Saiba por que a descrição de produtos importa e veja como fazer

Informações claras e linguagem criativa podem potencializar as vendas.

Para quem ainda duvida, as lojas virtuais vieram para ficar e têm movimentado bastante o mercado após o impacto da crise sanitária nos negócios. Além de oferecer uma navegação agradável e preços convidativos, é necessário descrever os produtos de forma inteligente, convencendo o consumidor de que aquele produto é exatamente o que ele procura.

É possível encontrar anúncios nos principais marketplaces que chamam atenção por seus preços incrivelmente baixos, mas que sequer fornecem uma descrição do produto (além da foto). Esse é um erro que pode ocasionar a perda de vendas e de credibilidade do site perante seu público.

A seguir, alguns exemplos de como usar a descrição de produtos.

Por que é importante prestar atenção na descrição de produtos?

Assim como nas lojas físicas o cliente tem um mostruário onde é possível ter uma primeira impressão do produto desejado, na internet não deve ser muito diferente. Porém, o tempo na web é outro, e os usuários precisam ser convencidos a cada segundo de permanecerem dentro do seu site.

Enquanto nas lojas físicas os clientes podem tocar os produtos e fazer perguntas aos funcionários da loja, na web essa interação é mais limitada. Eles colocam apenas algumas fotos (e mais recentemente vídeos demonstrativos) e uma descrição ou ficha técnica do produto.

Além de influenciar diretamente a decisão de compra do consumidor, a descrição dos produtos pode ter papel fundamental no ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca.

Descrição de produtos em SEO

Sobretudo para e-commerces que estejam começando ou que desejem aumentar seu volume de vendas, utilizar boas estratégias de SEO é mais que fundamental. Além de fornecer informações claras e detalhadas sobre o produto ou serviço vendido na página, a descrição atua em conjunto direto com o SEO.

Isso significa que, quando incluídas suas principais palavras-chave e construída de forma relevante, a sua descrição pode ser considerada por buscadores (como o Google) como um fator positivo de ranqueamento. Mas ela não funciona sozinha. O título da página e a meta descrição também devem ser pensadas com o mesmo cuidado.

Nos últimos anos o algoritmo do Google tem ficado cada vez mais inteligente, considerando buscas cada vez mais específicas dos usuários. Informações como peso, cor, tamanho e material podem não ser tão importantes para você, mas podem estar relacionadas a como o cliente chegará até o seu produto pelo Google.

Como elaborar uma boa descrição de produto

Sabendo da importância e benefícios que uma descrição de produto bem feita pode trazer ao seu site, confira algumas dicas de como construir a sua e começar a ver os resultados em pouco tempo.

Palavra-chave

Converse com a sua equipe de SEO ou use ferramentas como o Google Keyword Planner. Eles podem te ajudar a definir um conjunto de palavras-chave que ajudem a direcionar as buscas dos usuários até o seu site, dando mais visibilidade ao seu negócio e atraindo mais clientes potenciais.

Textos exclusivos

Existem duas situações: quando um produto é publicado em um determinado anúncio e tem opções de cores e tamanhos diferentes; ou quando cada versão do produto é anunciada de forma separada.

Se o seu caso for o segundo, aposte em descrições diferentes para cada um dos anúncios. Além de ter a oportunidade de conversar mais com o consumidor, ele consegue identificar mais facilmente as diferenças entre cada produto. Além disso, o Google também entende essa prática como algo positivo na hora de escolher os sites que ocuparão a primeira página para determinada busca.

Linguagem clara e criativa

Se estamos falando de descrição, fica óbvio que ela deve conter exatamente o que o produto promete entregar. Itens como cor, tamanho, especificidade de uso, material, cuidados, garantia, política de trocas e outras informações relevantes devem estar na descrição de forma simples e direta.

Você pode, sim, oferecer um conteúdo divertido e que conte uma história, mas foque no que o cliente precisa saber para adquirir o item sem ter problemas futuros. Afinal de contas, ele está comprando seu produto ou serviço exatamente para resolver um problema e/ou necessidade.

Feedbacks

Incluir sessões de comentários onde quem já adquiriu o produto pode dar sua opinião ao lado de fotos e vídeos é uma forma a mais de interagir com o cliente. Quem está chegando na sua página agora pode contar com a opinião real de quem já experimentou a compra, além de representar uma relação de troca com o seu consumidor. 

Leitura recomendada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *