Guia de bitcoin para iniciantes: o que é e como funciona?

Entenda o básico sobre a criptomoeda mais popular do mundo.

Com certeza você já ouviu falar em bitcoin. Mas você sabe o que é? Essa moeda digital, projetada pelo programador japonês Satoshi Nakamoto em 2008, parte do princípio de ter um sistema descentralizado para transações financeiras. O mundo das criptomoedas dispensa a intermediação das instituições bancárias. 

Preparamos um guia básico para iniciantes. Aqui, você vai entender o que é bitcoin, blockchain, como investir por meio de uma corretora de criptomoedas e como se adaptar a este mercado. 

O que é Bitcoin? 

O bitcoin é uma criptomoeda, espécie de moeda virtual concebida na internet por meio de um sistema descentralizado. O ativo funciona sobre o conceito de P2P (peer-to-peer), que une um ponto a outro ao servidor central. Dessa maneira, o sistema que opera o bitcoin e as outras criptomoedas facilita as transações financeiras pela internet. 

O que é blockchain

Blockchain é o sistema responsável por operar criptomoedas. Traduzido para o português, blockchain significa “cadeia de blocos” e é isso que o sistema representa. Basicamente, é um grande banco de dados que registra todas as transações com bitcoin e outros criptoativos. 

A estrutura do bitcoin é resistente a fraudes, moedas falsas e furto de criptomoedas, sendo altamente seguro. Esse banco de dados é compartilhado entre todos os mineradores.  Baseado no conceito P2P, adulterar o blockchain é muito custoso, o que gera grande confiabilidade para quem investe em criptomoedas. 

O que é mineração de bitcoins? Quem são os mineradores? 

A mineração de bitcoins é um pouco complicada, mas basicamente é o processo no qual os computadores cedidos pelos mineradores validam as transações do bitcoin e outras criptomoedas. Essa validação é importante para a aprovação e o registro das operações no blockchain.  

Os mineradores são as pessoas que oferecem seu computador, energia e tempo para que o sistema continue funcionando. Em troca disso, os mineradores ganham bitcoins. Minerar bitcoins é uma das formas de ganhar dinheiro com esse mercado. Em troca do tempo e da infraestrutura que o minerador cede ao sistema, ele é recompensado com o bitcoin e outras criptomoedas.

Como começar a investir em bitcoins? 

O investidor pode comprar bitcoins por conta própria, mas a forma mais segura e fácil de comprar e vendê-los é por meio das exchanges, corretoras de criptomoedas. Essas empresas fazem o câmbio do seu dinheiro real para as criptomoedas. 

Dessa maneira, um usuário terá facilidade para investir em bitcoins. Muitas exchanges trabalham com depósito e TED para receber o dinheiro que será convertido em criptomoedas. 

Onde eu guardo meus bitcoins? Como posso vendê-los?  

Você comprou bitcoins, mas não sabe onde guardá-los? Crie uma carteira em uma exchange para que os seus ativos fiquem em segurança. Fora as exchanges, existem carteiras de bitcoin que são mobile para desktop e até hardware wallets, que são semelhantes a um pen drive. Outro ponto importante é que as carteiras possuem autenticação de dois fatores, o que dificulta a invasão por hackers

E além de comprar bitcoins por uma exchange, você também pode vender seus ativos pela corretora. Essa é uma maneira de facilitar a venda, já que pode ser difícil encontrar compradores por conta própria. 

O bitcoin é a criptomoeda mais famosa, porém existem muitas outras disponíveis no mercado. Investir em moedas digitais é uma maneira de garantir uma excelente rentabilidade fugindo dos impostos do mercado financeiro. Moedas como o Ethereum, Litecoin e outras podem ser comercializadas por uma exchange

Obviamente, este é apenas um guia básico de bitcoin. Se você quer começar a investir, estude bastante sobre esse mercado. Por ser bastante volátil, é importante ter muito conhecimento para aproveitar as oportunidades, ganhando dinheiro e evitando perdas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *