Quais são as melhores formas de evitar as distrações na direção de um veículo

Na hora de dirigir um Volkswagen Amarok ou qualquer outro tipo ou modelo de veículo, é necessário estar alerta, ter todos os sentidos bem ativos e atentos para poder dirigir com responsabilidade e segurança. Infelizmente muitos motoristas se distraem com muita facilidade por checar o telefone celular, mudar de estação de rádio ou simplesmente por estarem estressados por causa do trabalho…

Esse tipo de distrações faz que o motorista perca, sem perceber, segundos muito valiosos de atenção e possa, desse jeito, acabar provocando um acidente, que pode ser uma simples batida ou até um acidente fatal. Dirigir uma Amarok usada ou até uma motocicleta, não vem ao caso. O realmente importante é a atenção que a pessoa que dirige deve ter no caminho, no trânsito e em tudo o que acontece ao seu redor.

Existem diversas dicas e conselhos para que o motorista aprenda a ter concentração, estar em alerta e poder ter atenção absoluta na ação de dirigir, por exemplo, o seu carro Amarok. É só uma questão de levar em consideração o seguinte:

O que não for visto, fica fora da sua mente

É a mais pura verdade. Por isso, é fundamental guardar tudo aquilo que possa distraí-lo na hora de dirigir. Por exemplo: a música com o volume muito alto pode distrair, mais ainda se for uma música conhecida, que pode acabar estimulando ao motorista por demais. Faça uma playlist com as suas músicas preferidas, mas especialmente aquelas que são mais tranquilas para evitar distrações. É fundamental lembrar que o trânsito, o caminho, é o seu foco.

Outra coisa muito importante: evite dirigir se estiver se sentindo muito tenso ou preocupado, e também evite discutir ou brigar dentro do carro em movimento. Isso pode se tornar uma situação perigosa ao dirigir, por exemplo, uma Amarok 4×4.

Não se esqueça que, falar ao telefone celular significa tirar a sua atenção da estrada e, desse modo, não poderá prestar atenção nos outros carros. O aconselhável é esquecer o celular e deixar os telefonemas para quando estiver parado ou fora do veículo.

É verdade que a maioria dos motoristas não admitem que usam os seus smartphones enquanto dirigem uma Amarok comfortline, por exemplo. A solução para evitar isso é colocar o celular em modo silencioso para não ficar atento para alguma ligação; ao mesmo tempo, é indicado desativar as notificações e guardar o celular no porta-luvas do carro ou dentro da mochila antes de ligar o motor.

Planejar a viagem com tranquilidade

Se bem é verdade que muitas pessoas bebem e comem dentro do carro, o ideal é evitar isso, mais ainda quando se está dirigindo, porque esse tipo de distração pode acabar sendo muito perigoso.

Planejando a viagem com calma e com todos os detalhes, você vai conseguir chegar em tempo a destino e, se no caminho tiver fome, poderá parar para almoçar ou jantar com tranquilidade tanto no carro estacionado (se tiver levado provisões) ou em algum restaurante na beira da estrada.

Os outros ocupantes do carro devem trabalhar

Viajar em Amarok versões certamente pode ser muito confortável, mas para não haver distrações, o aconselhável é que os outros ocupantes do veículo colaborem com o motorista. De que jeito? Pois bem, controlando o sistema de navegação, controlando o rádio ou ainda verificando o GPS. O copiloto deve permanecer sempre muito atento à estrada, pois é o melhor aliado do motorista.

Ser passageiro proativo

Sendo passageiro, é bom observar se o motorista está atento ou distraído. Nesse último caso, é aconselhável falar com o motorista para que este permaneça atento. Pergunte se ele precisa de alguma coisa, para evitar que a distração ou a preocupação levem ao motorista a perder a atenção na estrada.

Se perceber que o motorista está cansado, com sono, peça para ele parar para poder relaxar e andar um pouco ou arte para pernoitar e continuar a viagem no dia seguinte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *