Como o pequeno empreendedor pode aproveitar a Black Friday para vender mais?

Cerca de 72% dos pequenos empreendedores está otimista para a próxima Black Friday.

Empreendedor

Falta pouco mais de um mês para a Black Friday 2020. Com o crescimento do e-commerce em 2020, a expectativa dos lojistas é grande para a data. Nesse período do ano, a alta procura por diversos tipos de produtos aumenta, e é preciso aproveitar esta oportunidade para renovar o estoque. 

Os pequenos empreendedores estão bastante animados com a Black Friday deste ano. Uma pesquisa da Loja Integrada, com quase 600 empreendedores, aponta que 72% dos entrevistados têm previsões bastante otimistas para o período. 

Com o mês de novembro chegando, é hora de se preparar para turbinar as vendas na Black Friday. Pensando nisso, fizemos este artigo para mostrar formas simples de como pequenos empreendedores podem vender mais durante essa data. Confira as dicas abaixo.

Adote campanhas éticas na Black Friday 

Selos, como o “Black Friday Legal” e o “Black Friday de Verdade”, são iniciativas que podem agregar bastante a sua marca durante o evento. Os lojistas que aderem a estas campanhas se comprometem a seguir um código de ética, que visa proporcionar aos clientes mais confiança nas vendas. 

Se você quer fazer promoções justas e oferecer bons descontos, uma boa forma de se promover é aderir a estes selos. Isso pode aumentar a confiança dos consumidores em sua loja, melhorando a reputação do seu negócio. 

Integre vendas e estoque 

É importante fazer o controle de vendas e estoque em períodos como a Black Friday. Como a procura aumenta, você deve garantir que os produtos ofertados estejam disponíveis para compra. 

Relacionado: como aumentar o engajamento através de uma comunidade

Caso você não integre vendas e estoque, é provável que ofereça produtos que estejam indisponíveis, e isso gera uma insatisfação instantânea nos consumidores. Seja na loja física ou on-line, é essencial que você controle esses dois setores, mantendo os números atualizados para não errar nas suas próximas ofertas. 

Tenha um atendimento eficiente e rápido 

O aumento das vendas na Black Friday passa por um atendimento de excelência. É fundamental que você tenha uma equipe bem treinada, além de todo o suporte necessário, para prover aos consumidores uma comunicação rápida e eficiente. 

Por isso, invista no treinamento de seus vendedores, preparando-os para oferecer as melhores ofertas e utilizar argumentos que garantam vendas. Também é importante reforçar sua estrutura física e on-line para garantir, por exemplo, que o seu sistema de vendas ou o site do seu negócio não saiam do ar durante o evento. 

Negocie parcerias com fornecedores

Pequenos negócios têm dificuldade em mensurar o aumento de vendas que podem ter durante eventos como a Black Friday. Por isso, em alguns casos, fazer um grande investimento não compensa. 

A melhor saída para não ficar no prejuízo e garantir uma porcentagem maior de vendas durante a Black Friday é buscar parcerias com os fornecedores. Negociar descontos maiores em compras de quantidade grande é uma boa alternativa. 

Tentar pegar produtos em consignação é uma solução ainda melhor, já que você só precisará pagar por aquilo que for vendido.

Maximize sua presença nas redes sociais 

Se o seu negócio está começando, você não precisa necessariamente montar uma estrutura de um e-commerce, com site e sistema de vendas. É possível focar no comércio em outros canais, como, por exemplo, as redes sociais

Diversas delas, como o Facebook e o Instagram, por exemplo, já disponibilizam recursos para a venda de produtos dos mais variados segmentos. Outra dica é fortalecer a presença nas redes e buscar realizar vendas pelo WhatsApp, outro excelente recurso, bastante usado por empreendedores nos dias de hoje.

4 thoughts on “Como o pequeno empreendedor pode aproveitar a Black Friday para vender mais?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *