A mixologia é uma verdadeira arte, e é possível se inspirar para preparar drinks com mais qualidade em casa
Iniciando uma noite a dois ou encerrando a semana na sexta-feira em casa após o trabalho, um drink bem-feito tem o seu valor. Hoje em dia, é fácil comprar gin de qualidade pela internet, mesmo não sendo entendedor do universo dos coquetéis. Também existem as opções já prontas, para quem quer otimizar o tempo ou não possui habilidades na cozinha.
Por outro lado, cada vez mais pessoas descobrem os encantos da mixologia, que vai muito além de combinar diferentes bebidas em um copo. Para quem tem vontade de saber preparar seu drink favorito em casa com o mesmo sabor de um vendido em um bar famoso, basta investir um pouco de tempo conhecendo as técnicas por trás de cada coquetel.
Mixologia: um drink é muito mais que misturar bebidas
Como o nome já sugere, a mixologia é um conjunto de técnicas que busca criar drinks de alta qualidade, dos mais clássicos aos mais exuberantes. Atualmente, é possível encontrar cursos on-line e em escolas especializadas, sendo uma área que atrai cada vez mais profissionais, os quais exercitam principalmente os aspectos abaixo.
Técnicas avançadas de coquetelaria
Um simples copo de energético com vodca pode virar algo totalmente novo nas mãos de um mixologista. Isso porque existem técnicas específicas na hora de misturar as bebidas, tanto no quesito quantidade quanto na forma de misturar, usando utensílios, chacoalhando ou até mesmo servindo em copos que fazem a diferença no resultado.
Harmonia de sabores
Para um drink ser bem-feito, ele precisa ter o equilíbrio perfeito entre todos os ingredientes. Na mixologia, não só a qualidade dos ingredientes é levada a sério, como a sua perfeita harmonia. Não à toa, alguns mixologistas possuem um status similar ao de um chef de cozinha, pela sua capacidade de surpreender pelo paladar.
Apresentação sofisticada
Um coquetel preparado por um mixologista sempre vai ter uma apresentação sofisticada. Isso os diferencia não somente dos demais drinks ”iguais” comercializados em outros lugares, como agrega personalidade e, claro, influencia na experiência de quem está bebendo.
Como melhorar o preparo de drinks caseiros
Você não precisa se tornar um mixologista para preparar drinks em casa com mais qualidade, sabor e apresentação caprichada. Obviamente, colocar suas habilidades em prática faz a diferença, mas é possível contar com a ajuda de utensílios que permitem até mesmo o mais amador a preparar bebidas com potencial de elogio.
Invista em utensílios específicos
Pode parecer apenas um detalhe, mas usar uma colher própria para mistura de drinks pode ter efeito perceptível no resultado. Pesquise por utensílios básicos, como coqueteleiras, medidores e coadores, que vão garantir mais precisão no preparo e te incentivar a explorar técnicas com o tempo.
Os ingredientes fazem a diferença
Da mesma forma que um prato de comida pode ficar mais saboroso com um toque extra de tempero, um drink também ganha em sabor quando preparado com matéria-prima de qualidade. Invista em destilados e aperitivos de marcas tradicionais, assim como frutas e especiarias com mais sabor, como as orgânicas.
Receitas de drinks para exercitar técnicas
A melhor forma de ganhar experiência no preparo de drinks é colocando a mão na massa. Alguns drinks clássicos possuem baixa complexidade, e você pode ir testando técnicas na hora de misturar, combinar os ingredientes e experimentar na apresentação.
Martini
Em uma coqueteleira alta e com bastante gelo, adicione 1 e ½ dose de vodca ou gin e ¼ de dose de vermute seco. Chacoalhe bem, coe direto em um copo ou taça previamente resfriados, servindo com uma azeitona ou fatia de limão. O diferencial pode estar nas técnicas de servir e na marca do destilado.
Negroni
Direto em um copo baixo, misture em partes iguais 1 dose de vermute doce, 1 dose de gin e 1 dose de aperitivo bitter. Em seguida, adicione um cubo grande de gelo e mexa levemente com um utensílio fino. Para finalizar, acrescente uma fatia ou casca de laranja. Para aprimorar a técnica, descubra o tamanho ideal do cubo de gelo, mantendo a temperatura sem diluir a bebida em excesso.
Outros artigos interessantes: