Ar-condicionado cassete: praticidade e economia de espaço

Henrique
5 min de leitura
ar condicionado

Embutido no teto, investimento no aparelho apresenta diversas vantagens além da elegância de sua instalação.

Quem busca soluções para climatizar ambientes, seja em casa ou no trabalho, provavelmente já entendeu que a instalação de ar-condicionado é a melhor opção para que isso seja feito de maneira efetiva. Isso deve-se ao fato de que esse aparelho não somente consegue dar controle de temperatura ao usuário como também possibilita a filtragem do ar do ambiente em que ele estará instalado.

Mas com tantos modelos disponíveis no mercado, é frequente a dúvida sobre qual o modelo ideal para cada situação.

Para te ajudar a entender um pouco sobre esse universo, hoje vamos falar um pouco mais sobre o ar-condicionado cassete. Desenhados para ficarem embutidos no teto, esses modelos do dispositivo são bastante comuns em comércios e residências daqueles que preferem que o aparelho não apareça tanto.

Um mundo de vantagens

A principal vantagem e o diferencial desse tipo de aparelho, é que ele pouco interfere no aspecto visual do cômodo em que ele está instalado. Dessa maneira, além da grande economia de espaço, existem também pouco impacto visual, o que é sempre uma preocupação quando vamos pensar a relação entre o ar-condicionado e a decoração do ambiente todo.

Outra vantagem, especialmente para instalações comerciais, é que como ele é um modelo desenhado especialmente para o teto, sua altura máxima de instalação pode chegar até quatro metros de altura do piso do ambiente a ser climatizado. Algo raramente alcançado com a instalação de outros tipos de aparelho.

Por essa razão, ele é também especialmente útil para quem precisa instalar o aparelho em ambientes com o pé direito muito alto.

Outro ponto positivo muito relatado por aqueles que optaram por esse aparelho é a taxa de silêncio do dispositivo em operação, visto que ele é bastante silencioso. No mercado brasileiro, é possível encontrar modelos que atingem, no máximo, 32 decibéis.

Aparelhos barulhentos, além do incômodo, podem até mesmo gerar quadros de ansiedade e estresse, especialmente em ambientes de trabalho onde tendemos a associar o barulho do ar-condicionado com situações de estresse e adrenalina.

Para termos uma ideia, a voz humana em diálogo em tom baixo atinge até 60 decibéis, sendo esse um volume de som que não causa maiores incômodos. Nesse sentido, investir em um aparelho com quase metade desse ruído, em volume, é outra grande vantagem do ar-condicionado cassete.

Um modelo split turbinado

Um ponto importante a ser notado é que os aparelhos de ar-condicionado cassete são parte do gênero dos dispositivos split. Ou seja, dispositivos que têm a evaporadora, parte do aparelho que fica no ambiente, e a condensadora, espécie de motor que é instalado do lado fora do ambiente.

A tecnologia split, de maneira geral, foi uma das maiores inovações do ar-condicionado e veio para substituir o clássico aparelho janela, aquele que tinha as duas funções em uma única peça e, por essa razão, necessitava que se perfurasse a parede para sua efetiva instalação.

Nesse sentido, além de todas as vantagens acima citadas, o modelo cassete pode ser considerado um modelo split turbinado. E isso se deve não só ao fato de que sua evaporada não ocupa o mesmo espaço que outros modelos, mas também porque a distância entre ela e a evaporadora pode chegar a até 50 metros, algo quase impossível de ser atingido com outros modelos.

Esse fator, mais uma vez, faz deste um modelo muito popular entre grandes comerciantes.

De toda forma, mesmo instalações em pequenos imóveis, residenciais ou comerciais, se beneficiam desse dado, visto que, em menores distâncias do que a máxima recomendada, se terá a seguridade de que o aparelho estará funcionamento perfeitamente bem, proporcionando a experiência esperada a todos aqueles que tiverem acesso ao ambiente climatizado.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário