AVCB: a importância do certificado para prédios

O AVCB é um documento de segurança fundamental em prédios. Entenda a importância do aval emitido pelo Corpo de Bombeiros.

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é um documento de segurança essencial em edificações e construções. Ele garante que o local passou por uma averiguação do Corpo de Bombeiros e possui equipamentos contra incêndios.

Entre os itens verificados estão o funcionamento de extintores, saídas de emergência sinalizadas e a identificação de pavimentos. Assim, em caso de incêndios, explosões e ações de prevenção, há como usar os itens de segurança e diminuir os riscos de vida.

Em prédios residenciais e empresariais, onde há circulação maior de pessoas, o AVCB é importante, pois garante que a estrutura do local esteja verificada, com recursos que podem ser utilizados em situações de emergência. Saiba mais!

Como emitir ou renovar o AVCB do prédio?

A primeira emissão do Auto de Vistoria deve ser feita antes que moradores e empresas comecem a ocupar os conjuntos do prédio, pois o documento estabelece que o lugar passou por verificação do Corpo de Bombeiros e é seguro para circulação de pessoas.

Para tirar o documento, é necessário que o administrador do prédio ou parte responsável apresente o PCI, Projeto de Combate a Incêndio, ao Corpo de Bombeiros da região onde o prédio está localizado. O projeto é desenvolvido por um bombeiro profissional ou empresas de segurança predial.

Basicamente, o PCI contém a relação dos equipamentos e rotas de segurança do prédio para prevenir incêndios e acidentes, como extintores, hidrantes, portas corta-chamas, alarmes e iluminação de emergência em caso de corte ou queda de energia.

A renovação do AVCB deve ser feita quando houver alterações na estrutura do prédio ou após o vencimento da liberação atual. Espera-se que um bombeiro avalie novamente a estrutura do local e os equipamentos para viabilizar a emissão de um novo AVCB.

Com o projeto pronto e as manutenções feitas, entre em contato com a prefeitura da região e siga as orientações para emitir o AVCB do prédio. Outra opção é recorrer a empresas especializadas que podem avaliar o projeto e fazer a vistoria.

O prédio está em situação regular quando não houver o AVCB?

Não. É fundamental solicitar o AVCB junto ao Corpo de Bombeiros para trazer mais segurança aos moradores e funcionários que circulam no prédio. Caso contrário, o responsável pelo prédio pode ser multado em cerca de R$ 260 mil, além de responder judicialmente se houver acidentes.

Não basta ter os extintores, alarmes e hidrantes instalados. É necessário verificar o funcionamento dos equipamentos em curtos espaços de tempo para que eles ajudem no combate às chamas.

Como proceder de forma segura em caso de incêndios

Em situações de incêndios e explosões, é necessário seguir um protocolo de segurança para evitar acidentes mais graves. Em prédios, pode haver brigadistas treinados que ajudem na saída segura do local, então faça exatamente o que eles disserem em emergências.

Na ausência de pessoas treinadas, mantenha a calma e tome as seguintes precauções:

Ligue os alarmes de incêndio

Assim que perceber sinais intensos de fumaça ou chamas, localize os alarmes de incêndio do seu andar e acione-os. Desse modo, outros moradores e funcionários saberão que trata-se de uma situação de emergência, e a evacuação do prédio é necessária.

Redobre a atenção na evacuação do prédio

Quando estiver saindo, tome cuidado ao descer as escadas e andar nos corredores. Algumas pessoas podem ficar assustadas e apreensivas, resultando na falta de atenção. Para evitar acidentes, tenha muita atenção e acalme quem estiver próximo de você.

Não leve objetos consigo

Nestes momentos de emergência, esqueça de objetos e pertences que ficaram para trás. Proteja-se e siga até o local indicado.

Não utilize elevadores

Em situações de emergência, a energia é cortada com o objetivo de diminuir os riscos de explosões ou avanço das chamas. Os elevadores também param de funcionar, por isso não use o compartimento para chegar até um andar seguro. Eles podem parar com você dentro, ocasionando graves acidentes. Ande apenas pelas escadas.

Agora que você já sabe a importância do AVCB para prédios e como proceder em situações de emergência, deixe nos comentários o que achou do artigo.

One thought on “AVCB: a importância do certificado para prédios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *