O que é o Google Webmasters Tools e a importância para seu negócio

Ferramenta auxilia a turbinar a estratégia de SEO do seu site.

Uma empresa precisa investir fortemente em marketing digital para obter resultados satisfatórios. Para isso, é importante contar com a ajuda de uma agência especialista em SEO para criar audiência por meio das ferramentas certas, como o Google Webmasters Tools. 

O Google, principal site de buscas do mundo, oferece diversas ferramentas para otimizar a estratégia de SEO de páginas. A proposta do Webmasters Tools é ajudar criadores de conteúdo a testarem suas ações de marketing, possibilitando revisar e ajustar os pontos necessários para obter melhores resultados. 

O que é o Google Webmasters Tools? 

O Google Webmasters Tools reúne um conjunto de ferramentas gratuitas que ajudam você a identificar possíveis pontos de melhoria no SEO do seu site. A função desse serviço é tornar sites mais atrativos para os buscadores. 

No meio do SEO, muitos especialistas sempre fazem uma lista com as principais diretrizes que devem nortear uma estratégia de sucesso, mas a verdade é que não há uma fórmula mágica de sucesso. Até porque, se fosse assim, não teria graça, todos alcançariam o primeiro lugar. 

Logo, a ajuda que o Webmasters Tools traz para desenvolvedores é obtida por meio de relatórios com estatísticas e dados que contêm insights valiosos para tornar a estratégia de marketing mais eficiente. 

Qual é a importância do Google Webmasters Tools? 

O principal para o Google é a criação de conteúdo qualificado. Isso é essencial para o ranqueamento, mas não adianta apenas ter um conteúdo rico em informações se ele está mal-estruturado e não é amigável para os buscadores. 

É nisso que o Webmasters Tools pode ajudar na sua estratégia digital. As ferramentas do serviço são essenciais para estruturar o seu site e oferecer conteúdo e produtos com mais eficiência. 

Com o mercado cada vez mais competitivo em qualquer segmento, ter um conteúdo de qualidade bem organizado e que siga todas as principais dicas de melhoria do Webmasters Tools é o caminho para brigar pelas primeiras posições no ranking de buscas do Google. 

Vale ressaltar novamente que não adianta ter um conteúdo excelente se poucos têm acesso a ele. Com os relatórios do Webmasters Tools, você tem acesso a insights valiosos para fazer um conteúdo de qualidade render muito mais e gerar mais leads e vendas para o seu negócio. 

O serviço existe desde 2005 e possui diversas ferramentas interessantes. Confira algumas delas abaixo:

PageSpeed Insights

Essa ferramenta fornece dados que te ajudam a deixar o seu site mais rápido. Atualmente, a velocidade de carregamento da página é um fator primordial de SEO. Muitos usuários podem desistir de visitar o seu site se ele demorar mais do que cinco segundos para carregar. 

Google Index 

Pelo Google Index, você consegue ver quais são as páginas do seu site que têm sido indexadas pelo Google. Dessa forma, você pode determinar as principais páginas de indexação e retirar URLs que você não quer que apareçam. 

Crawl, Crawl Errors e Crawl Stats 

Essas ferramentas são essenciais para analisar o rastreamento das páginas do seu site antes que elas sejam indexadas no Google. 

Pelo Crawl Errors você consegue checar os erros de rastreamento que podem estar dificultando o acesso a páginas do seu site.No Crawl Stats, você consegue ter acesso ao relatório das páginas rastreadas do seu site nos últimos três meses. 

Sitemaps 

O sitemap é um arquivo que fornece informações sobre a organização das páginas do seu site ao Google. Sempre que você fizer uma atualização em sua página, você pode enviar ou editar um sitemap para inserir novas URLs, isso facilitará a indexação das páginas nos buscadores. 

Estas são algumas das diversas ferramentas que o Google Webmasters Tools oferece para que você possa refinar a sua estratégia de SEO e marketing e ver o tráfego e as métricas de conversão da sua página crescerem conforme você for desenvolvendo e ajustando o seu site. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *