roupa para trilha

A importância da roupa na hora de fazer trilhas

Quem está acostumado a fazer trilhas sabe muito bem que a fase de preparação tem quase a mesma importância da atividade esportiva em si. Escolher as ferramentas apropriadas e um trajeto que se enquadre à sua condição física é um modo de obter sucesso na experiência.

Outro cuidado é selecionar as roupas adequadas para fazer trilha, de preferência peças antissuor. Essas roupas variam muito de acordo com o destino selecionado, a estação do ano e a distância que será percorrida.

A vestimenta apropriada é uma aliada importante do aventureiro, basicamente, por dois motivos: desempenha um papel de proteção contra vários agentes externos, como o sol, o vento e a umidade, além de oferecer o conforto necessário para o melhor desempenho possível. A seguir, veja as roupas que os praticantes de trilhas devem vestir de acordo com cada situação

Shorts, calças e bermudas

Se a trilha for relativamente curta, o clima for quente ou ameno e não houver vegetação fechada, dê preferência aos shorts ou às bermudas. Essas peças permitem maior liberdade de movimentos, além de ajudarem a driblar o calor. Em contrapartida, se o trajeto inclui trechos de mata ou for longo a ponto de haver mudança significativa na temperatura, a indicação é usar calças.

Recomendando: dicas de looks para arrasar

Qualquer que seja a circunstância, sempre evite roupas de algodão, que retêm a umidade provocada pela transpiração. Já foram desenvolvidos tecidos com boa capacidade de regulação térmica e respirabilidade, alguns com muita tecnologia têxtil, como o modal e a poliamida.

Esses materiais oferecem uma sensação de conforto, aliviando o estresse causado pelo suor excessivo e o calor. Contudo, no caso da impossibilidade de uso desse tipo de material, tecidos sintéticos, como, por exemplo, o poliéster, costumam ser a melhor opção, pois favorecem a evaporação do suor.

Em locais de baixas temperaturas, geralmente, apenas uma calça não é suficiente, sendo preciso usar ceroulas fabricadas com tecido térmico, que possui um efeito isolante e fica bem rente ao corpo, inibindo a ação do frio.

Camiseta de manga curta ou longa

O comprimento da manga também vai depender do clima e das características da região. A manga longa protege contra insetos e frio, além de choques acidentais com rochas e galhos. Entretanto, se a trilha não contar com esses fatores, uma camiseta simples de manga curta pode ser indicada.

Gorro, boné, óculos escuros e luvas

Proteger-se do sol é essencial em qualquer condição, porém, em trilhas mais longas, essa necessidade é ainda maior. Um boné pode ser o bastante na maioria dos casos. No entanto, em outras situações, é indicado usar um chapéu de abas largas, pois ele oferece proteção mais ampla.

Quando a trilha é realizada em regiões muito frias, a preocupação é manter o calor no corpo. Nessa situação, um gorro é a alternativa mais indicada para proteger a cabeça. O uso de luvas também é importante, pois as mãos são uma das partes do corpo em que mais perdemos energia térmica quando as temperaturas são muito baixas.

Em qualquer época ou clima do ano, óculos escuros de qualidade sempre são bem-vindos, especialmente quando há neve.

Bota e tênis para trilha

Conforto e segurança também devem ser prioridades em relação aos calçados. Um bom tênis será o bastante sob solo seco e temperaturas moderadas. Se for enfrentar umidade e frio, opte por uma bota apropriada para trilha. De todo modo, tenha certeza que o solado do seu calçado oferece atrito suficiente para evitar escorregões e quedas.

Máscaras faciais

O uso da máscara facial poderá dificultar a prática do esporte, pois atrapalha a captação de oxigênio e a saída de gás carbônico (CO2), o que afetará o desempenho físico do praticante. Entretanto, diante do grave problema sanitário que o mundo atravessa, a utilização dela não pode ser dispensada, uma vez que esse é um dos meios mais eficazes de proteção.

Como ainda não existe uma máscara adequada para a prática de esportes, o equipamento tende a ficar molhado com o decorrer do percurso, perdendo a eficiência. Diante disso, deve ser trocado por um novo imediatamente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *