6 dicas para escolher o modelo e o tamanho certo de sutiã

Assim como acontece com outras roupas, o sutiã também exige cuidado na hora da compra. Você precisa apostar em modelos que se adaptem bem ao seu corpo, sustentem os seios e tenham o tamanho certo.

Isso porque usar uma peça menor ou maior pode causar desconforto, então, não dá para ter pressa na hora de escolher um sutiã novo. Até porque, são dois fatores considerados durante a compra: o tamanho ideal de roupa íntima e o bojo.

De nada adianta você acertar a numeração que usa, se errar o bojo, sentindo-se desconfortável, com a sensação de que os seios não estão firmes ou escapam da peça a todo momento. Quer saber como acertar o seu novo sutiã? Então, confira dicas incríveis que vão te ajudar.

Recomendado: 4 ideias de look para datas comemorativa

1.  Tire suas medidas

Antes de sair às compras, a primeira atitude a ser tomada é tirar suas medidas. Com a fita métrica em mãos, meça o busto e embaixo dos seios. Anote esses valores e confira-os em uma tabela de medidas.

Um sutiã 38, por exemplo, irá vestir bem uma mulher com 71 cm a 76 cm de busto e 56 cm a 61 cm embaixo dos seios. Por outro lado, a peça de tamanho 46 é indicada para mulheres que têm entre 92 cm e 98 cm de busto e 78 cm a 82 cm embaixo dos seios.

2.  Atente-se ao volume

O volume também é importante e precisa ser considerado antes de selecionar o sutiã ideal. Quem tem seios maiores deve optar por peças com cobertura total e alças mais largas. Por outro lado, mulheres com peitos menores podem investir nos modelos com enchimento ou alças em X nas costas.

3.  Saiba qual será o uso

Existem sutiãs para as mais variadas ocasiões. Os esportivos são mais reforçados, ideais para a prática de atividades físicas, já os de renda são delicados e ótimos para acompanhar roupas do mesmo material ou um momento mais sensual.

As peças para festas podem ter mais detalhes e fechos diferenciados, para se adaptarem às aberturas do vestido. Por fim, os sutiãs para o dia a dia prezam pelo conforto.

4.  Preste atenção ao tecido

O mais recomendado é que o sutiã seja de algodão, pois o tecido permite que a pele respire enquanto você usa a peça, evitando alergias. As versões de elastano podem irritar as mamas, mas o indicado é experimentar e ver a qual material você se adapta melhor.

Além disso, lembre-se de considerar o tempo de uso e a função da peça. Um sutiã de renda, por exemplo, não seria confortável para fazer exercícios.

5.  Não se esqueça do bojo

O bojo ou a taça também devem ser analisados para garantir o conforto e evitar que os seios escapem do sutiã. A medida considerada é a do busto, e você deve conferir na peça se a taça é tipo A, B, C ou D.

Uma mulher que veste 46 e tem entre 92 cm e 94 cm de medidas no busto poderá usar a taça A. Já se tiver busto entre 96 cm e 98 cm, deve procurar por modelos com taça C.

6.  Observe a sustentação

Diferentemente do que muitas mulheres acreditam, as alças não são as responsáveis pela sustentação dos seios. Elas ajudam a manter o sutiã no lugar, mas o que irá garantir que eles estejam bem sustentados é uma faixa de tecido logo abaixo do bojo, no tórax.

Quanto mais larga ela for, melhor será a sustentação. Inclusive, essa é uma dica bem prática para quem tem seios maiores e pretende comprar sutiãs sem alças: basta preferir os modelos com essa faixa mais larga logo abaixo do bojo.

One thought on “6 dicas para escolher o modelo e o tamanho certo de sutiã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *