldeirão artístico e cultural que atrai interessados de todo o país.

A maior cidade da América Latina é, também, um dos principais polos culturais e artísticos do continente. Para quem gosta de arte, São Paulo oferece uma série de locais que precisam ser visitados, com uma enorme variedade de obras que atraem todos os tipos de turistas. 

Você ainda não sabe onde ir na capital para conhecer essas obras? Não tem problema! No texto abaixo, temos uma lista com algumas das recomendações mais imperdíveis para você colocar no seu roteiro. Depois, é só comprar a sua passagem de ônibus para SP e aproveitar a viagem!

Museu de Arte de São Paulo (MASP)

Por mais que seja uma indicação clichê, é impossível não citar o Museu de Arte de São Paulo (MASP) ao falar de arte na capital. É um dos principais atrativos da Avenida Paulista, abrangendo uma diversidade artística que resume a pluralidade de cultura da megalópole.

Ao todo, o acervo do MASP conta com oito mil peças. A pintura nacional é valorizada na presença de nomes como Cândido Portinari e Anita Malfatti. Obras de artistas internacionais, como Van Gogh, Monet, Picasso e Botticelli, também estão presentes, tornando o passeio ainda mais educativo. Ele fica aberto de terça-feira a domingo, mas às terças, a entrada é gratuita.

Ainda na Avenida Paulista, outras atrações tornam sua visita ainda mais proveitosa, como a Japan House, o Instituto Moreira Salles e a Casa das Rosas. Não deixe de colocar no roteiro!

Museu da Imagem e do Som

Um dos principais polos artísticos de São Paulo, o Museu da Imagem e do Som aposta em um formato inovador para atrair visitantes e curiosos. Suas instalações, que incluem exposições fotográficas, quadros e outros tipos de artes, costumam ser muito criativas, com várias obras que interagem e mexem com os sentidos.

Há uma grande variedade em relação às exposições lúdicas que o local sedia. Ele já foi palco de homenagens a nomes como Silvio Santos, David Bowie e Tim Burton, além de muitos outros artistas brasileiros e internacionais.

Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Trata-se de um verdadeiro paraíso para quem é apaixonado por arte. O prédio já é uma arte por si: foi projetado pelo icônico arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. No seu interior, são 8 andares repletos de obras, sendo que a bela vista para o Parque Ibirapuera deixa o passeio ainda mais encantador.

Entre as obras, o visitante pode encontrar pinturas, esculturas, fotografias, vídeos e projetos de performances. Certamente, um passeio que irá ocupar boa parte do seu dia e será muito proveitoso.

Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM)

Próximo ao MAC, do outro lado do Parque Ibirapuera, está outro museu que também foi projetado por Oscar Niemeyer: O Museu de Arte Moderna de São Paulo. Considerado uma das mais importantes instituições culturais, o local reúne um acervo de cerca de 5 mil obras que inclui nomes como Picasso, Anita Malfatti e Di Cavalcanti. O local ainda envolve auditório, ateliês, biblioteca e galerias. Funciona de terça-feira a domingo, sendo que as entradas aos sábados são gratuitas.

Beco do Batman

Arte de rua também é arte e você pode aproveitá-la de graça. Os grafites e pinturas que fazem parte dos muros da capital paulista chamam a atenção dos visitantes, principalmente daqueles que estão visitando a metrópole pela primeira vez.

Por isso, para fechar esta lista, um local que você não pode deixar de visitar é o Beco do Batman, que fica no bairro Vila Madalena. Com colorido intenso, as obras nos muros do local reúnem uma diversidade de artistas como Eduardo Kobra, Alex Vallauri e o Grupo Tupinãodá. Não deixe de conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *