Qual é melhor: panela de inox ou antiaderente?

Conheça as diferenças entre os tipos de panela e saiba qual o uso indicado para cada uma

Na hora de comprar o jogo de panelas da sua casa, pode surgir a dúvida entre os modelos inox e antiaderente. Qual a melhor opção para a sua cozinha? Nesse artigo você vai conhecer os dois tipos e descobrir como fazer a sua escolha com tranquilidade.

Panela de Inox

Esse modelo também leva o nome de panela de aço inoxidável. Elas são feitas de uma mistura de ferro com os metais cromo e níquel. Nas panelas, geralmente, há a representação da proporção desses materiais com a presença da equação 18/8. Isso significa que a panela contém 18% de cromo e 8% de níquel.

Essa composição gera um material muito resistente, durável e o melhor: não oxidável. Por essas qualidades ele é utilizado em vários utensílios, especialmente na cozinha. 

No entanto, o aço inoxidável tem menor condutividade de calor, fazendo com que a panela não aqueça por inteiro do mesmo modo, podendo queimar o alimento em alguns pontos. Para que isso não ocorra, muitas panelas contêm fundo de alumínio revestido em inox, assim o calor é melhor distribuído. É importante que você leia essa informação na hora da compra.

As panelas de inox são mais indicadas para cozinhar alimentos que contêm água, pois os líquidos também ajudam na condução do calor. Panelas de inox são robustas, podem ir à lava-louças, são fáceis de limpar e de manter. Saiba a seguir como cuidar delas para ter um melhor resultado e durabilidade.

Como cuidar

Para que as panelas de inox durem mais tempo, elas devem ser lavadas com a parte macia da esponja. Se for necessário polir, utilize uma esponja de aço para evitar arranhões. Não é recomendado usar esse tipo de panela para cozinhar alimentos ácidos. Ela deve ser substituída se estiver amassada ou arranhada.

Panela antiaderente

Panelas antiaderentes geralmente são panelas de alumínio revestidas de teflon, um material sintético (o politetrafluoretileno, também conhecido como PTFE) cuja qualidade é evitar que os alimentos grudem na superfície da panela, especialmente quando se pretende evitar o uso de gorduras, como óleo e manteiga.

Além de não deixar a comida aderir à superfície, as panelas de teflon têm preço acessível e são de fácil manutenção. Se bem cuidadas podem durar um bom tempo na sua cozinha e te ajudar com sua praticidade.

Porém, esse tipo de panela perde sua capacidade anti-aderente se o material for danificado. Além disso, a ingestão de teflon pode ser prejudicial à saúde e isso pode ocorrer se a panela estiver desgastada, soltando cascas do material. Então é necessário ter cuidados para não arranhar a panela e substituir por uma nova caso haja o descascamento.

Como cuidar

Para manter essa panela em bom estado de conservação deve-se cozinhar com ela utilizando apenas utensílios que não risquem o revestimento antiaderente, como colher de pau ou materiais feitos de silicone.

Além disso, é fundamental que a lavagem seja feita com a parte macia da esponja e que a esponja de aço não seja usada. Por fim, para manter o revestimento de teflon, a temperatura do cozimento não deve ultrapassar 260ºC. Temperaturas elevadas prejudicam o material.

Qual escolher?

Essa é uma decisão pessoal, que vai depender do tipo de alimento que você prefere cozinhar e também do seu orçamento para a compra. Ambas as opções são excelentes para o uso no dia a dia na cozinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *