Precisando de dinheiro? Conheça o programa de afiliados

Isabelle C.
5 min de leitura

A internet é, sem dúvidas, uma das revoluções mais importantes da sociedade. No período da pandemia, em que o mundo parou para evitar a propagação do vírus, a internet se tornou o principal meio que possibilitou que as pessoas continuassem a trabalhar e a se comunicar de alguma maneira. Com isso, novos trabalhos começaram a surgir e a se adaptar ao meio digital, que ganha a cada ano cada vez mais usuários. 

Se você está procurando uma maneira de ganhar uma renda extra trabalhando pela internet, por que não apostar em um trabalho com marketing de afiliados (ou programa de afiliados)? Esse tipo de trabalho tem ganhado destaque sobretudo nas redes sociais e pode ser interessante para quem procura complementar a renda.

O que é o programa de afiliados?

Consolidado como uma estratégia do marketing de vendas, o marketing de afiliados é basicamente a indicação de produtos por blogueiros e influenciadores digitais para os seus seguidores. A cada indicação de produto, o influenciador recebe uma comissão, seja em cima das vendas dos produtos, seja em cima dos acessos gerados ao produto após a indicação nas redes.

Hoje, o programa de afiliados é um dos principais meios que grandes empresas utilizam para a divulgação de produtos, principalmente de produtos prestes a serem lançados no mercado. Isso instiga o público e, vindo de uma pessoa em que o público confia, a indicação se torna confiável.

Apesar de ser uma estratégia amplamente conhecida hoje, esse tipo de marketing de afiliados existe desde a década de 1990, no intuito de vender eletrônicos. Porém, hoje, com a ascensão das redes sociais, que alcançam muito mais gente que as mídias físicas, por exemplo, a estratégia ganhou destaque nas principais campanhas de marketing das empresas no mundo.

Como funciona o programa de afiliados?

Como dito acima, a função do afiliado é divulgar produtos, sejam eles livros, cursos, softwares, etc. Quando você se torna um afiliado, escolhe os produtos que deseja divulgar, e a empresa te envia um link totalmente exclusivo para que você comece a divulgação dos produtos escolhidos. A partir do momento que um possível cliente acessa o seu blog, perfil ou site e clica no link disponibilizado, ele é direcionado para a página do produto da empresa no qual você se filiou.

Se o cliente efetuar uma compra, você ganha uma comissão; ou, se o produto for muito acessado, você também ganha uma comissão – tudo vai depender do tipo de contrato que você fechar com a empresa que te convidar a se filiar a ela. 

É importante ressaltar que, para ganhar dinheiro com este serviço, é preciso se dedicar: de nada adianta você divulgar um produto em que você não confia ou não conhece. Por isso, o ideal é que você pesquise muito bem sobre o produto ou serviço que divulgará para as pessoas e, se puder, utilize-o antes de fazer a divulgação. Isso impacta diretamente na experiência do cliente e no próprio tom de voz do seu anúncio – afinal, as pessoas saberão que você está falando a verdade.

Por que aderir a um programa de afiliados?

A maior dica para prosperar nesse ramo, sem dúvidas, é esta: seja você mesmo. Quando você conversa com um número alto de pessoas na internet, elas estão interessadas pela sua autenticidade. Por isso, ao anunciar um produto, você não precisa criar um novo personagem – basta ser você mesmo(a), e as pessoas terão curiosidade sobre o produto que você está divulgando.

Além disso, é interessante elaborar um planejamento de marketing digital para o seu perfil, para que o alcance das suas publicações seja ampliado para diversos canais e públicos diferentes dos que já fazem parte do seu nicho.

Compartilhe este artigo
Jornalista, redatora e copywrite. Gosto de escrever, publicar artigos sobre os diversos assuntos.
Deixe um comentário