A escolha do material ideal pode influenciar muito na composição do estilo da sua cozinha. Você sabe diferenciar os principais?
O design de cada material influencia muito no estilo que você escolheu para sua cozinha. Muitas pessoas na hora de comprar utensílios se confundem com os materiais e colocam em risco todo o estilo adotado para a cozinha.
Olhos treinados podem distinguir com mais facilidade a cerâmica, a louça, a faiança e a porcelana, porém a maioria de nós se confunde e acabamos tomando um material pelo outro.
Saber qual material combina mais com o estilo da sua cozinha influencia, não apenas na compra dos utensílios certos, mas também na aquisição de um aparelho de jantar e eletrodomésticos que combinem com esses utensílios e com esse estilo. Continue lendo para entender um pouco mais sobre a diferença desses materiais e qual deles combina com cada estilo de cozinha.
Cerâmica
A cerâmica é produzida através da argila natural endurecida pelo calor. É um dos materiais mais antigos produzidos pelos homens e é vastamente encontrado em sítios arqueológicos, principalmente os que contém vestígios da antiguidade grega.
Essa cerâmica antiga aliava a beleza da ornamentação com a praticidade de utensílios como vasos e ânforas. Hoje em dia esse continua sendo um grande benefício desse material, o charme ornamental aliado à praticidade de sua fabricação e dos utensílios que podem ser feitos com ele.
É um material resistente, que pode contar, além da argila, com outras matérias-primas, como o feldspato e a sílica. Seu tom avermelhado se dá por conta da alta quantidade de óxido de ferro na sua composição. Alguns outros ingredientes podem ser adicionados à cerâmica para que ela seque com mais facilidade ou com que fique mais rígida. O utensílio feito com a cerâmica é mais pesado do que aquele de porcelana e possui maior porosidade.
A cerâmica é utilizada não apenas para a composição de utensílios de cozinha, como pratos, copos e canecas, mas também para estátuas de jardim; azulejos decorativos; e até mesmo como isolante elétrico.
Louça
Estamos acostumados a utilizar o termo “louça” para qualquer utensílio de cozinha composto por diversos materiais. É uma nomenclatura genérica, mas que não está totalmente errada.
As louças podem ser de cerâmica, porcelana ou faiança, produzidas a partir da argila queimada em fornos de alta temperatura.
Os produtos de louça são os mais variados possíveis, podem ser utensílios de cozinha, enfeites e até mesmo ladrilhos de parede.
Porcelana
A porcelana tem sua origem na China por volta do século XIV. É uma variação da cerâmica, mais branca e translúcida. Essa diferenciação se dá por conta da adição de caulim em sua fabricação.
A porcelana é delicada, fina e, quando esmaltada, pode ser brilhante. Esses atributos dão à porcelana um ar de requinte que combina muito bem com ambientes mais refinados e com um estilo romântico.
No processo de fabricação da porcelana, a argila branca é levada a altas temperaturas, acima de 1200 graus célsius. Isso ajuda a compor o caráter translúcido da peça e fornece mais dureza e menos porosidade ao utensílio.
Os benefícios da porcelana não são restritos à estética, a praticidade de poder colocar seu utensílio de porcelana na máquina de lavar louças sem que ele sofra avarias, pode contar muito na hora de escolher qual material comprar.
Faiança
A faiança, assim como a porcelana, é feita com uma cerâmica branca adicionada com caulim. Porém, na sua composição vai muito mais caulim do que na composição da porcelana, portanto, a faiança é considerada menos pura.
A faiança é mais plástica e não necessita de temperaturas tão altas para sua fabricação, variando entre 800 e 1000 graus. Por ser um material bastante poroso, o utensílio deve passar por um processo de esmaltação. Uma das principais vantagens da faiança é a ampla possibilidade de decoração das peças podendo ser pintadas ou metalizadas.
- Como escolher um monitor para jogo?
- Quais os tipos de gorduras saudáveis?
- 10 Motivos para investir na identidade visual para empresas
- Como identificar cupons de desconto falsos
- Implantodontia: Como funciona, preço, quem pode fazer?
mais artigos aqui