Quanto custa uma Agência de Marketing Digital?

O custo de uma agência de marketing digital se reflete no valor que a empresa oferece a seus clientes. O valor percebido que uma agência de marketing digital fornecerá ao tentar resolver seu problema sempre será refletido no preço. Uma das primeiras coisas que os empreendedores e as organizações pensam ao decidir se precisam ou não de uma agência de marketing digital é: “Quanto isso vai nos custar?” É importante certificar-se de que a agência escolhida está dentro do orçamento alocado. Porém, se você se concentra no preço, pode não receber a qualidade e o serviço que deseja. A agência mais cara é aquela que cobra uma taxa barata, mas desperdiça seu tempo com resultados abaixo da média. É por isso que é sempre importante considerar o custo de oportunidade total de sua decisão.

Os custos de oportunidade representam os benefícios que um indivíduo, investidor ou empresa perde ao escolher uma alternativa em vez de outra.

Investir tempo para escolher a agência de marketing digital certa trará melhores resultados financeiros para sua empresa no futuro, pois o objetivo principal é melhorar as taxas de conversão e obter mais vendas.

Então, quanto custa os serviços de uma agência de marketing digital?

Este artigo foi desenvolvido para ajudá-lo a entender o panorama geral do mundo das agências e construir uma estrutura para avaliar as taxas das agências de marketing digital.    

Valor médio por hora de uma agência de marketing digital

Usando os dados da pesquisa de preço digital, o custo médio por hora de uma agência de marketing digital é R$167,28. No Brasil, o valor de hora médio é de R$143,12.

Olhando para a indústria de marketing de uma perspectiva internacional, o Brasilesta na extremidade superior do espectro de valores por hora. Agências baseadas em cidades metropolitanas caras como São Paulo e Rio de Janeiro terão algumas das taxas horárias mais altas de todo o mundo.

As agências que podem reduzir as despesas gerais trabalhando em locais com custo de vida mais baixo, podem oferecer um valor de hora mais competitivo. E, como todo o trabalho é feito online e usando as mesmas plataformas, independentemente da sede da agência de marketing digital, a localização física não precisa ser um grande fator de decisão na seleção de uma agência.

Estruturas de preços típicas de uma agência de marketing digital

Horas por mês

Este é um dos modelos mais comuns de precificação de agência digital, pois permite um escopo de trabalho flexível e potencial para aumentar a carga de trabalho conforme necessário. Normalmente, as agências estimam o número de horas por mês necessárias para fornecer os serviços apropriados com base no tamanho da marca ou projeto do cliente. Os modelos mensais por hora normalmente se enquadram em uma das duas categorias:

Taxa combinada com estimativa de tempo: esta estrutura paga todos os especialistas da agência, por exemplo, mídia paga, análise de dados, Consultoria em SEO e desenvolvimento de software. Em vez de cobrar por cada pessoa que trabalha em seu projeto individualmente a preços variáveis, o modelo de taxa combinada fornece uma média para um conjunto de recursos necessários para concluir o projeto.

Taxas de especialista com estimativas de tempo: este modelo é totalmente oposto à taxa combinada, pois cobra por cada especialista individual que trabalha em seu projeto. As taxas para indivíduos variam de acordo com seu nível de antiguidade e o número de horas que esperam trabalhar em seu projeto. Tudo isso está relacionado ao tempo de experiência que eles têm e ao custo de seu tempo sacrificado.

Valores fixos com base em produtos ou pacotes

Algumas agências digitais oferecem pacotes ou retentores com base em um conjunto predefinido de produtos ou serviços, em vez de horas. Essa é uma boa solução para marcas que podem não saber exatamente o que precisam, já que esses pacotes costumam ser projetados para servir como um modelo digital padrão de sucesso.

Além disso, a agência sempre entregará o que foi combinado, sem o vaivém de excesso ou subutilização de horas a cada mês. No entanto, essas agências de marketing digital normalmente não estão disponíveis para assumir tarefas ou projetos pontuais fora do contrato (ou, pelo menos, não sem uma taxa adicional).

Portanto, se você é uma marca que precisa de uma agência que atue como extensão da equipe de produção de marketing interno e possa ajudá-lo a executar o que for necessário quando surgir, esta pode não ser a melhor solução para você.

Modelos de Performance

Algumas agências cobram exclusivamente com base em seus resultados. Os modelos de desempenho normalmente se enquadram em uma das seguintes categorias:

Custo por performance: algumas agências cobram exclusivamente com base na performance. Em outras palavras, você paga a eles por cada lead que eles conseguem gerar para sua empresa. O custo por lead ou venda depende muito do valor potencial de cada lead. No entanto, isso pode ser uma ladeira escorregadia, pois as agências de marketing digital que são pagas apenas por lead geralmente priorizam a quantidade em vez da qualidade, e você pode acabar com um grande volume de leads que nunca comprarão seu produto ou serviço.

Receita compartilhada –  normalmente funciona melhor para marcas focadas em vendas, como lojas de comércio eletrônico. Nesse modelo, as agências receberão uma porcentagem da receita gerada por suas atividades de marketing.

Modelo misto de taxa + desempenho –  é um ótimo modelo para empresas que não têm muito dinheiro para investir antecipadamente, mas também desejam garantir que estão obtendo os melhores serviços. Esse modelo misto cria uma dinâmica de sucesso compartilhado, na qual o potencial de crescimento é alto. Isso também reduz o risco de ambos os lados, já que a agência tem garantia de receber o pagamento todos os meses, então eles se concentrarão em leads de maior qualidade, em oposição ao volume de leads.

Porcentagem de mídia

Algumas marcas, principalmente empresas maiores com grandes orçamentos anuais de marketing, terão um projeto específico que precisa ser feito e contratarão uma agência de marketing digital para executá-lo. Nesse caso, em vez de pagar mensalmente ou por performance, o cliente pagará à agência para concluir todo o projeto. Isso é muito comum para projetos de desenvolvimento ou design, mas também é comum para uma marca lançar uma RFP para trabalhos de análise e SEO. Normalmente, o pagamento para projetos mais longos é feito em partes menores ao longo do projeto.

Valores ocultos de trabalhar com uma agência de marketing digital

A transparência é um fator importante ao selecionar uma agência de marketing digital. Aqui estão algumas taxas ocultas a serem observadas:

Comissões  – Muitas agências de marketing digital, mesmo aquelas que não trabalham com uma porcentagem da mídia, vão cobrar uma comissão sobre o investimento publicitário que administram. Isso é particularmente comum se a agência é quem está fazendo o investimento e faturando o cliente por serviços + mídia no final. É por isso que recomendamos que os clientes sempre mantenham a propriedade sobre os métodos de pagamento usados ​​para plataformas de mídia paga, como Google Ads ou Facebook Ads.

BV  – Muitas agências receberão BV dos editores se puderem trazer mais anunciantes para sua plataforma. Em outras palavras, eles podem receber uma espécie de bônus ao fazer com que você, como marca, anuncie em uma rede ou publicação específica. Embora as propinas sejam tecnicamente ilegais, há muitas maneiras de contornar o sistema legal para fazê-las funcionar.

Outras coisas a considerar com uma parceria de agência de marketing digital

Termos de cobrança e cadência

Cada empresa fatura de maneiras diferentes, às vezes sua cadência de faturamento não é definida e pode ser negociada para um negócio melhor. Se eles insistirem que o pagamento é devido antes do início de qualquer trabalho, você tem todo o direito de questionar isso e perguntar se pode pagar após 30 dias.

Datas de entrega

Às vezes, as datas definidas para entrega pela agência podem não se alinhar com sua própria programação ou cronograma para o lançamento do produto e afetarão os membros de sua equipe ou outros contratados responsáveis ​​pelo trabalho e seus próprios cronogramas.

Portanto, é totalmente aceitável pedir que os cronogramas sejam acelerados ou adiados para manter a coincidência com o seu calendário interno. A agência pode não ser capaz de atender à solicitação o tempo todo, mas você tem o direito de solicitar.

Duração

As agências de marketing digital sempre estruturam seus negócios de maneira diferente e, embora nenhum seja necessariamente melhor ou pior para você, você deve entender o que está sendo proposto e se isso funciona bem com a estrutura e os prazos de sua empresa.

Está definitivamente dentro do seu direito perguntar se a duração do contrato pode ser encurtada (por exemplo, de 12 meses para 3 meses com uma extensão automática).

Tal como acontece com as outras acima, a empresa pode não negociar, caso em que terá de decidir se esta agência de marketing digital é a mais adequada para si. Dica: se eles exigirem um contrato de 12 meses, certifique-se de ter 30 dias de folga no contrato.

Se a entrega do projeto não estiver atendendo ao padrão que você espera, você precisa encontrar uma maneira de sair disso o quanto antes, sem penalidades por quebra de contrato.

One thought on “Quanto custa uma Agência de Marketing Digital?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *