Dicas de dieta para emagrecer, com base em estudos científicos

Dicas de dieta para emagrecer, com base em estudos científicos

Com a pandemia, não está fácil manter uma rotina saudável de exercícios físicos, nem mesmo fazer aquela caminhada básica é permitido em alguns lugares do Brasil! É importante se proteger e respeitar as recomendações de distanciamento social, e também não se esquecer de cuidar bem da alimentação, para manter sua saúde e sua imunidade em dia. Por isso, preparamos algumas dicas para quem está precisando perder alguns quilinhos ganhos durante essa pandemia. Vamos dar uma olhada?

Mas o que emagrece mais? Exercício ou dieta?

Uma análise muito completa com dezenas de estudos, publicada pela Vox Media, concluiu algo muito interessante: exercícios físicos emagrecem menos do que uma dieta. Pense o seguinte: quantas calorias você gasta em uma hora de esteira? Por volta de 500 calorias? É o mesmo que reduzir uma ou duas colheres de cada refeição que você faz no dia, sem muito esforço. Por isso, o impacto da dieta é maior no emagrecimento.

Portanto, focar na qualidade da sua alimentação é crucial!

As dicas básicas para uma boa alimentação

Todo mundo já conhece as dicas mais básicas mas é difícil ter a disciplina para executar:

  • Comer de 3 em 3 horas
  • Evitar frituras
  • Tomar 2 litros de água, no mínimo, por dia
  • Prefira: alimentos desnatados, integrais e temperos naturais.
  • Fuja dos embutidos.
  • Consuma frutas, e prefira com casca.
  • Azeite é saudável sim, mas é muito calórico. Use com moderação.
  • Ovos: cuidado com a quantidade. É um ótimo aliado da galera da musculação, mas pode aumentar os níveis de colesterol.
  • Não corte açúcar, mas reduza.
  • Curte sucos? Fuja dos sucos de caixinha, prefira os naturais e fáceis de fazer.

E lembre-se: mantenha sempre uma refeição balanceada, com proteína, carboidrato, legumes, verduras e, ao longo do dia, não se esqueça das frutas.

Importante: tenha disciplina!

Outro estudo, realizado no Canadá pela Universidade McMaster, confirmou que os participantes tiveram uma redução de quase 8 quilos em 1 ano, com a realização de uma dieta balanceada e com ingestão menor de calorias. Parece óbvio, não é mesmo? Mas, um detalhe é super importante: a disciplina dos participantes. O resultado foi melhor entre os participantes que tiveram mais disciplina do que entre os participantes que fizeram dietas com maiores restrição.

Não vai conseguir cortar tanto a quantidade de comida? Não tem problema, mantenha a disciplina!

Já emagreceu? Mantenha o peso com essa dica!

Outra análise, com mais de 20 estudos, publicada no renomado American Journal of Clinical Nutrition, concluiu que substituir refeições pesadas por refeições mais leves, principalmente com a redução de calorias e com riqueza de proteínas, contribuiu mais para manter o peso do que exercícios físicos.

Portanto, se você já emagreceu, mantenha a sua disciplina com alimentos leves, evitando refeições muito calóricas.

Dica extra: vitamina C após refeições e após exercícios físicos!

Sempre que possível, adicione vitamina C ao final de suas refeições, com um suco ( em pequena porção ), ou comendo alguma fruta. A vitamina C contribui para a absorção de nutrientes, em especial, o ferro, prevenindo anemia.

Faça o mesmo após exercícios físicos, prefira tomar um suco com vitamina C. Exercícios físicos, em especial, os aeróbicos, liberam radicais livres no organismo e causam oxidação das células. A vitamina C contribui para eliminar radicais livres do organismo. Isso vai te ajudar a reduzir o envelhecimento precoce da pele e das células, além de ajudar na manutenção da sua imunidade, em especial, após treinos muito intensos.

E aí gostou das dicas?

Essas dicas foram preparadas com carinho pela Amazona Beachwear, uma loja online especializada em biquini, com modelos como o biquíni fio dental, biquíni asa delta e também vende biquíni no atacado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *