Deixe o Escorpião no Bolso – Ferramentas Gratuitas para a Sua Página

Deixe o Escorpião no Bolso –  Ferramentas Gratuitas para a Sua Página

Criar uma página profissional eficiente, organizada e otimizada para motores de busca pode parecer uma tarefa quase impossível para leigos. Embora a criação de uma página de sucesso de fato demande esforço, o conhecimento necessário para a tarefa encontra-se à disposição de todos.

Se você também pensa que criar uma página “que valha a pena” vai custar caro demais, repense. Neste artigo, vamos discutir como utilizar ferramentas gratuitas para colocar seus serviços em evidência no mundo virtual.

seo

Mão-de-Vaca

Antes de gastar qualquer centavo que seja em serviços de publicidade paga, web design e afins, certifique-se de que você já está fazendo o melhor uso das opções livres já existentes. Existe ferramenta gratuita para tudo, hoje em dia: criação de site, edição de fotos e vídeos, otimização para SEO, pagamentos, e tudo mais que você possa imaginar.

Opções de publicidade como o Google Adwords podem ser dispendiosas e ineficientes, se mal utilizadas. Plataformas para criação de páginas como Wix e WordPress possuem versões pagas, com mais opções e preços acessíveis. Mesmo assim, não compensa pagar por um site logo de início. Desenvolva seu conteúdo primeiro, utilize todas as opções gratuitas, então considere um upgrade.

Mãos à Obra

Se você ainda não tem uma página para o negócio, está perdendo uma clientela potencial incalculável. Crie logo uma, volte aqui e aprenda como otimizá-la gratuitamente.

analise de seo

A Palavra Certa

Não importa se você analisa jogos de cassino online conserta canos, sempre haverá público interessado no seu conteúdo. Colocar o seu conteúdo no mapa, muitas vezes é uma questão de colocar as palavras certas nos lugares certos.

Ferramentas como o Google Keyword Planner e Übersuggest, são gratuitas e intuitivas, ajudando na seleção e distribuição dos termos mais buscados em relação ao seu tema, deixando sua página melhor colocada nas pesquisas.

Um Olho no Peixe, Outro no Gato

Existem ferramentas que acompanham o comportamento dos clientes no seu site e até em sites da concorrência. Com este conhecimento em mãos, fica mais fácil mapear as áreas de maior interesse dos clientes. Ferramentas como o Google Analytics e Amung.us não custam nada e podem auxiliar neste processo. SimilarWeb é a escolha mais comum para comparar seu site com os da concorrência.

Comunicação

Adicione um plugin de chat ao vivo no seu site, para que seus clientes possam entrar em contato diretamente com você, sem pegar no telefone ou aguardar resposta de email. Existem diversas opções, tanto para live chats como para marketing por email, que inclui envio automático de newsletters e outros conteúdos publicitários. MailChimp é uma das opções mais utilizadas. Apesar de pago, existe também uma versão gratuita.

Caixa

Você pode receber pagamentos pelos seus produtos e serviços, ou até doações diretamente através da sua página. Plataformas de edição de sites como Wix e WordPress têm suas próprias opções gratuitas, mas ainda existem outras. WooCommerce e Ecwid Shopping Cart não custam nada e oferecem diversas soluções para pagamentos.

Conclusão

É possível criar um site profissional de alta eficiência, sem gastar um centavo. Neste artigo, ainda deixamos de fora ferramentas de edição de fotos, áudios e vídeos, que podem ter maior ou menor peso, de acordo com o tema do seu site.

Isabelle C.

Isabelle C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *