Como recuperar arquivos apagados acidentalmente?

Isabelle C.
5 min de leitura
recuperar arquivos apagados

Nos anos de 2020 e 2021 passamos a depender dos canais digitais mais do que nunca: de videoconferências do trabalho até os estudos das crianças na escola, diversas atividades trocaram o papel e caneta por uma tela e teclado. As vantagens das tecnologias modernas são inegáveis, a conveniência e praticidade do mundo digital são essenciais para o cotidiano dos dias atuais, e os arquivos digitais permitem uma série de recursos importantes.

No entanto, algumas desvantagens também podem aparecer, e uma das principais dores de cabeça é o clássico pesadelo de perder acidentalmente um documento importante. Um TCC que estava em um pendrive que foi formatado sem querer, um disco rígido que corrompeu e perdeu suas fotografias, uma planilha importante de sua empresa que foi apagada da lixeira. Será que é possível recuperar os dados importantes que foram apagados do computador? A resposta é sim, saiba como.

Etapas iniciais e prevenção

arquivos apagados

 A máxima de que “é melhor prevenir do que remediar” é a verdade absoluta quando se trata da preservação de arquivos digitais. Embora possamos aprender como recuperar alguns arquivos apagados, nem sempre o resultado é completamente eficiente.

Por isso, a melhor coisa é investir em uma estratégia simples de prevenção para nunca perder seus dados: faça download de uma VPN para evitar vírus que danificam arquivos como os ransomware, e use um programa de sincronização na nuvem como o Google Drive, OneDrive ou Dropbox, que irá automaticamente criar uma cópia de segurança dos arquivos.

Se você já perdeu os documentos, uma dica fundamental é parar imediatamente de usar o computador: os arquivos não são apagados imediatamente, na realidade, o computador apenas marca aquela região onde estavam os documentos como espaço livre para que mais informações sejam escritas por cima.

Se você continuar utilizando o computador, gerando mais arquivos e instalando mais programas, maiores são as chances de novos dados sobrescreverem os arquivos apagados. Por isso, respire fundo, e acompanhe o que realmente fazer.

Recuperando os arquivos apagados no Windows 10

Para nosso processo de recuperação de arquivos, vamos usar a ferramenta gratuita desenvolvida pela própria Microsoft: o Windows File Recovery. O programa é bastante completo e pode ser encontrado na Microsoft Store, loja de apps própria do Windows 10.

Para minimizar o tamanho da instalação e otimizar o funcionamento do app, o programa não conta com elementos gráficos, ou seja, ele é controlado através do prompt de comando do Windows. Para facilitar,  guias para recuperar arquivos usando o Windows File Recovery ajudam iniciantes a navegar pelas opções e emitir os comandos necessários para ativar o aplicativo, que conta com três modos robustos de recuperação:

  • Modo Default: Ideal caso o documento tenha sido apagado nas últimas 24 horas e, principalmente, se estava armazenado no mesmo disco rígido que a própria instalação do Windows.
  • Modo Signature: Este é o melhor método para aplicar em dispositivos variados e externos, como pendrives, cartões de memória, outros discos rígidos, e quaisquer unidades formatadas em exFAT ou FAT32.
  • Modo Sector: Para arquivos apagados há alguns dias, em discos rígidos diferentes, e principalmente após uma formatação acidental do computador, o Modo Sector é capaz de fazer uma análise mais profunda em busca dos vestígios dos documentos.     

  Uma vez que o modo e pasta tenham sido definidos, é importante iniciar o processo e parar de usar o computador, deixando o programa agir ininterruptamente. O funcionamento do programa é automático, e os arquivos que puderam ser recuperados aparecerão em sua pasta de destino.

Caso a perda de arquivos tenha ocorrido por danos físicos como uma queda acidental, um curto na placa mãe, panes elétricas ou dano por água, ferramentas por software como o Windows File Recovery podem não ser o suficiente. Nestas situações, é possível solicitar o serviço de um especialista em recuperação de dados. É importante escolher uma empresa especializada no setor, pois será necessário desmontar os componentes e extrair os dados do próprio disco rígido, procedimento complexo que não deve ser tentado por amadores.

Agora você já sabe como recuperar os arquivos perdidos no Windows 10, e pode trabalhar sem preocupações com a segurança e integridade dos dados importantes que armazena em seu computador.

Compartilhe este artigo
Jornalista, redatora e copywrite. Gosto de escrever, publicar artigos sobre os diversos assuntos.
Deixe um comentário