6 dicas para montar uma sala de jantar clássica

Veja como escolher os móveis e acessórios criando um equilíbrio sofisticado entre todos os itens do ambiente.

A decoração clássica preza pela beleza e sofisticação. O clássico nunca sai de moda, e adotar uma decoração que segue esse estilo é ter a certeza de que a elegância vai prevalecer ao longo dos anos, independentemente das tendências.

A sala de jantar é um dos ambientes mais importantes da casa. Isso porque ela é responsável por reunir a família, além de ser palco central dos jantares com amigos e outros convidados. Na mesa de jantar, é possível compartilhar um pouco da vida enquanto se aproveita uma ótima refeição.

As famílias que têm o hábito de se reunir à mesa sabem como esse momento é importante. Novidades e assuntos cotidianos são compartilhados, além de ser um excelente local para conversar sobre as notícias. Por isso, a sala de jantar deve ser um ambiente acolhedor e confortável. 

Confira abaixo seis dicas de como montar uma sala de estar clássica.

1. Analise o tamanho do ambiente

A decoração clássica funciona melhor em ambientes amplos. Por isso, é importante estar atento ao tamanho da sala de jantar e pensar nas proporções do local antes de comprar os móveis.

A mobília costuma conter itens vistosos e bem ornamentados. Entretanto, é possível adaptar-se a um ambiente menor. Design e funcionalidade são características que devem andar juntas e farão toda a diferença em uma sala clássica com tamanho reduzido.

2. Escolha as cores com sabedoria

A decoração clássica costuma ser bastante aconchegante porque não utiliza cores fortes nem aposta em contrastes. Na verdade, as tonalidades claras são mais indicadas para esse tipo de ambiente.

Branco, bege, creme, off-white, marrom e tons pastel são os mais utilizados. Além disso, vale apostar em detalhes metalizados (dourado, prata, cobre e bronze) na escolha dos acessórios. Opções mais escuras, como verde e azul-marinho, podem aparecer no estofado de sofás e poltronas, por exemplo.

3. Atenção à iluminação

A iluminação nem sempre recebe a atenção necessária durante a decoração do ambiente, mas ela faz toda a diferença no resultado final. Ela é capaz de moldar o clima, deixando a sua sala ainda mais aconchegante.

Os lustres são acessórios fundamentais na decoração clássica. Por isso, vale investir em um item que chame a atenção. Pendente e abajures também são excelentes aliados. Dê preferência à luz amarela, porque ela irá tornar o ambiente mais agradável.

4. Invista na mobília

A mobília é a protagonista da decoração clássica. Móveis de madeira maciça são excelentes opções, porque se destacam pela imponência e pelos detalhes. A mesa de jantar merece muita atenção e as cadeiras devem ser grandes e confortáveis.

O design dos móveis deve ter linhas torneadas e com partes arredondadas. Materiais entalhados também são bem-vindos. As cadeiras devem ter estofados e puxadores dourados deixam a decoração mais requintada.

5. Não esqueça dos acessórios

Os grandes móveis de madeira chamam a atenção, mas os acessórios também ajudam a compor uma bela sala de jantar clássica. Entretanto, eles devem ser usados com moderação, evitando exageros.

Cristais, pratarias, bustos, quadros, espelhos, candeeiros, arranjos de flores e tapetes são algumas sugestões. Lembre-se de seguir a mesma paleta de cores ao adquirir os acessórios. Um quadro abstrato com cores neon, por exemplo, não é uma boa escolha para uma sala clássica.

6. Preze pela harmonia

A decoração clássica é caracterizada pelo equilíbrio entre móveis imponentes e detalhes elegantes, como puxadores metalizados e vasos de cristais. Por isso, é muito importante prezar pela harmonia de todos os itens.

Este estilo não é exagerado: não há excesso de móveis ou de cores. Os itens são mais discretos, mas continuam sendo essenciais para que o resultado final seja alcançado. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *