Saiba dos benefícios da vitamina C para a pele

Henrique
6 min de leitura
vitamina C

Conhecida por estimular a imunidade, a vitamina C também é fundamental para a saúde e boa aparência da pele. 

Um dos nutrientes mais conhecidos e importantes para a saúde humana, a vitamina C tem papel fundamental em diferentes sistemas do corpo. A descoberta e documentação do ácido ascórbico, nome formal da molécula, como catalisador rendeu o Prêmio Nobel de Medicina ao bioquímico húngaro Albert Szent-György em 1937, tamanha sua importância.

Além da prevenção de doenças, como o escorbuto, e o fortalecimento do sistema imunológico, já há comprovação de inúmeros outros benefícios da vitamina C para pele, gengivas e circulação sanguínea. Por isso, cada vez mais a molécula tem se mostrado uma aposta certeira nos cuidados pessoais, incluindo os estéticos.

Conheça a atuação do ácido ascórbico no organismo, seus benefícios para a pele e quais as melhores formas de obtê-lo de acordo com suas necessidades de saúde ou estéticas.

Importância da vitamina C para o organismo

Não é à toa que a vitamina C é uma das primeiras substâncias que lembramos ao pensar em saúde. A molécula ajuda no funcionamento de diversos sistemas, processos e órgãos do corpo. Sua presença é necessária para produzir colágeno e, consequentemente, formar músculos, cartilagens, vasos sanguíneos e ossos.

Além do papel estrutural para o corpo, a vitamina C é fundamental para fortalecer a imunidade, já que atua diretamente nos glóbulos brancos, nossas células de defesa. Outra função essencial da substância é o combate aos radicais livres, processo que ajuda a evitar o envelhecimento precoce e doenças como câncer ou problemas cardíacos.

A substância ainda possui ação cicatrizante, o que a torna fundamental para o processo de cura do corpo, garantindo a recuperação de machucados e lesões de diversos tipos. Por esse motivo, sua ausência pode causar anemia, hematomas, sangramento nas gengivas e problemas de cicatrização.

Benefícios para a pele

Todos os benefícios que a vitamina C entrega ao corpo refletem na saúde da pele. Contudo, seu papel vai além: a substância tem atuações específicas no maior órgão do corpo, relacionadas à aparência e à resistência do tecido.

Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce

O ácido ascórbico é um antioxidante. Isso significa que ele ajuda a proteger as células do corpo da oxidação, processo que leva ao envelhecimento e à perda de vitalidade. Ao combater os radicais livres, a vitamina ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, garantindo boa aparência, elasticidade e viço.

Favorece a uniformidade e o clareamento de manchas

A melanina, proteína que dá cor à pele, é formada a partir de uma substância chamada tirosina. A presença da vitamina C no organismo ajuda a inibir a enzima tirosinase, que transforma a tirosina em melanina, evitando o surgimento de manchas. Por essa razão também, o ácido ascórbico ajuda a uniformizar o tom de pele e potencializa os efeitos do protetor solar.

Auxilia na correção de rugas e linhas de expressão

O colágeno é um dos principais componentes da estrutura da pele, fornecendo firmeza, elasticidade e resistência ao tecido. A vitamina C estimula sua produção, consequentemente ajudando a amenizar linhas de expressão e rugas na pele.

Formas de obter

É possível obter vitamina C de diferentes maneiras e nenhuma das vias impede o consumo de outra forma. Isso porque a vitamina é hidrossolúvel, ou seja, é diluída em água. Essa diluição faz com que um eventual excesso da vitamina seja eliminado com a urina, evitando a hipervitaminose.

Cosméticos

É crescente o número de cosméticos que incluem a vitamina C em sua composição. Hidratantes, séruns e óleos faciais são os mais comuns, mas também há itens de maquiagem, como corretivos e bases, que contêm vitamina C com o intuito de clarear manchas e suavizar rugas. O uso de produtos faciais com a substância é uma das formas mais indicadas de aproveitar seus benefícios para a pele.

Alimentação

Ter uma dieta balanceada é fundamental para uma pele saudável. A presença de vitamina C na alimentação ajuda não só a saúde do tecido, mas também de diversos outros órgãos. Entre os alimentos com maior concentração de vitamina C estão as frutas cítricas, as frutas vermelhas, verduras, como brócolis e espinafre, tomates e pimentões.

Suplementação

Por fim, é ainda possível obter a vitamina C por meio de suplementos, como cápsulas e comprimidos efervescentes. Para ingeri-los, basta engolir com algum líquido, no caso de cápsulas, ou dissolvê-los em um pouco de água, no caso de comprimidos efervescentes. Seu consumo pode ser feito sem prescrição médica.

Tags:
Compartilhe este artigo
Deixe um comentário