Como decorar uma sala minimalista?

Saiba como inserir o estilo minimalista na sua sala de estar.

A decoração minimalista é uma estética que tem como premissa o “menos é mais”, ou seja, um estilo de decoração de casa que dispensa o excesso de itens, focando na simplicidade do mobiliário, na valorização do conforto e na ausência quase total de elementos decorativos.

Esse estilo pode ser inserido em praticamente todos os cômodos da casa, mas neste artigo iremos focar na decoração de uma sala minimalista e dar dicas de como tornar a decoração da mesma mais prática e bonita, valorizando e destacando apenas aquilo que é essencial para o dia-a-dia.

Portanto, se você gosta do que esse estilo tem a oferecer, mas não sabe como inseri-lo na sua casa, veja como trazer uma decoração minimalista para a sua sala, de forma que ela fique super moderna e com um visual bem mais clean.

Aposte em cores neutras

Um ambiente claro e clean é um dos primeiros pontos que remetem ao conceito de decoração minimalista. Por essa razão, a principal dica para quem pretende fazer uso desse estilo de decoração na sala é apostar em uma paleta de cores neutras e claras.

Normalmente, a cor branca costuma ser a base para esse estilo de decoração, já que é uma das melhores opções para proporcionar uma sensação maior de amplitude no cômodo. No entanto, há outras cores além do branco que também casam muito bem com esse estilo e podem ser usadas no ambiente, como é o caso do bege e do cinza, por exemplo.

Móveis funcionais são a chave

Uma sala minimalista necessita, obrigatoriamente, de móveis funcionais que garantam praticidade para o ambiente. Sendo assim, invista em móveis de qualidade e que possuam espaço suficiente para guardar tudo o que você precisa. Contudo, lembre-se de não acumular muita coisa, pois isso pode criar a necessidade de adicionar mais móveis no ambiente, o que irá fugir totalmente do conceito minimalista.

Portanto, uma dica interessante para uma sala minimalista é fazer uso de um sofá bem confortável e uma poltrona para atender às necessidades de assentos, além de uma mesinha de centro e um rack com linhas simples para complementar a decoração. Se você quiser trazer mais leveza ainda para o ambiente, pode dispensar o rack e optar por pendurar a televisão diretamente na parede, em um painel.

Invista em uma boa iluminação

Uma sala minimalista precisa contar com uma boa iluminação para que o ambiente fique ainda mais leve e clean. Nesse sentido, uma dica interessante é investir em cortinas finas e de cores claras para as janelas, a fim de preservar ao máximo a iluminação natural durante o dia. Entretanto, além disso, também é proveitoso apostar em um projeto luminotécnico para o ambiente, com alguns modelos simples de luminárias, por exemplo.

Objetos decorativos

Os objetos de decoração podem marcar presença em uma sala minimalista, para trazer mais personalidade para o ambiente. Porém, é muito importante não exagerar na quantidade. Você pode, por exemplo, fazer uso de uma escultura ou de outro objeto decorativo sobre o rack ou prateleira, de um vaso de plantas ao lado da janela ou, se preferir um visual ainda mais arrojado, pode apostar também em uma parede com espelho para aumentar ainda mais a sensação de amplitude do cômodo.

Mantenha tudo sempre organizado

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar a organização do ambiente, fator imprescindível para uma decoração minimalista. Afinal, como dito anteriormente, a premissa deste estilo é a de proporcionar um ambiente leve, confortável, acolhedor e sem poluição visual. E, para conseguir isso, é preciso mantê-lo sempre organizado.

One thought on “Como decorar uma sala minimalista?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *