Como Cuidar da Ansiedade

Adriano Maraf
7 min de leitura
troubled-distressed-woman-press-

MEDICAÇÃO PARA ANSIEDADE

Não há evidências que sugiram que os sintomas de ansiedade em pessoas com Parkinson podem ser tratados eficazmente com medicação, adicionalmente aos seus medicamentos de Parkinson.

Mas seu médico ou especialista pode discutir essa opção se a ansiedade severa estiver afetando a qualidade do seu dia-a-dia.

Os medicamentos mais comuns usados ​​para tratar a ansiedade nessas circunstâncias são os antidepressivos. Estes podem melhorar os sintomas de ansiedade e depressão.

Existem outros tipos de medicamentos disponíveis para a ansiedade, por isso fale com o seu médico de família, especialista ou enfermeiro de Parkinson sobre o que pode ser melhor para si. Eles também devem ser capazes de aconselhá-lo sobre como tomar antidepressivos ao lado de sua medicação de Parkinson.

AJUSTES NO ESTILO DE VIDA QUE PODEM AJUDAR A ANSIEDADE

ENCONTRAR MANEIRAS DE RELAXAR

Medidas simples, como tempo para relaxar, podem ser úteis. Tente fazer coisas de que gosta, como ler um livro ou ouvir música.

DIETA

Tente manter uma dieta saudável e equilibrada . Também pode ajudar a evitar muita cafeína (encontrada no chá, café e algumas bebidas gaseificadas) e álcool, especialmente no final da noite. Estes podem piorar alguns dos sintomas físicos da ansiedade.

EXERCÍCIO

Você pode ajudar a combater o estresse e liberar a ansiedade através de exercícios regulares , como caminhar ou nadar.

TERAPIAS PARA ANSIEDADE

Na maioria dos casos, a ansiedade pode ser tratada. E há coisas diferentes que você pode tentar ajudar a gerenciar seus sintomas.

Ouvimos de muitas pessoas com Parkinson que encontram terapias complementares relaxantes. Tipos de terapia incluem:

IOGA

Yoga é um exercício suave que visa melhorar a flexibilidade, força, equilíbrio e respiração. Há algumas evidências de que o yoga poderia ajudar com ansiedade e estresse.

MASSAGEM

Muitas pessoas acham que ter uma massagem ajuda a relaxar.

Um massagista usa várias técnicas, incluindo acariciar, amassar e esfregar, para manipular o corpo usando pressão. Não é adequado para pessoas com certas condições médicas, como uma história de distúrbios hemorrágicos.

ACUPUNTURA

A acupuntura faz parte da medicina tradicional chinesa. Envolve um terapeuta inserindo agulhas finas em pontos específicos do seu corpo.

Embora a evidência de que a acupuntura possa reduzir a ansiedade seja mista, algumas pessoas podem achar útil.

TAI CHI

O tai chi é uma arte marcial chinesa que enfatiza o equilíbrio e o movimento. Envolve mover o corpo lenta e suavemente – não há contato físico.

Ainda não há evidências suficientes para dizer se reduz a ansiedade, mas pode ter benefícios psicológicos.

Se você quiser tomar qualquer coisa por via oral ou aplicá-lo à sua pele como terapia complementar, consulte o seu médico de família, especialista ou enfermeiro de Parkinson primeiro.

Pode haver aulas de relaxamento em sua área local. O consultor local da sua equipe em Parkinson no Reino Unido pode ter detalhes sobre eles. Alguns grupos locais de Parkinson no Reino Unido  também oferecem essas classes.

CONVERSANDO COM OS OUTROS SOBRE ANSIEDADE

Compartilhar suas preocupações e medos com um amigo ou membro da família pode ajudar a reduzir a ansiedade.

Conversar com outras pessoas com Parkinson também pode ajudar, pois você compartilha suas experiências e descobre como os outros lidam com problemas semelhantes. Pode ajudá-lo a visitar o seu grupo local de Parkinson no Reino Unido.

Você pode conversar com pessoas com Parkinson online no nosso fórum . Através do nosso serviço de apoio a colegas, você pode entrar em contato com alguém que tenha uma experiência semelhante de Parkinson para você.

ACONSELHAMENTO

Se você preferir falar com um conselheiro profissionalmente treinado, peça informações ao seu médico. Muitas cirurgias têm conselheiros ligados à sua prática.

Há também organizações de aconselhamento que podem dar-lhe detalhes de conselheiros privados, incluindo a Associação Britânica de Aconselhamento e Psicoterapia .

A mente da caridade da saúde mental produz um guia livre –  Making Sense of Talking Therapies . Isso explica os diferentes tipos de terapias da fala disponíveis, como elas podem ajudar e o que elas envolvem.

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL (TCC)

Você pode encontrar a terapia cognitivo-comportamental (às vezes chamada de terapia “falante”) eficaz para lidar com a ansiedade. Funciona alterando pensamentos e comportamentos cotidianos “inúteis” que podem levar a sentimentos de ansiedade ou piorar a ansiedade.

TCC pode ocorrer em grupos ou individualmente com um terapeuta, que pode ser um psicólogo clínico, psiquiatra ou enfermeira especialmente treinada. Geralmente envolve um curso de sessões semanais.

Você também pode encontrar cursos CBT on-line, como ‘ FearFighter ‘, que pode estar disponível através do seu GP. Fale com o seu médico ou enfermeiro de Parkinson para aconselhamento.

Há uma série de livros de CBT de autoajuda que são recomendados pelo NHS para pessoas com ansiedade.

Muitos destes estão disponíveis na sua biblioteca local através de ” Livros sobre Prescrição “. Mais uma vez, pergunte ao seu médico ou enfermeiro de Parkinson para mais conselhos.

CONSELHOS PARA FAMILIARES, AMIGOS E CUIDADORES

Os sintomas de ansiedade podem afetar significativamente a qualidade de vida de uma pessoa. Se isso acontecer com alguém que você conhece, tente incentivá-lo a falar com seu médico de família, especialista ou enfermeiro de Parkinson.

Eles podem ser encaminhados a um especialista em saúde mental que pode recomendar o tratamento.

Se você é um cuidador , é completamente natural que você sinta muitos dos mesmos sentimentos que a pessoa com Parkinson. Esses sentimentos podem incluir ansiedade, medo do futuro, depressão, fadiga e preocupação com quaisquer mudanças em seu relacionamento.

Com isso em mente, você também deve tentar cuidar da sua saúde física e mental o máximo que puder.

Cuidar de si mesmo pode ser difícil, mas é importante. Isso também significa que você é mais capaz de cuidar do seu ente querido.

Muitos cuidadores consideram útil juntar-se a um grupo de apoio onde possam encontrar outras pessoas em situação semelhante. Muitos grupos locais de Parkinson no Reino Unidotêm atividades especiais para os cuidadores.

Tags:
Compartilhe este artigo
Deixe um comentário