Como dirigir um veículo com câmbio manual

Se você estiver prestes a comprar, por exemplo, um Chevrolet Prisma com câmbio manual, saiba que é fácil aprender a dirigir um carro manual de modo seguro e confortável. Sendo o seu primeiro carro ou a sua primeira vez sentado ao volante de um veículo com câmbio manual, fique tranquilo, que há dicas que ajudam muito!

Os veículos com transmissão manual, como o Chevrolet Prisma usado, são carros que têm uma caixa de câmbios que se usa de modo manual. Isso quer dizer que é o motorista quem indica que velocidade deve ter o carro na hora de dirigir.

Pode parecer complicado ter que dirigir e decidir na hora o tipo de marcha, mas na verdade, dirigir um carro com transmissão manual como um Prisma usado, não é complicado. O mais importante é saber como usar bem a embreagem e dominar os câmbios de marcha através de uma adequada sincronização.

Dominando essa técnica, a direção dos Prisma carros, por exemplo, se torna confortável e simples. Por isso, é só ter calma, atenção e o desejo de aprender com firmeza e segurança.

  1. Como dar a partida de um carro manual

Esta é uma ação bem simples, embora diferente a como é feito, por exemplo, em um Prisma automático. A primeira coisa a fazer é soltar o freio de mão e colocar a alavanca de câmbios em neutro.

Posteriormente, você deve colocar o pé direito no freio e o pé esquerdo no pedal da embreagem, a alavanca de câmbios em primeira marcha e só agora tirar o pé do freio para que o carro comece a se movimentar.

Pode parecer complicado, porém é muito simples e deve ser sincronizado. Com a prática você tirará isso de letra e acabará dando a partida de forma automática.

  • Como dirigir um veículo manual

Quando o carro começa a avançar, é necessário controlar o uso da embreagem e dos câmbios de velocidade.  Assim que o carro começa a se movimentar, é necessário colocar o pé direito no pedal do acelerador e ir pressionando suavemente, soltando do mesmo modo o pedal da embreagem.

Com essa primeira marcha o veículo avança. Chegando às três mil revoluções por minuto (3000 rpm), você retira o pé do acelerador, pressionando com o outro pé a embreagem. É o momento de puxar a alavanca para a segunda marcha. Feito isso, você solta a embreagem e ao mesmo tempo pisa no acelerador.

É assim que se faz um câmbio em um carro manual! Toda vez que você quiser mudar a marcha, deve repetir os mesmos movimentos: quando o motor chega a 3000 rpm, é soltar o acelerador, pisar na embreagem, mudar a marcha, soltar a embreagem e pisar novamente o acelerador.

É muito importante destacar que só é possível passar de uma marcha para a seguinte ou para a anterior, sem nunca saltar uma marcha. Ou seja, de primeira para segunda, de segunda para terceira, de terceira para segunda e nunca de terceira para a primeira.

Os pedais em um veículo com câmbio manual

câmbio manual

Assim como você pesquisou com atenção o Prisma usado preço ou o valor de qualquer outro carro, deve colocar a mesma atenção para entender tudo sobre o funcionamento de um carro com câmbio manual.

Os pedais estão ali para controlar algumas funções do veículo tais como mudar de marcha, frear ou acelerar.

  1. O pedal do acelerador é o primeiro à direita. Ele é responsável por movimentar o carro e controlar o envio do combustível para os cilindros. É um pedal com um papel fundamental para o consumo do veículo.
  2. O pedal do meio é o do freio. Este colabora para diminuir a velocidade, parar o carro e manter a distância de segurança em relação aos outros veículos. É recomendável usá-lo com suavidade, porque abusar dele acabará acelerando o seu desgaste.
  3. O pedal da embreagem é o primeiro à esquerda. Este deve ser pressionado a fundo em cada mudança de marcha. Depois de pressionar a fundo, deve ser solto aos poucos, enquanto se pressiona o pedal do acelerador na medida justa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *