Margem de garantia: entenda mais sobre o assunto

Na bolsa de valores existem diversas e interessantes vantagens. A margem de garantia é uma destas e, se a mesma obtivesse um maior conhecimento comum, um maior número de pessoas se interessaria em realizar investimentos.

Afinal, esta cria um grande espaço para aquele que decide aplicar seu dinheiro em algo, comprando uma ação. A mesma também é responsável por garantir a integridade de muitos negócios.

Por tais motivos, no artigo de hoje, apresentaremos para você, nosso caro leitor, o que é a margem de garantia e por que a mesma é tão importante dentro do mercado de investimentos. Aproveite e boa leitura!

O que é Margem Garantida?

A margem de garantia se trata de um valor depositado para garantir que as operações dentro do mercado financeiro sejam realizadas, evitando protelações ou ociosidades, forçando-as a render.

Ela se tornou um grande diferencial dentro da Bolsa de Valores, vindo a se tornar uma grande vantagem para a mesma. Esta dá a aqueles que realizam investimentos a possibilidade de aproveitar melhor as oportunidades que lhes são conferidas.

Na prática, funciona desta maneira: antes de investir alavancado, isto é, movimentando um valor maior do que realmente possui, você precisa de que haja uma garantia de que, caso estes lhe gerem prejuízos, tem condições de arcar com tais.

No fim das contas, a margem de garantia funciona como o famoso cheque ou depósito de caução. Algo muito parecido com a exigência de contratos de aluguel de imóveis, em que será preciso deixar uma garantia caso não consiga pagar pelo mesmo.

Ainda que o conceito possa parecer um tanto complicado, as margens de garantia variam de um ativo para outro. Logo, se você investe em ações, no curtíssimo prazo ou em contratos futuros de café, por exemplo, possivelmente este caução seria exigido de maneiras diferentes.

Outro fator que pode alterar o valor da margem é o prazo escolhido. Se você, por algum acaso, pretende realizar movimentações de curtíssimo prazo (que começam e encerram no mesmo dia), é provável que tenha uma um caução diferente de quem fez aplicações que possuem prazos maiores. Três fatores determinam tal variação, sendo estes:

  • O ativo que é investido;
  • A exigência de sua corretora de valores;
  • O prazo da aplicação

Margem de garantia e alavancagem

Uma das principais vantagens que é possível obter através desta é que ela permite a alavancagem. Operar um alavancado é a mesma coisa que investir com valores maiores do que o que seu próprio patrimônio.

Usando este tipo de ação, o indivíduo que investiu pode realizar compras de, por exemplo, R$ 50.000,00 em um prazo extremamente curto, usando apenas R$ 6.000,00 na sua conta.

Uma margem de garantia não precisa, necessariamente, ser em dinheiro. Também é possível utilizar títulos de renda fixa e outros tipos de ações como tal para suprir a ausência da espécie.

Sendo assim, você pode fazer seu dinheiro render de duas maneiras simultâneas: potencializando o capital na Bolsa de Valores e rentabilizando em outros investimentos , seja em uma renda fixa ou variável.

Assim é possível diversificar suas aplicações, permitindo a realização de um planejamento levando a alavancagem em consideração, o que poderá contribuir para que se aproxime de bons resultados de investimentos.

Vale lembrar também que esta aumenta as chances de sucesso, entretanto, também oferece mais riscos. Sendo assim, é preciso aprender a controlar os riscos de seus investimentos.

Ajuste diário

Outro ponto muito interessante sobre a margem de garantia é que a mesma funciona com um limitador de perdas. Isso vale tanto para a Bolsa quanto para quem investe neste, seja trader ou qualquer outro tipo de investidor.

Se ocorresse uma grande e inesperada variação, esta seria utilizada para minimizar os possíveis prejuízos, por exemplo.

Por exemplo, imaginemos que você tenha feito diversas operações dentro do Mercado Futuro. No entanto, lhe faltava o dinheiro necessário em conta para que sua transação fosse quitada ao fim do dia.

Isso impactaria em sua conta e até mesmo na das pessoas que também conseguiram um resultado positivo. Logo, este tipo de situação iria causar uma grande confusão para todos.

Sendo assim, para que tudo funcione em plena ordem, a Bolsa de Valores adotou uma prática conhecida como ajuste diário. Este ocorre no final de todos os dias, no fim do pregão.

Resumidamente falando, são calculados os lucros e os prejuízos de quem investiu no Mercado Futuro. Esses recursos são transferidos ou descontados de forma automática no dia seguinte.

Mais uma informação importante: o valor de tal ajuste será definido utilizando da média ponderada dos últimos negócios feitos no pregão.

É uma grande vantagem

Como podemos observar durante o artigo, a margem de garantia oferece grandes benefícios para os investidores. Esta permite que possam se arriscar mais no mercado, agarrando oportunidades interessantes e possuindo alguma segurança.

Para aqueles que desejam investir, uma ótima opção é contratar um bom crédito. A fintech CashMe, como um exemplo, é especialista na modalidade de empréstimo com garantia de imóvel. Ela oferece muitas vantagens ao bolso do consumidor, em favor de suas taxas de juros reduzidas e longas parcelas para pagamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *