Como atrair mais visitantes para o seu site?

Já não dá mais para negar que manter um website para o seu negócio é essencial para que você divulgue produtos e serviços, aumentando as vendas. Seu site é uma ótima oportunidade para que você estabeleça uma identidade própria para sua marca, comunicando-se de diversas maneiras com o seu público-alvo.

Entretanto, o maior desafio é garantir que a sua página seja visitada. Isso porque nem sempre o melhor conteúdo e o design mais agradável garantem alcance. Felizmente, existem estratégias eficientes que te ajudam a alcançar esses objetivos: entre as principais, estão as técnicas de SEO.

Como nome já indica, as estratégias de Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização para Motores de Busca, em português, são um conjunto de ações que ajudam o seu site a ter mais visibilidade, colocando-o entre os mais relevantes da web, especialmente em resultados de ferramentas de pesquisa, como o Google.

Para se ter uma ideia, é estimado que os três primeiros colocados recebem mais da metade dos cliques da primeira página. Por outro lado, os resultados da segunda página, juntos, não chegam a 2% da média de cliques. Dessa maneira, entender como fazer o seu site aparecer no topo dos buscadores vai te ajudar a atrair mais visitantes.

Criação de conteúdo

Se você está atento ao que tem sido feito no marketing digital em todo o mundo, já percebeu que é cada vez mais comum que as empresas mantenham plataformas de produção de conteúdo, sejam blogs ou podcasts, uma vez que só existem vantagens nesse tipo de estratégia.

Por um lado, essa é a oportunidade da empresa estabelecer uma comunicação com os clientes, mesmo em potencial, conquistando um público-alvo fiel. Por outro, esse é o tipo de conteúdo chamado “compartilhável”, o que, na soma dos fatores, gera mais engajamento para o site.

Entretanto, a principal dica aqui é oferecer conteúdo de qualidade. Nesse sentido, é essencial que ele seja produzido por profissionais qualificados, de acordo com a área de atuação de cada um.

Utilização de palavras-chave

Esta é uma das estratégias mais conhecidas e tradicionais, pois realmente funciona. Contudo, o desafio é realizar uma pesquisa regular de termos relevantes que estão em alta no momento, definindo quais deles podem ser implementados no conteúdo do seu site.

Em geral, implementar essa estratégia exige a contratação de uma empresa especializada no serviço. Isso porque, como sabemos, a internet é um espaço dinâmico, que muda a todo momento. Assim, somente uma equipe especializada no ramo vai conseguir acompanhar essas transformações diárias.

Segurança da navegação

Se existe um descuido que faz o seu site cair no ranking dos resultados de pesquisa, é a falta de atenção com a segurança. Para que isso não aconteça, obtenha certificados, como o SSL. Desse modo, o seu cliente agradecerá, e você também.

Análise e monitoramento de resultados

Apesar de serem bastante eficientes, as estratégias de SEO passam longe de um único formato mágico. Por essa razão, monitorar, analisar e entender os resultados obtidos com cada estratégia é essencial para compreender o que funciona mais para o seu caso específico.

Essa é outra estratégia que pede a atuação de profissionais especializados. De toda forma, quem ainda estiver com pouco dinheiro para investir nisso, não deve deixar de monitorar os resultados das estratégias aplicadas. Mesmo que de maneira mais amadora, isso vai te dar um panorama sobre as suas ações e os seus frutos.

Link building

Por fim, vamos falar de um dos pilares da estratégia de SEO que, combinada com as anteriores, vai impulsionar as visitas do seu site de forma surpreendente. Literalmente, o link building é a construção de uma rede de ligações que o seu site terá externamente. Em outras palavras, trata-se de uma estratégia que fará com que o seu conteúdo seja mencionado por outras páginas.

Além do engajamento direto, de um site para o outro, essa referência externa mostra a relevância da sua marca ao algoritmo dos buscadores. Existem duas formas principais de construir um sistema de link building. A primeira é criar conteúdos de qualidade, uma vez que, dificilmente, um texto mal escrito será mencionado em outro ambiente.

A segunda é por meio de parcerias, mediadas por uma empresa de estratégias de SEO, ou feitas diretamente com outras marcas e produtores de conteúdo, de maneira paga.

One thought on “Como atrair mais visitantes para o seu site?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *