A adrenalina que os esportes radicais proporciona é o que movimenta o interesse da grande maioria das pessoas. De geração em geração, o skate nunca sai de moda. Não importa a idade, o estilo de vida e a identificação de gênero, para quem tem o espírito aventureiro, assim como o sangue skatista correndo nas veias, sempre será atraído para dentro desse universo.
Quem deseja iniciar nesse meio, o ideal é, primeiramente, estar disposto a aprender, ser persistente e não desistir jamais mesmo após os tombos.
Visto que realmente encontrou a sua tribo, busque encontrar seu style de skatista, utilize roupas apropriadas que tragam conforto ao andar de skate, por exemplo, bermuda de moletom masculina para os meninos, bem como para meninas vestimentas também confortáveis que colaboram na hora das manobras radicais. Para saber mais sobre o mundo do skate, acompanhe a leitura até o final!
Skate: tudo sobre o universo
Para muitos aventureiros, o sonho de ser um grande profissional no mundo do Skate vai crescendo aos poucos. Atualmente, essa modalidade de esporte está ganhando bastante destaque no universo esportivo, com os campeonatos cada vez mais disputados, surgem nomes de peso como, a jovem, Rayssa Leal, que é uma referência para os novatos.
Dessa forma, algumas dicas são dadas pelos profissionais aos iniciantes. Eles afirmam que o medo pode ser paralisador, por isso, para manter o equilíbrio, é importante manter a calma. Contudo, é fundamental, principalmente, para os amadores, recorrerem ao uso do capacete, joelheiras, tornozeleiras, para se manterem seguros e protegidos durante o uso.
Skatewear: o que está no armário do skatista
O skatewear traz na sua impressão dois princípios básicos que são o conforto e a praticidade. Durante o passar dos anos, o look despojado do skatista foi ganhando espaço no guarda-roupa até mesmo daqueles que não são adeptos do esporte.
Assim, surgem as skatewears, em que marcas desenvolvem peças com grande impacto cultural para o movimento, compondo o estilo de camisetas largas, tênis cano alto, meias de algodão, moletons, camisas que apresentam grandes logotipos, com mensagens específicas, que fazem referências às músicas de hip-hop, rap, punk e determinadas bandas de rock.
Logo, essas peças trazem uma identidade única, a procura pelo estilo próprio que se destaca dos demais da sociedade, as skatewears são a marca legítima dos skatistas.
Dicas para evoluir dentro do esporte
Para quem está começando, é importante considerar as dicas passadas pelos veteranos do esporte. Esse é um momento normal, pois todos eles já passaram pela mesma fase um dia. Por isso, como grandes competidores podem ajudar incentivando a:
- perder o medo de cair;
- investir em bons equipamentos, fugindo dos que são vendidos em lojas de brinquedos;
- usar equipamentos de proteção;
- desenvolver o equilíbrio;
- buscar evoluir no esporte por meio de treinamentos em escolas criadas por profissionais.
Logo, para as práticas iniciais, é recomendado procurar por lugares tranquilos e planos para ir ganhando confiança e equilíbrio em cima do skate. Após isso, chegou a hora de arriscar algumas manobras, todas elas são consideradas uma variação da ollie e shove-it, que vão dificultando a cada movimento. Dentre elas se destacam ollie, nollie, flip, ollie heel ou heelflip, entre outras.
Com equilíbrio, confiança adquirida e as manobras aprendidas, chegou o momento de evoluir dentro do esporte, deixando de ser somente um apreciador, buscando ser um profissional do skate. Para isso, é fundamental entender e dominar street, bowl e park, que são as três modalidades do skate, para começar a participar de competições.
As pistas do street envolvem obstáculos como corrimãos, rampas, escadarias, meios-fios, bancos, entre outros encontrados na rua. Já no bowl, a pista imita as piscinas vazias onde eram praticados na década de 1970, em que a estrutura dessas rampas é feita em formato de tigelas. Na modalidade park, há mescla dos elementos da street com a bowl, em que o skatistas precisam interagir entre as manobras completando um e já emendando com outra.